NASA descobre 'vizinha estelar desconhecida' - a anã marrom mais fria já observada

Nova descoberta da NASA altera a lista dos sistemas mais próximos do Sol


Uma anã marrom foi descoberta relativamente próxima do nosso Sistema Solar, e ela pode ainda ser a mais fria já encontrada, dizem os cientistas.

Usando o WISE e o Telescópio Espacial Spitzer, os astrônomos descobriram uma "quase estrela", a apenas 7,2 anos-luz de distância, tornando-se o quarto sistema mais próximo do Sol.

"É muito emocionante descobrir um novo vizinho do nosso Sistema Solar, e que está tão perto", comenta Kevin Luhman, astrônomo do Centro de Exoplanetas e Mundos Habitáveis Universidade Estadual da Pennsylvania.


Anãs marrons são às vezes chamadas de estrelas falhas, porque elas têm muitos dos elementos que compõem as estrelas, mas faltaram-lhes a enorme massa necessária para iniciar a fusão nuclear em seu núcleo. Como resultado, esses objetos não irradiam luz como as estrelas, e muitas vezes se assemelham com planetas.

estrelas mais próximas do Sol
Diagrama mostra os sistemas estelares mais próximos do Sol.
Créditos: Penn State University / Clique para ampliar
Tradução e adaptação: Richard Cardial

Luhman e seus colegas viram pela primeira vez o objeto em dados do WISE . Ele parecia estar se movendo muito rápido, dando a entender que ele estava por perto. A equipe então investigou o objeto usando os telescópios Spitzer e o telescópio Gemini South em Cerro Pachon, no Chile para medir a sua distância e temperatura.

"É notável que, mesmo depois de muitas décadas de estudo do céu, que ainda não tínhamos um inventário completo dos vizinhos mais próximos do Sol ", comenta Michael Werner, cientista do telescópio Spitzer no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

Apelidado de WISE J085510.83 - 071442.5 , nosso vizinho recém-descoberto é agora o detentor do recorde de anã marrom mais fria já registrada, com uma temperatura entre -13°C e -48°C.

Com massa entre 3 e 10 massas de Júpiter, WISE J085510.83 - 071442.5 também pode ser uma das anãs marrons mais maciças já encontradas, segundo os astrônomos.

Os resultados foram publicados na revista The Astrophysical Journal. Anteriormente, Luhman utilizou dados do WISE e descobriu um par de anãs marrons, com um possível exoplaneta a 6,5 anos -luz de distância. O sistema chamado WISE J104915.57 - 531906, é o terceiro mais próximo do Sol. Os dois sistemas mais próximos são a estrela de Barnard, uma anã vermelha a 6 anos-luz de distãncia, que foi observado pela primeira vez em 1916, e em primeiro lugar, Alpha Centauri, um par de estrelas a cerca de 4,4 anos-luz do Sol.



Fonte: Space
Imagens: NASA / Penn State University
29/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. será possível que haja uma influência entre os campos magnéticos dessas estrelas próximas?
    o diâmetro do sistema solar é em torno de 2 anos luz, algo próximo de alfa centauri que está a 4 anos. ..
    seria interessante poder saber qual a influência que têm entre si. ..

    ResponderExcluir