Hoje: Saturno e Lua no céu, um espetáculo visível a olho nu

 Se o tempo permitir, não deixe de olhar para o céu nessa noite!


Muito próximo da Lua você verá um ponto muito brilhante, diferente de qualquer estrela, até porque se trata de um planeta... Saturno estará no céu hoje formando uma bela configuração com a Lua.

A diferença entre Saturno, ou qualquer outro planeta no céu para uma estrela é que os planetas não cintilam como as estrelas. Nessa noite, se você observar o planeta Saturno no céu perceba que seu brilho é contínuo, diferente das estrelas que os brilhos apresentam um piscar intermitente. Isso acontece porque no tamanho angular (não no tamanho real!) um planeta é muito maior do que qualquer estrela, então a turbulência causada pela atmosfera da Terra faz com que seu brilho seja contínuo. Já as estrelas que, apesar de enormes, representam pequenos ponto no céu, e a turbulência da atmosfera faz com que fiquem 'piscando' aparentemente.



Encontre Saturno no céu

Às 21h00 BRT, Saturno estará na direção leste, e cruzará o céu durante a noite. Nesse momento ele estará abaixo da Lua. Antes do amanhecer, Saturno estará a oeste, e acima da Lua. Veja na imagem abaixo como encontrá-lo no início dessa noite.

Posição de Saturno e Lua para o dia 16 de abril de 2014 (hemisfério sul).
Créditos: SOLAR SYSTEM SCOPE

Saturno e Lua estão na constelação de Libra, assim como mostra na imagem acima.


Utilizando binóculos ou telescópios

Coma ajuda de binóculos ou de pequenos telescópios, já é possível observar Saturno bem pequeno, e já dá pra identificar que ele possui anéis, mas não é possível vê-los com definição. Praticamente com qualquer telescópio é possível observar sua lua Titã.

Configuração das luas de Saturno para o
dia 16 de abril de 2014 às 23h00 BRT.
Créditos: STELLARIUM

Se você tem um telescópio igual ou superior a 75mm de abertura, poderá então observar os anéis de Saturno com mais definição. Apesar de ainda parecerem bem pequenos, você será capaz de identificar a divisão de Cassini, assim como alguns de seus satélites como Reia, Japeto e Tétis. Lembre-se que para diferenciar os satélites naturais das estrelas de fundo, você precisará de algum auxílio. Nós recomendamos o programa STELLARIUM para PCs , ou, se você possui um celular smartphone, recomendamos o aplicativo STAR CHART, ou CARTAS CELESTES. [Conheça mais sobre aplicativos de Astronomia para smatphones]

Caso você não tenha algo para te ajudar a identificar as luas de Saturno, providenciamos uma imagem que mostra a configuração de suas luas no dia de hoje, 16 de abril de 2014 às 23hoo BRT (veja ao lado). Para se ter uma visão como essa de Saturno, você precisaria de um telescópio com aproximadamente 150mm de abertura. Note que uma boa visualização de um objeto celeste com seu telescópio se deve à vários fatores, como turbulência atmosférica, poluição luminosa, nebulosidade e familiaridade com o instrumento.

Se observar Saturno com telescópio durante algumas noites seguidas, notará também as mudanças nas posições de suas luas, e é uma experiência realmente fantástica.

Lembre-se também que as melhores noites para observar planetas, constelações, etc... é sempre nas fases de Lua Nova, uma vez que o brilho da Lua sempre acaba ofuscando os objetos com brilho mais fraco. Nas próximas semanas, Saturno continuará visível no céu, mas não estará próximo da Lua, então aproveite!

Boas observações à todos!
16/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Fiquei curioso, se eu comprar um telescópio com esses 150mm de abertura consigo ver Saturno como nessa imagem? Qual seria uma marca boa para comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Skywatcher e Meadle são ótimas marcas. Uma dica: as marcas chinesas são ruins (Toya por ex.). Com um 150mm dá pra ver cerca de 2/3 menor que na imagem acima, mas as lentes oculares também fazem diferença (quanto menor, maior a imagem), além das lentes "Barlow" que acopladas aumentam a imagem da ocular. Pra começar já é muito bom, recomendo também que seja um Telescópio tipo Refletor, com montagem Equatorial Eq5.

      Excluir
  2. Muito legal! Acabei de ver a olho nú. Cada dia que passa tenho mais vontade de adquirir um telescópio.

    ResponderExcluir
  3. 150 mm é muito caro, to pensando em comprar um de 90 mm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma dica, compre 1 refletor de 114mm, é muito mais eficiente doq um de 90mm e o preço é praticamente o mesmo, e não compre marcas chinesas, voce vai se arrepender amargamente, opte pelas marcas meade, celestron ou skywatcher..... se puder obter uma ocular de 6mm e uma de 32mm da plossl ou skywatcher, voce vai ter imagens muito melhores

      Excluir
  4. Respostas
    1. celestron, meade e skywatcher são as melhores que tem aki no brasil pode confiar que são excelentes, fuja das chinesas para nao se arrepender.

      Excluir
  5. Ivan, acredito que Celestron seja uma das melhores marcas! Ótima qualidade e durabilidade !

    ResponderExcluir
  6. Como Saturno é o planeta mais longínquo que pode ser observado sem instrumentos; até porque Saturno tem uma massa 95 vezes maior do que a Terra, e de vez em quanto é visível no céu, próximo da Lua; des da pré-historio os antigos afirmavam que Saturno foi o ultimo trabalho de Deus, entes de Deus “descansar”...

    ResponderExcluir