AO VIVO: Chuva de meteoros Lirídeas 2014 (reprise)

A Chuva de meteoros Lirídeas acontece em abril


Aconteceu a chuva de meteoros Lirídeas na última segunda-feira, dia 21 de abril de 2014!

A chuva de meteoros Lirídeas, também conhecida como Liridas ou Lyrids (em inglês), acontece todos os anos no mês de abril. Ela é resultado da passagem do planeta Terra pelos rastros do cometa não periódico chamado Thatcher C/1861 G1.

A chuva de meteoros anual Lirídeas acontece entre os dias 16 e 25 de abril, porém, é na madrugada do dia 21 para o dia 22 de abril que aconteceu seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados).

Está disponível logo abaixo, reprises das transmissões que ocorreram ao vivo da chuva de meteoros Lirídeas, uma cortesia da NASA, do Projeto Slooh e do Canal Ciência e Astronomia em parceria com a Estação Nhandeara Bramon. Abaixo dos vídeos, encontre mais informações sobre a chuva e saiba como observá-la a olho nu.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Reprise 1 - Projeto Slooh - Transmissão da chuva de meteoros Lirídeas
Início: dia 21 de abril às 21h00 BRT (00h00 do dia 22 UTC)




Reprise 2 - Página Ciência e Astronomia em Parceria com a Estação Nhandeara Bramon - Transmissão da chuva de meteoros Lirídeas  
Início: dia 22 de abril às 02h00 BRT (05h00 UTC)




As transmissões dependem de boas condições climáticas. Conheça também o site oficial da NASA e do Projeto Slooh . Visite o canal Ciência e Astronomia no YouTube .

A taxa de meteoros que pode ser observada no pico da chuva Lirídeas é de aproximadamente 15 meteoros por hora. Por conta da fase da Lua, a contagem de meteoros pode ser menor esse ano, porém, nunca se sabe quando teremos um "outburst", que é quando observamos uma quantidade muito maior do que o normal.

Observadores norte-americanos viram uma explosão de cerca de 100 meteoros por hora na chuva lirídeas de 1982. Cerca de 100 meteoros por hora também foram vistos na Grécia em 1922, e no Japão em 1945.


Como observar a olho nu?

Felizmente, não é necessário nenhum equipamento para observar uma chuva de meteoros. Na verdade, o melhor de uma chuva é visto a olho nu.

O radiante (local no firmamento de onde os meteoros parecem se originar) fica próximo à constelação de Lyra, mais exatamente na constelação de Hércules. Após a meia-noite do dia 22 de abril (madrugada de 21 a 22 de abril), já é possível localizá-la no céu, porém, é após as 04h00 da manhã o melhor momento para observar os meteoros. Veja na imagem abaixo o radiante da chuva:

Radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva Lirídeas. Essa é a região do céu (Norte) que devemos observar os meteoros. A posição está calculada para o horário das 05h00 da manhã. Antes desse horário, a radiante estará na região Nordeste do céu.
Créditos: STELLARIUM

Quanto mais ao Norte do Brasil você estiver, melhor será sua observação da chuva Lirídeas. Em São Paulo, por exemplo, ela já se encontra muito próxima do horizonte, o que dificulta bastante. Quanto mais ao Norte de São Paulo, melhor, pois a radiante estará mais alta no céu.

Mesmo que você tenha telescópio, não utilize-o para observar uma chuva de meteoros. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, onde não tenha luzes artificias. Cidades como São Paulo, por exemplo, possui um céu avermelhado, que é causado pela poluição luminosa, e dificulta a observação de objetos com brilho fraco. Perceba que em cidades grandes, nunca vemos muitas estrelas no céu. O mesmo acontece com os meteoros. Somente os mais brilhantes são observados em cidades grandes, e mesmo assim, eles parecem fracos.


Um pouco mais sobre a chuva de meteoros Lirídeas

A chuva de meteoros que acontece nesse mês de abril é uma das chuvas mais antigas da história, havendo relatos de mais de 2.700 anos.

Observadores da China antiga relatam em documentos datados de 687 A.C a "grande chuva de estrelas que caia do céu", referindo-se a chuva de meteoros Lirídeas.

Os meteoros que observamos no céu acontecem quando as pequenas partículas, geralmente com tamanhos de um grão de areia, entram na atmosfera da Terra, a cerca de 100 quilômetros de altitude, a uma velocidade de aproximadamente 177 mil km/h. Ao entrarem em nossa atmosfera, esses pequenos grãos queimam e produzem o risco brilhante no céu, que chamamos de meteoro.

Os meteoros, também conhecidos como estrelas cadentes, podem variar em brilho, cor, tamanho e velocidade. Eles podem ser observados durante uma chuva de meteoros, ou até mesmo durante uma noite qualquer. Por conta do movimento de rotação da Terra, eles ocorrem com mais frequência após a meia-noite.

Uma curiosidade sobre a chuva de meteoros Lirídeas: na verdade, essa chuva deveria se chamar "Herculídeas", pois sua radiante fica na constelação de Hércules. Isso acontece porque essa chuva foi nomeada e identificada no século 19, quando a UAI (União Astronômica Internacional) ainda não havia adotado "oficialmente" a configuração das constelações, o que ocorreu somente em 1922.

Boas observações à todos, e bons céus!






Créditos: Slooh / NASA / MSFC
Imagem: STELLARIUM
19/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

42 comentários:

  1. Respostas
    1. sim e vai ser o melhor canto que nós vai ver a chuva de meteorito!!! (°v°)

      Excluir
    2. vcs sabem bem onde vai ter a hora o grau ea longitude no programa estrelarium VAI SER DIMAIS A CHUVA DE METEOROS!!!!!! SOU DO RN

      Excluir
    3. Bom pelos os meus cálculos eu acho que da minha rua da pra ver muito bem!!!!

      Excluir
  2. por que sempre de madrugada mais vou assistir kkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gu!

      Essa transmissão será às 21h00!

      Abraços!

      Excluir
    2. Por que se fosse de dia não daria para ver...
      Mas como o amigo ai em cima disse, essa será as 21:00

      Excluir
  3. Não vejo a hora de ver vai muito LEGAL /(°v°)/ kkkk

    ResponderExcluir
  4. de SP da regão próxima de bauru vai ser posível ver? eu ví há cerca de 10 dias uma bola no céu tipo uma trufa e um rastro escuro durou uma fração de segundo o q pode ter sido?

    ResponderExcluir
  5. na região sul, sera possivel ver tb?

    ResponderExcluir
  6. Uma vez vi no céu uma luz que parecia um meteoro,apareceu por cerca de um segundo e sumiu, algum pode me dizer o que era??

    ResponderExcluir
  7. na região sudoeste será possível ver também?

    ResponderExcluir
  8. Eu moro na Bahia,,mais especificamente em Guanambi.Será possivel ver essa chuva na região Nordeste?

    ResponderExcluir
  9. vai da pra ver em recife ~pernambuco?

    ResponderExcluir
  10. No Rio grande do sul sempre que vai ter algum evento fica nublado so pra gente nap poder acompanhar

    ResponderExcluir
  11. Anem aqui em Aparecida de goiania, não vai dar para ver, tá chovendo demais :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :/ sacanagem tomara que aqui n chova,mas tenha fé vai que a chuva vá embora e você
      ainda consiga ver

      Excluir
  12. Do Rio de Janeiro vai dar para ver ?

    ResponderExcluir
  13. to em guriri es so ta nublado no local que vai cair

    ResponderExcluir
  14. Será que em balneário camboriú santa catarina sera possível ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm queria ver, mas acho que vai ser ruim pra ver

      Excluir
    2. Não sei, acho que so no mais norte vai dar pra ver, aki na minha cidade Bombinhas SC ta nublado

      Excluir
  15. Respostas
    1. em torno das 2:00 segundo a Nasa. Bejooo

      Excluir
  16. Sou de Santa Catarina :/ vou vou ter que daki msm rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Em São Paulo como sempre, céu "vermelho" de núvens.. gostaria de estar no meu Rio Grande onde o céu é estrelado e da pra apreciar uma boa chuva de meteoro hahaha

    ResponderExcluir
  18. Está muito nublado ..Acho que não vai dar pra ver nada..

    ResponderExcluir
  19. cabei de ver os meteoros aqui da minha cidade ... nossa lindo de mais

    ResponderExcluir
  20. Conseguir ver três em uns cinco a dez minutos... um deles foi show, mas tava sem paciência e com sono e não passaram tantos assim. =/

    ResponderExcluir
  21. Que videos chatos demais nao pra pra editar ecortar a enrolaçao nao? ��

    ResponderExcluir
  22. Quem já assistiu a filmes catástrofe como “Armagedom” ou “Impacto Profundo” e ficou com medo pode se preparar, porque a ficção pode se tornar realidade, e com data marcada: 16 de março de 2880.

    http://postagens.owx.com.br/2014/08/17/meteoro-gigante-pode-atingir-a-terra/

    ResponderExcluir