Qual é o tamanho do Universo?

Afinal de contas, o quê se sabe até o momento?


Como a evolução da tecnologia, os astrônomos são capazes de olhar para o passado, e observar os momentos logo após o Big Bang. Mas qual seria o tamanho do Universo? Bom, isso depende de alguns fatores, incluindo sua forma e expansão. Quão grande é o Universo? Na verdade, os cientistas não conseguem definir um número exato.


O universo observável

Os astrônomos calcularam a idade do Universo em aproximadamente 13,8 bilhões anos. Por conta da conexão entre a distância e velocidade da luz, isso significa que eles podem olhar para uma região do espaço que se encontra a 13,8 bilhões de anos-luz de distância. Como um navio no oceano vazio, os astrônomos na Terra podem apontar e observar 13,8 bilhões de anos-luz de distância em todas as direções, o que coloca a Terra dentro de uma esfera observável com um raio de 13,8 bilhões de anos-luz. A palavra "observável" é fundamental. Os cientistas podem ver, mas não saber o que há por lá.

Ilustração mostra desde o Big Bang até a época atual
Créditos: NASA   -   Clique na imagem para ampliar

Embora a esfera observável pareça ter quase 28 bilhões de anos-luz de diâmetro, ela é muito maior. Os cientistas sabem que o universo está se expandindo. Assim, enquanto os cientistas podem ver um local que estava a 13,8 bilhões de anos-luz da Terra, no momento do Big Bang, o universo continuou a se expandir ao longo de sua vida. Hoje, esse mesmo ponto está a 46 bilhões de anos-luz de distância , fazendo com que o diâmetro do universo observável seja de uma esfera em torno de 92 bilhões de anos-luz.

Imaginar uma esfera no espaço que esteja ao redor da Terra pode soar como 'colocar a humanidade no centro do Universo', no entanto, assim como um navio no oceano, não podemos dizer onde nós nos encontramos no enorme espaço do Universo. Só porque não podemos ver a terra não significa que nós estamos no centro do oceano, assim como não ver uma 'borda' do Universo não significa que estamos em seu centro.


A forma do universo

O tamanho do universo depende muito de sua forma. Os cientistas previram a possibilidade de que o Universo pode ser finito como em uma esfera, infinito em curvas, ou infinito e plano.

Um Universo finito tem um tamanho que pode ser medido, o que seria o caso se o Universo fosse esférico e 'fechado', já um Universo infinito não tem tamanho, por definição.

Segundo a NASA , os cientistas sabem que o Universo é plano, com uma margem de erro de apenas 0,4%. Um Universo plano, é um universo infinito. Sendo assim, ao que se sabe até o momento, o tamanho do Universo também é infinito.


Fonte: Space
Imagens: Lynette Cook  /  NASA



11/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

71 comentários:

  1. ....a pergunta cabulasa é onde o Universo esta se expandindo, esta contido em algum lugar como uma bolha de ar na agua ? com certeza existe algo do lado de fora do Universo que nunca poderá ser visto ou medido, dizem que não existia nada antes do Big-Bang mas mesmo o nada tem que estar contido em algum lugar pra não existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo no mundo e possivel mais uma coisa e impossilvel imaginar o fim do universo

      Excluir
    2. o universo não é só a matéria contida num espaço, ele inclui o próprio espaço-tempo. não há um espaço além do universo pois ele é o próprio espaço.

      Excluir
    3. Acho que o Rafael respondeu da melhor forma possível. O próprio espaço-tempo é o universo.

      Excluir
    4. Cara eu penso o msm, isso é muito loko, se no tinha nada, esse nada tava em algum lugar

      Excluir
    5. acredito que ha algo fora do universo observavel, um outro universo (chamo de universo real) que estaria em expansao tbm, so que nos n podemos ver pois so temos um pequeno raio de 13,8 bi anos luz

      Excluir
    6. Eu também cheguei a essa conclusão.

      Excluir
  2. a mente finita e relativa não é capaz de compreender o infinito e absoluto. A razão não é a ferramenta mais aproriada para investigar estes assuntos. Existe um estado de consciência diferente da razão e que permite compreender mais propriamente estes assuntos: a contemplação. E antes que se alegue que isto é misticismo, observe o que disse Einstein - esta espécie de ícone da ciência, mas que antes de tudo era um grande filósofo: "Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada".

    ResponderExcluir
  3. Então o que existia antes do big bang?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a escuridão e nada mais, ai Deus criou a luz

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Deus = os dois ingredientes necessário para criar o big bang que criou tudo depois. Deus é a energia que envolve tudo, deus é cada partícula necessária para se criar algo. A bíblia e suas histórias foi invenção dos homens para dominar outros homens e para manter uma certa ordem no planeta. Esqueça céu, esqueça inferno, esqueça Deus à nossa imagem, esqueça a bíblia.
      Todo mundo sabe como deve se comportar para ser uma boa pessoa, não precisamos de bíblia, não precisamos temer nada e ninguém, basta querer ser bom e fazermos nossa parte em vida.

      Excluir
    4. Então de onde veio DEUS? O que formou essa energia? E se não é da bíblia, de onde é esse deus, qual sua origem no conhecimento e cultura humanos?
      O universo é uma coisa atemporal em si. Imaginar o começo ou o fim do infinito leva a teorias de que o universo foi criado porque não tem como ser infinito em ciclos de contração e expansão, mas algo que o criou tem como ser infinito(?).

      Excluir
    5. Deus é o próprio universo. O homem nunca conseguirá limitar o universo q se expande ao infinito, pq fazendo isso ele limitaria Deus, e Deus não está limitado ao universo, mas é Ele quem dá os seus limites. O universo é testemunha de Deus. Cego é aquele q não enxerga isso .. A Bíblia é a mais poderosa fonte e manual de toda a física q existe no mundo ..

      Excluir
    6. Existia toda a massa e energia extremamente compactada e instável concentrada em um volume muito pequeno, aguardando o momento que desencadearia a grande explosão (big bang), jamais presenciada por nenhum ser humano, mas medida por instrumentos através do espectro eletromagnético.

      Excluir
    7. A dúvida é: se deus existe, porque o Universo taí, pra quem quiser ver, já o primeiro...

      Excluir
  4. Respostas
    1. Estude sobre design inteligente TDI

      Excluir
    2. Deus sempre existiu e sempre existirar.

      Excluir
    3. "existirar" esse é o tipo de pessoa que acredita nesse seu limitado deus.

      Excluir
    4. Deus sempre usa os mais simples e humildes, usa o simples para envergonhar o sábio

      Excluir
    5. Ao cara que falou de design inteligente com a boca cheia,poderia rever um pouco melhor essa ideia. Pois o Design inteligente nada mais é do que uma tentativa falha de tentar usar a ciência para provar que Deus existe. Ter fé e seguir uma religião é menos absurdo que se escorar no design inteligente para validar algum conceito teísta.

      Excluir
    6. Gente deus é vida, tudo o que vc acreditar pode ser deus! agora vamos para minha teoria, vcs não acham o universo muito parecido com nosso corpo não? milhares estrelas, e nos temos milhares de células. Claro hoje em dia temos tecnologia para enxergar muitas coisas da celulas, mas nem TUDO. Existem uma série de questionamento sobre a células que não temos reposta pra tudo.... agora imagine se o universo todinho fosse uma única célula, ou algo parecido.... vcs nunca questionaram o motivo de quase toda matéria que existe, tanto no mundo(planeta terra, seres vivos e até não vivos) quanto o universo serem bem parecidos? Agora imaginem só milessímo de segundo da nossa vida, poderia ser uma eternidade para nossas células, TUDO QUE VIVE MORRE e tudo tem um tempo diferente, seja no comparativo da nossa noção tempo( segundos, minutos, horas, dias, meses e anos...). Loucura né? e digo mais, já perceber como nosso corpo e muitas outras possuem elétrons, prótons e neutros. Mais loucura ainda, pensem direitinho nessa teoria que eu CRIEI e verá que não é tão viajada.

      Excluir
  5. Veja aqui a resposta às vossas dúvidas!!! https://www.youtube.com/watch?v=iVsLEBVt2fk

    ResponderExcluir
  6. talvez ele seja pequeno para alguns seres mais gigantes para nos!

    ResponderExcluir
  7. Removam da mente a teoria do bigbang. Bigbang nunca existiu. Se o bigbang deu origem ao universo, onde ele ocorreu se o universo não existia? O ser humano é incapaz de compreender algo que sempre existiu e que não possui fim. Para tentar entender ele, o ser humano dá uma forma antropomórfica às coisas para que possa fazer sentido, então nesta concepção de neandertais o homem quer explicar o universo com início, meio e fim, como se o universo fosse um ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que o big bang existiu, mas nao criou o universo, criou sim a matéria no universo.
      acredito tambem em muitos mundos e muitas dimensoes,, mas tudo dentro de um mesmo universo.
      UNIVERSO = ESPAÇO SEM FIM. onde a matéria se expande.
      Todos os mistérios, matérias e energias, estao num mesmo espaço.
      ESPAÇO, TEMPO E ENERGIA PRIMARIA, sempre existiram.
      E nao aceitar isso nos leva a uma discuçao identica ao universo, sem fim.

      abraço

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc Jaime...tentar fechar o conhecimento científico(compreender o finito com nossa mente infinita)é o mesmo que faz teologia(a tal ciência de Deus)...sou cristão mas rejeito a ideia de se estudar Deus pois Ele é infinito e insondável...cabe a nós aceitar ou não Deus mas nunca estudá-lo pois o bom da vida é silenciar quando nos deparamos com o mistério!!!!!Ouvi uma vez uma ilustração sobre um santo que estava querendo entender Deus e viu um anjo tentando colocar toda a água do mar em um copo d'água.Mas isto é loucura disse o santo. Vc está tentando fazer algo parecido respondeu o anjo(tentando compreender o infinito com uma mente finita!!!!)Um forte abraço a todos(as)!!!!!

      Excluir
  8. Acho q o big beng esta expandindo dentro de um mesmo universo q ja existia sem fim se tudo ta longe e pra não haver conflito entre as raças existente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que você tem razão. Nós seres humanos não nos entendemos, imagina com outros seres do cosmos

      Excluir
  9. Eu gostaria que alguem tirasse minha duvida
    O texto fala que existe uma esfera denominada de espaço observável
    Elr tbm tenta explicar que a terra não esta no cento do universo ( acho muito difícil ela estar) porem o fato de haver uma esfera (acredito que perfeita) em volta da terra, so pode dizer uma coisa, a terra é o centro, porem como isso é praticamente impossível, creio que algo esta errado! Supondo-se que p big bang ocorreu a "esquerda" da terra , obviamente a luz teria surgido promeiro e viajado primeiro na esquerda logo o campo visível a esquerda seria maior e o seu oposto (direita) seria proporcionalmente menor. Como não se percebe isso logo o único ponto no universo que geraria uma esfera perfeita de campo visível ao redor da terra seria justamente no centro da terra ou em suas imediações. Caso esta afirmação esteja errada ou o big bang ocorreu em todo lugar ao mesmo tempo (logo ele não expandiu ou a teoria do big bang esta errada!
    A respeito das afirmações do texto quee contadizem ... Nestes casos citados obviamente não se pode determinar o centro porem estes exemplos não concideram a expansão, Um exemplo mais fidedigno é este ... Imagine um lago ou recipiente com água parada, uma pedra cai em um ponto qualquer do lago (o big bang) as ondas geradas se expandem e em certo ponto outra pedra é tacada (a criação do local onde fica a terra)e gera outra onda (campo visível) porem a região onde a 1° pedra caiu gerou ondulações (luz) que chegaram primeiro no local da queda da 2° pedra , logo o campo visível faz uma reta entra a 1° e a 2° pois a um espaço de tempo entre ambas ,e a luz proveniente da 1° viajou mais que a da 2°,
    Por favor comentem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Big Bang não ocorreu em "um lugar", ele ocorreu em todos os lugares, tudo que existe está dentro do big bang, por isso a radiação de fundo está presente é toda
      a esfera observável

      Excluir
  10. So para complementar, os pontos em que ambas aa ondas se sobrepõem correspondem ao espaço visível.
    A unica explicação que não envolva o big bang estar errado e a terra estar no cento é o fato do big bang ter ocorrido muito longe da qui (distância superior ao campo visível) e ter expandido mais rápido que a luz, de forma a criar esta area primeiro, de forma que a luz não tivesse tempo para chegar aqui. Mas mesmo assim haveria mais campo visível na direção do centro do big bang.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acredito que entendi a sua dúvida e vou tentar responder de forma bem concisa.

      Por que o texto diz que há uma esfera em volta da terra?
      Tudo o que podemos observar do universo é luz vinda em direção a nós, certo?
      Então o modelo de universo que temos hoje, ou o Universo Observável, é um mapa feito através de diferentes tipos de luzes lançadas a partir da terra.
      Por tanto o "nosso" Universo Observável é um ponto de vista a partir do planeta terra. Luzes bombardeando nosso planeta de todos os lados. Por isso não é possível definir o tamanho do universo, pois muitas luzes ainda não chegaram a Terra.
      Se o universo fosse medido de outro ponto da galáxia, a leitura também seria deste ponto para fora.
      Entendeu?

      Excluir
  11. Ok ate ai tudo bem , a partir de qualquer ponto do universo seria visto uma esfera ao redor do ponde visão, porem o que quero saber é. .. Esta esfera seria realmente uma esfera ou seria algo mais parecido com um ovo? Como o universo não foi criado instantaneamente em todo o infinito haveria partes que seriam criadas primeiro e em que a luz viajaria primeiro para todos os locais do universo logo esta luz chegaria primeiro em campos visiveis como o da terra e ampliando uma região de forma que a esfera visível deixe de ser uma esfera. como vc não esta no centro parte do seu campo visível seria deformando em direção ao centro da explosão. Exemplo, se cai uma granada a sua direita a luz o son e o fogo chegaria a seu lado direito primeiro logo com base nisso teria como afirmar com relativa precisão a localização da explosão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Allan, pelo que entendi o big bang ocorreu em todo lugar ao mesmo tempo. não existe aqui ou ali quando tudo ocupa o mesmo lugar e não há espaço além desse lugar. o big bang é a própria expansão do espaço-tempo, e não da matéria dentro de determinado espaço vazio

      Excluir
    2. Tudo ficou mais claro depois que percebi que o universo não tem um ponto central por ser infinito, infinito e limitado de forma simultânea! Como um universo uni dimensional (1D onde se pode ir a apenas 2 direções opostas, exemplo:frente e trás) que tem a forma de um círculo, assim você andari em nestas direção e nunca acharia um fim ( assim como em um corredor circular sem portas). Ou então a superfície da terra, se você andar sobre ela você nunca acharia um fim. O universo é assim, só que mais complexo e em expansão, desta forma você andaria para qualquer local e nunca acharia um fim, andaria em longos circulos. Na minha opinião, é a prisão perfeita! Impossível de sair, a não ser que quebre uma barreira em uma dimensão a qual não tem acesso! Resumindo,em um universo assim seria impossível afirmar onde esta seu centro ou ponto inicial, tendo em vista que em um círculo (1D) ou esfera oca (2D) não existe um cemtro que esteja nestas dimensões!

      Excluir
  12. Bem,o próprio nome já diz"Teoria do big bang"..teoria minha gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cervine birth, vc não sabe o significado da palavra teoria na ciência. é uma explicação para fenômenos naturais muito bem fundamentada e baseada em evidências. é diferente do significado comum de teoria. não é só imaginação de uma pessoa qualquer.

      Excluir
  13. A singularidade de tempo e espaço, não permite que definam distância idempedente de onde seja o ponto de partida, imaginem um espaço reto com bodas arredondados, como quantificar isto em matéria?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  16. Não consigo nem imaginar o fim do universo, se existe nada fora do universo, o nada já é algo. Para nós, seres humanos, o universo com certeza é infinito, pode até não ser, mas para nós é. Nossa galáxia tem cerca de 100.000 (cem mil) anos-luz de diâmetro, de uma ponta a outra. A estrela mais próxima do nosso planeta (sem contar com o Sol) esta a cerca 4,2 anos-luz de distância, com a tecnologia que temos hoje levaria cerca de 100.000 anos para chegar nessa estrela. Agora imaginem quando tempo para ir de uma ponta a outra da nossa galáxia, ou melhor percorre os 92 bilhões anos-luz do nosso universo. Se isso não é infinito, não existe nada infinito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc ja mediu a galaxia? Vc ja viajou na velocidade da luz ate a estrela mais proxima? Ate onde sabemos estrela e apenas luzes que estao muito longe, nao se pode provar o q causa o seu brilho, tudo que temos e vestigios de coisas que supostamente ocorreram a milhares e ate milhoes de anos atras, ja parou pra pensar pq vc aceita td o q dizem? A essa distancia e com este tempo todo muita coisa desconhecida pode alterar a luz. Desiluda nunca saberemos de coisa alguma

      Excluir
    2. "Ate onde sabemos estrela e apenas luzes que estao muito longe, nao se pode provar o q causa o seu brilho" quem sabe se existisse uma estrela perto de nos, algo com o nome "sol" poderíamos saber o minimo que fosse sobre uma!
      "ja parou pra pensar pq vc aceita td o q dizem?" já parou pra pensar o que vc teria de fazer se não confiasse em nada que dizem? Não estou dizendo que devemos aceitar cegamente, porem é impossível confirmar todas as informações por conta própria!
      "A essa distancia e com este tempo todo muita coisa desconhecida pode alterar a luz." alterar a luz em si nem tanto, mas desviala sim!
      "Desiluda nunca saberemos de coisa alguma" com esse pecimismo realmente nunca iremos saber! Uma ótima prova de que não iremos saber de coisa alguma é justamente o fato de que hoje, não sabemos de nada!

      Excluir
    3. Tem certeza que o sol e uma estrela?
      Como vc pode me provar isso?
      Muitos astronomos dizem que as estrelas estao a milhoes de anos luz de distancia, como eles sabem? Como sabem o tamanho delas?
      Chega a ser ridiculo a aceitaçao disso. Ate dizem qual a idade do universo, como levar isso a serio? Quer dizer, nao sabem nem a idade em que as piramides do egito foram construidas, quanto mais a idade do universo. Consegue ver o grau de loucura?
      E triste o fato, aceitar que jamais entederemos coisa alguma, mas essa e a realidade. Saber as consequencias nao e o mesmo que saber as causas.
      Ainda fica falando de dimensoes, kkk. Cara nao existe isso de dimensoes, essas coisas so existem na geometria, etc, o resto e baboseira.

      Excluir
    4. Tem certeza que o sol e uma estrela?
      Como vc pode me provar isso?
      Muitos astronomos dizem que as estrelas estao a milhoes de anos luz de distancia, como eles sabem? Como sabem o tamanho delas?
      Chega a ser ridiculo a aceitaçao disso. Ate dizem qual a idade do universo, como levar isso a serio? Quer dizer, nao sabem nem a idade em que as piramides do egito foram construidas, quanto mais a idade do universo. Consegue ver o grau de loucura?
      E triste o fato, aceitar que jamais entederemos coisa alguma, mas essa e a realidade. Saber as consequencias nao e o mesmo que saber as causas.
      Ainda fica falando de dimensoes, kkk. Cara nao existe isso de dimensoes, essas coisas so existem na geometria, etc, o resto e baboseira.

      Excluir
    5. Tem certeza que o sol e uma estrela?
      Como vc pode me provar isso?
      Muitos astronomos dizem que as estrelas estao a milhoes de anos luz de distancia, como eles sabem? Como sabem o tamanho delas?
      Chega a ser ridiculo a aceitaçao disso. Ate dizem qual a idade do universo, como levar isso a serio? Quer dizer, nao sabem nem a idade em que as piramides do egito foram construidas, quanto mais a idade do universo. Consegue ver o grau de loucura?
      E triste o fato, aceitar que jamais entederemos coisa alguma, mas essa e a realidade. Saber as consequencias nao e o mesmo que saber as causas.
      Ainda fica falando de dimensoes, kkk. Cara nao existe isso de dimensoes, essas coisas so existem na geometria, etc, o resto e baboseira.

      Excluir
    6. Com as informações que tenho ate agora, tudo me leva a acrer que o sol seja uma estrela!
      Simples... A definição básica de estrela é: uma esfera de hidrogênio e hélio com gravidade suficiente pra gerar fusão nuclear em seu núcleo.
      Vamos por partes, o sol evidentemente é uma esfera, pois nada daquele tamanho com suas características, seria de outra forma... Porque esfera? Pois é a forma em que a distancia de todos os átomos do centro é a mais próxima possível (sem sobreposição).
      O sol é feito de hidrogênio e helio... Como sabemos disso?
      A luz é a resposta! Em 18/1900 e alguma coisa, descobriu que o espectro de luz ao passar por um pprisma e ser ampliado(o arco iris que fala que o branco é a mistura de cores, sabe ne?) gera uma serie de linhas tipo um código de barras.. Algumas linhas são pretas, e outras coloridas..
      Descobriu-se que cada elemento tem sua própria "assinatura" luminosa, um gás quando em estado de plasma (como no sol) emite luz, e cada um emite uma luz ligeiramente diferente!
      Pra se ter ideia foi descoberto o hélio primeiro no sol, depois que conseguiram identificado aqui na terra.
      Basta analisar a luz do sol para saber sua composição química.
      A gravidade é bem básico, sabemos que o sol tem gravidade forte pois giramos ao seu redor, a gravidade é proveniente da matéria...
      Fusão nuclear, bem básica tbm... Principio de Einstein E=MC², Hiroshima e Nagasaki provam isso... (Mas lá foi fissão, de fusão foi a tsar 50 megatons)
      Essa pergunta de como sabem a distância é complicada... Mas vou tentar...
      A luz perde intencidade conforme ela se propaga (ela fica mais fraca)
      Existe uma razão matemática entre a distância e a perda de luminosidade, sou NERD mas não vou lembrar qual de cabeça... Só sei quem numero ao ²
      Uma vez que eles conseguem achar uma fonte com luz constante e em uma potência conhecida, eles medem a distância a partir dai, é física,e das bravas! Ainda to no ensino médio... Pega leve! Kkkk
      O tamanho é mais simples, mera escala, a imagem diminui a cada X distância, sabendo a distância, da pra fazer a proporção de tamanho!
      Cara, existem cristãos, e milhares de Deuses ae que não explicam nada...
      Eu sinceramente acho muito melhor o rigor a logica e todo o embasamento cientifico...
      Como sabem a idade do universo?
      Lembra do anoluz? Essa unidade magica? É a distância que a luz percorre em 1 ano... Logo se nos temos luz vindo de 13,77 bilhões de anos, mas não temos nade vindo de 15,00 bilhões, da pra se afirmar que antes de 13,77 bilhões não tinha luz e que provavelmente não tinha universo!
      Olhando pra números como 13,77 bilhoes , todo mundo tende a achar, "PORRA que precisão, é bem preciso isso!"
      Mas são na verdade 13 bilhões e 770 milhões de anos, com uma margem de erro "oculta" de 9 MILHÕES DE ANOS!e uma imprecisão mais que quilométrica em tamanho!
      Em humanas, pode ate ser! Kkk essa parada de não saber as causas... Mas aqui é estas filho...
      O universo segue rigorosos padrões! Padrões que chamamos de leis físicas!
      Se eu arremessar uma bola pra frente, ela ira cair, mas não só cair, ela seguira uma trajetória calculável, uma parábola! Sim, é foda calcular com exatidão a trajetória de uma bola de poucos centimetros, mas de planetas e estrelas imensas, a coisa facilita bastante! É tudo uma questão de margem de erro!

      Excluir
    7. Nos sabemos a idade da construção das piramides com uma margem de erro muito melhor do que a de qualquer dado astronômico... É só impossível dizer, no dia 13 de maio 500 AC,as 15:00 e 39 segundos a ultima pedra foi botada na piramide!
      Mais um vez, é questão de margem de erro!
      A questão de dimensões é mais por analogia... Lembra lá da 1° serie? Ou vai me dizer que faltou! Kkkk
      Figuras de 1 dimensão, de 2 e de 3?
      1 dimensão, um ponto, 2 uma linha, 3 um cubo...
      A partir das existentes, imagina-se mais uma!
      Por exemplo um objeto 2 d, é feito da junção de objetos 1d, o 3d é feito da junção de objetos 2d... Logo um objeto hipotético de 4D ha de ser feito da junção de objetos 3D!
      Mas sabe, VC deve saber de tudo, deve ler muinto pra "abrir a boca" e falar com tanta vontade que tudo esta errado!
      Na verdade, VC é um genio! Kkkk
      Na boa, estuda um pouco mais e tenta entender o conceitos das coisas antes de dizer que ta tudo errado!
      Cada pergunta boba ai... Só faltou falar que a terra era plana...
      Não adianta dizer que ta errado, tem de provar! Não basta usar o seu não entendimento como argumento!
      Adoro ser contestado, mas pelo menos, que esses argumentos tenham alguma base teórica!

      Excluir
  17. As vezes me pego pensando sobre esse assunto e logo vem As minhas próprias teorias .
    Como um glóbulo branco jamais chegaria em um fio de cabelo, o universo pode ser um corpo onde as galáxias são a parte funcional deste mesmo, e o planeta terra está compondo uma dessas galáxias e como as condições favoreceram nossa existência estamos por aqui... Simplesmente por aqui

    ResponderExcluir
  18. As vezes me pego pensando sobre esse assunto e logo vem As minhas próprias teorias .
    Como um glóbulo branco jamais chegaria em um fio de cabelo, o universo pode ser um corpo onde as galáxias são a parte funcional deste mesmo, e o planeta terra está compondo uma dessas galáxias e como as condições favoreceram nossa existência estamos por aqui... Simplesmente por aqui

    ResponderExcluir
  19. Meu camarada! Só não respondo você porque aderir a uma "nova" filosofia, onde um dos principais mandamentos é: Já mais discuta com pessoas burra (você), pois elas vão te arrastar ao nível delas e ganharem por ter mais experiência em serem ignorantes. Por isso a resposta para seus comentários é o meu silêncio, embora não faça muita diferença, porque nem isso você entendeu.
    E se você torna a responder-me, não irar ter resposta. Já me rebaixei demais respondendo você, e não quero ir ainda mais baixo te dando uma segunda resposta. Por tanto adeus!!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Como que pode uma porcaria de uma teoria chamada Bigbang fazer coisas tão bonitas como as que há na terra. A sociedade prefere acreditar nas coisas dos homens do que nas coisas daquele que os criou. Se vc não acredita em Deus é uma pena pois eu acredito. Não sou religioso pois odeio religião ela não leva ninguém a nada quem leva é Deus.

    ResponderExcluir
  22. Bom eu acredito nosso universo e uma esfera, que existe uma dimemsao do outro lado algo supreendende, contendo vida inteligente,o universo e inclivel e tipo uma luz no fundo do tunel, e do outro lado existe outra dimensao, e um exemplo axo que existe variais dimensoes cada uma dentro de uma "esfera"

    ResponderExcluir
  23. Bom eu acredito nosso universo e uma esfera, que existe uma dimemsao do outro lado algo supreendende, contendo vida inteligente,o universo e inclivel e tipo uma luz no fundo do tunel, e do outro lado existe outra dimensao, e um exemplo axo que existe variais dimensoes cada uma dentro de uma "esfera"

    ResponderExcluir
  24. Como algo que está em expansão pode ser infinito?
    Ora, se ele está se expandindo, a partir do momento em que ele se expande mais, quer dizer que antes ele não era infinito e podia crescer mais, e que depois dessa expansão, se ele for se expandir mais, ele não também não é infinito nesse momento.
    Infinito é algo sem fim, eterno, e se em distância ele está se expandindo, logo adicionar mais distância nele contradiz a ideia de infinitude. Muito complexo isso.

    ResponderExcluir
  25. Se você não concorda por favor não fique retrucando nos comentários, é nisso que eu acredito, não quer dizer que você acredite no mesmo...
    O Reino de Deus é justiça, paz e Alegria, luz! Não existia o inverso disso, a antítese, não tinha como haver pecado porque tudo era perfeito (Roubo não! Porque tudo é de todos... Morte não! Corpo incorruptível, indestrutível... no céu não tem distinção de nada, raça, cor, sexo, etc....)
    No céu abaixo de Deus o ser mas perfeito, ou a criatura primeira, a estrela da manhã como era chamado, arcanjo maior, etc... Lúcifer era perfeito em tudo, ele era regente da música da grande orquestra celestial, era admirado por todos os anjos e acima dele somente Deus... Então Lúcifer começou a achar que toda aquela glória que ele tinha, todo aquele brilho que ele tinha vinha dele, e ele começou a achar que poderia ter um reino e que poderia ser deus... então ele começou a plantar mentira no coração daqueles que o amavam, ou meia verdade aquela verdade com uma pitada de mentira, e então ele achou uma forma de corromper aquilo que era perfeito... daí houve a divisão no céu, e com a sua mentira Lúcifer enganou um a cada 3 anjos... Você deve estar se perguntando e daí que essa história tem a haver com o universo e com a sua criação? Com a divisão de Lúcifer houve a criação do inverso, antítese... Luz > Trevas, Paz > Guerra, Alegria > Tristeza, Justiça > Injustiça, etc... Então nesse momento houve essa divisão, daí houve a criação do universo, exatamente o que a ciência prova que existiu... houve uma explosão, ou seja, o Big Bang, e houve separação entre Luz e trevas... daí surgiu o Universo que conhecemos....

    ResponderExcluir
  26. O (nada) quebra á teoria do impossível!

    ResponderExcluir
  27. Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
    Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
    Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
    Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?
    Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina,
    Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
    Jó 38:2-7
    ...

    ResponderExcluir
  28. na minha opiniao o ser humano apesar de atraves da ciencia tecnologia etc entender o universo nao tem capacidade ainda de saber o que esta alem porque o nosso q.i e a tecnologia ciencia relacionado a ele ainda e baixo quem sabe daqui a milenios de evoluçao da nossa especie quando normalmente homen e mulher tiverem um q.i como o de eisnstei acredito que pessoas como einstei conseguem se aproximarem de deus por causa do sua capacidade intelectual e quanto mais baixo o q.i mais proximo do animal que por causa da sua burrice acredita que deus e semelhante a sua imagem

    ResponderExcluir
  29. SÓ sei de uma coisa o ser humano é pó e do pó iremos voltar e isso ninguém pode negar. Convertei-vos

    ResponderExcluir
  30. existe duas possibilidades. ou o universo (espaço) é infinito e o big bang nada mais foi do que uma mega-explosao como se fosse uma estrela explodindo, ou somos uma projeçao computacional igual do filme matrix, ou as duas coisas!

    ResponderExcluir