Vulcões ativos são revelados em Vênus

Ao que tudo indica, não é só na Terra que eles existem...

Os cientistas já suspeitavam que vulcões poderiam desempenhar um grande papel na evolução das nuvens em Vênus, o segundo planeta a partir do Sol. Agora, as imagens da sonda Venus Express da Europa estão mostrando que as erupções vulcânicas não são apenas coisas do passado.

Os cientistas descobriram quatro pontos luminosos transitórios em uma grande fenda relativamente jovem, conhecida como Ganiki Chasma, que foi observada 36 vezes pelas câmeras de monitoramento da sonda Venus Express.


A nave espacial em busca de evidências

"Vênus pode ter vulcanismo nos dias atuais", comenta o cientista planetário Alexander Bazilevskiy, do Instituto Max- Planck de Pesquisa do Sistema Solar, na Alemanha.

Bazilevskiy e seus colegas construíram mosaicos de imagens captadas durante os vôos orbitais e calcularam o brilho da superfície do planeta. Eles encontraram quatro pontos luminosos, cujas regiões foram estimadas com temperaturas de 980°C (bem acima dos 800°C que é a temperatura média da superfície do planeta).




A neve metálica de Vênus

"Nós estávamos procurando por esses pontos há vários anos, e não encontrávamos nada", disse Bazilevskiy . "Até que num belo dia, nós detectamos algo diferente".

Concepção artística de um vulcão ativo em Vênus
Créditos: ESA / AOES
Clique na imagem para ampliar

Quatro lugares, na verdade, todos perto de Maat Mons, um vulcão gigante em Vênus que os cientistas acreditam que a última erupção tenha ocorrido de 10 a 20 milhões de anos atrás.

Análises de acompanhamento sugerem que os flashes luminosos podem ser fluxos de lava que se estendem por cerca de 25 quilômetros, ma região vulcânica ativa semelhante a que foi encontrada na lua Io de Júpiter.

Os cientistas planejam verificar imagens arquivadas de Vênus feitas a partir da sonda Magellan da NASA, que mapeou 98% da superfície do planeta entre 1990 e 1994. Com base nessas imagens, os pesquisadores acreditam que seja possível detectar qualquer outra evidência de uma potencial atividade vulcânica.

A equipe também está verificando imagens anteriores feitas nos últimos oito anos, a partir da sonda Venus Express, a fim de procurar zonas vulcânicas ou outras evidências que apontam para atividades semelhantes.

Em um breve resumo sobre essa pesquisa, o principal autor Eugene Shalygin, também do Instituto Max- Planck, escreveu que a descoberta da atual atividade vulcânica em Vênus teria "grandes implicações" para o entendimento que temos sobre os processos dos planetas interiores, assim como para a nossa compreensão de suas superfícies e atmosferas.

Fonte: DNews
Imagem: ESA / AOES
25/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Se não fosse a lenta rotação do planeta, poderíamos construir (qdo nossa tecnologia alcançasse esse nível) uma série de espelhos refletores em volta do planeta a fim de abaixar a temperatura dele para -80 ºC, assim despencando a atmosfera de CO2 em forma de gelo seco: Vênus teria pouca atmosfera e um alto albedo, dificultando o derretimento do gelo. Assim poderíamos limpar o gelo seco, tornando o planeta habitável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não fosse a lenta rotação e se não fosse tão grande, como é que VC espera cobrir um planeta quase do tamanho da terra?

      Excluir
    2. Mas por outro lado a lenta rotação possa ter um ponto positivo para explorarem o lado oposto à luz do sol

      Excluir
    3. cara, estuda, 89 atm, CO² 500cº, uva, radiação cósmica e sem escudo magnético, é inabitável, mesmo se desse para fazer tais espelhos

      Excluir
  2. Bem, na verdade, isso custaria muito dinheiro e tempo, pois terraformar um planeta tão perto do Sol seria muito arriscado, acredito que o ser humano deve se concentrar atualmente em Marte, Europa e em nossa Lua pois são astros mais distantes da estrela. Já pensou, o ser humano terraforma Vênus e dai vem uma erupção solar e mata todo mundo? LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só de um humano sobreviver a passagem pelas nuvens de vénus já seria uma coisa impossível hu3h3uh3

      Excluir
    2. venus está na beirada da zona habitável (não é tão perto assim do sol e uma erupção solar não geraria efeitos para matar pessoas se estivessem na superfície do planeta abaixo da atmosfera) mas tem um campo magnético relativamente fraco pois a rotação do planeta é lenta e possui uma atmosfera muito densa

      a lua e principalmente Europa são muito mais difíceis de terraformar do que marte

      Excluir
  3. Perfeita a Concepção artística do vulcão.

    ResponderExcluir
  4. 2016 e nós descobrindo que em Vênus há vulcões ativos....
    Podíamos está mais avançados se não pensassem tanto em armas, bombas e outros...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir