AO VIVO: Chuva de meteoros Eta Aquarídeas (reprise)

Como observar a chuva de meteoros Eta Aquarídeas a olho nu? 


A Terra está passando por uma esteira de detritos do famoso cometa Halley, e com isso, temos a anual chuva de meteoros Eta Aquarídeas! E como de costume, você poderá assistir a transmissão ao vivo da chuva de meteoros aqui mesmo, em nosso site, hoje ( dia 05 de maio )! A cobertura completa da chuva de meteoros é uma cortesia do Projeto Slooh. Veja também como você poderá observar essa chuva de meteoros a olho nu.


A chuva de meteoros Eta Aquarídeas (aquarídas ou aquarids) é uma das 2 chuvas de meteoros causadas pelos rastros do cometa Halley. A segunda chuva que temos por conta dessa mesma esteira de poeira é a famosa Orionídeas, que ocorre em Outubro.

No pico da chuva (momento em que mais meteoros são observados), especialistas estão estimando uma taxa de 60 meteoros por hora para o hemisfério sul, e cerca de 30 por hora para o hemisfério norte. Ou seja, pra quem estiver no Brasil, a chance de observação da chuva aquarídeas será muito boa, e a média será de aproximadamente 1 meteoro por minuto!

Atualização - 06/05/14

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquarídeas ocorreu com sucesso no dia 05 de maio, às 22h00 pelo horário de Brasília (01h00 UTC do dia 06). A cobertura completa feita pelo Slooh e teve duração de pouco mais de 4 horas. A reprise da transmissão ao vivo está disponível logo abaixo.

Quem tiver a oportunidade, observe a chuva em sua localidade. O pico (momento em que mais meteoros são observados) ocorreu entre os dias 5 e 6 de maio, porém, essa chuva pode ser vista entre os dias 21 de abril a 12 de maio.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.




Tanto a transmissão quanto a observação a olho nu, ambas dependem de boas condições meteorológicas.


Como observar a olho nu

Por conta da fase Lunar favorável, a observação da chuva de meteoros Eta Aquarídeas será muito boa. Se você tiver a oportunidade de observá-la, não perca! A radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) está localizada na constelação de Aquário, e por isso leva o nome Aquarídeas.

Para apreciar a chuva, olhe para a direção leste a partir das 03h00 do horário local, que é quando a constelação de Aquário começa a ficar visível no céu. O melhor momento para observar a chuva é sempre antes do amanhecer.

Veja na imagem abaixo como localizar a radiante da chuva. Os meteoros não surgem somente daquela radiante, eles também podem aparecer em outros locais do céu, mas é na região ilustrada na imagem abaixo que você tem a maior probabilidade de observá-los.

Radiante da chuva de meteoros Eta Aquarídeas - mês de maio
Radiante da chuva de meteoros Eta Aquarídeas.
Créditos: STELLARIUM

O pico (momento em que mais meteoros são observados) da chuva Eta Aquarídeas ocorreu entre os dias 5 e 6 de maio, porém, essa chuva pode ser vista entre os dias 21 de abril a 12 de maio.

Pra quem não tem muita familiaridade de localizar as constelações no céu noturno, o planeta Vênus aparece como a estrela mais brilhante do céu logo abaixo da radiante da chuva Eta Aquarídeas. Se a radiante estiver muito próxima do horizonte, é mais difícil enxergar os meteoros, mas se você conseguir observar Vênus (estrela mais brilhante próxima do horizonte leste), significa que a radiante esta com uma altura boa para ser observada. Como consta no início da matéria, são esperados cerca de 60 meteoros por hora para o hemisfério sul, e após as 04h00 da madrugada é o melhor momento para observar.



Cometa Halley

O cometa 1P/Halley é o responsável pelas chuvas de meteoros Eta Aquarídeas e Orionídeas, que acontecem em Maio e Outubro, respectivamente. O cometa Halley é um cometa periódico, e sua última passagem pelas redondezas do Sistema Solar interior no ano de 1986, e ele não aparecerá novamente até o ano de 2061.



Créditos: Slooh
05/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

169 comentários:

  1. estou na região centro oeste do estado de São Paulo (região de Bauru), qual o melhor horário para observar os meteoros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel!

      O melhor horário é antes do amanhecer. A chuva Eta Aquarídeas tem sua radiante na constelação de Aquário, e essa constelação só está visível nesse época do ano após as 03h00 da madrugada.

      Veja na imagem da matéria como encontrar a radiante, apesar que como disse, os meteoros podem se originar de qualquer parte do céu, mas olhar para o leste após as 03h00 é a melhor opção!

      Espero que o céu não esteja encoberto e nos ajude a observar essa bela chuva do cometa Halley!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. O evento acontecerá novamente do dia 06/05 para o dia 07/05 ou já perdi, e se acontecer, em Ariquemes/RO poderei ver?

      Excluir
  2. :P Se Tiver Chuva de Meteoros Vamos Todos Morre ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ainda-nao-entendeu-a-diferenca-entre-asteroides-meteoros-e-meteoritos-este-grafico-vai-tirar-suas-duvidas-de-uma-vez-por-todas ;)

      Excluir
  3. Olá sou Vitor moro na cidade de Cajamar,queria saber qual o melhor horário para poder ver os meteoros... Mt Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor!

      Essa chuva de meteoros poderá ser vista de qualquer localidade, e o melhor horário é sempre antes do amanhecer, por volta das 04h00.

      Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
  4. Olá, sou da Zona Leste de SP, qual o melhor horário pra ver daqui ? Com um telescópio é fácil de encontrar ? Obrigado desde já :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor horário é antes do amanhecer, por volta das 04h00. Não utilize telescópios, nesse caso eles atrapalham, o melhor mesmo é observar sem auxílio de qualquer equipamento.

      Abraços e bons céus!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá... Booa Noite
    Eu moro em São João da Boa Vista (estado de SP) qual é o melhor horário para ver os meteoros

    ResponderExcluir
  7. Sou de santos sp qual o melhor horário pra se ver a chuva?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O melhor horário para observar a chuva é antes do amanhecer, por volta das 04h00, e isso vale para todas as localidades pessoal!

    Um grande abraço, e bons céus à todos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, moro no estado do Amapá, na cidade de Macapá, gostaria de saber se vai ter alguma diferença de horário aqui, ou será às 4h00 da manhã o melhor horário, assim como em outras regiões?

    ResponderExcluir
  11. Rio Grande do Sul, qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
  12. Oi, moro em Brasília. Qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
  13. Desculpe a ignorância,mas vocês não viu o redator falando que é por volta das 04:00 AM não? Isso cansa...

    ResponderExcluir
  14. moro em Conchal qual e o menhor horaris para ver a os meteoritos

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Vcs que estão com duvidas sobre localidades e horários leiam por gentileza os comentários anteriores! TODAS AS LOCALIDADES PODERAM VER OS METEORITOS NAO FAZ DIFERENCA SE VC É DO SUL OU DO NORDESTE APENAS PROCURE VER ENTRE AS 3:00 E AS 4:00 SÃO OS MELHORES HORÁRIOS PRINCIPALMENTE AS 4:00.
      BONS CÉUS P TDS NÓS.

      Excluir
    2. ola Caroline estou aqui esperando husahuashuas tenho q esperar até as 4 mas q porra mesmo kkkk

      Excluir
  16. nossa o cara fala fala fala que o horario e igual em qualquer estado os cara pergunta mesma coisa

    ResponderExcluir
  17. De Campinas, SP q hora vai dar para ver?
    Obg!
    é AO VIVO msm?

    ResponderExcluir
  18. véi... esse cara não para de falar um minuto!!! rs

    ResponderExcluir
  19. ótimas condições para visualização em Volta Redonda / RJ. céu sem nuvens e estrelado!

    ResponderExcluir
  20. uhuuuu to aqui esperando.. quem também esta me responde uhsauhaushasu

    ResponderExcluir
  21. por favor, alguém ae pra fazer companhia??

    ResponderExcluir
  22. Alguém já conseguiu ver alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda nao linda.. to aqui esperando..

      Excluir
    2. To aqui no interior do rio, ainda não consegui ver nadinha. To começando a pensar em deitar e dormir, to morreendo de sono aqui. :(

      Excluir
  23. 03:00 e em Campinas Sp nn começou! :\

    ResponderExcluir
  24. do interior de são paulo(Limeira) que horas seria melhor para ver?

    ResponderExcluir
  25. Pra todos que estão no Brasil, a partir desse momento (03h00) a radiante da chuva começa a ganhar uma boa altura para observação ! Por volta das 04h00 ficará ainda melhor. Basta olhar para a direção leste e ter um pouco de paciência. Evite lugares com luzes que possam ofuscar o céu... quanto mais escuro, melhor. Boas observações à todos ! E não se esqueçam da maior chuva de meteoros dos ultimos anos, que está prevista pra acontecer no dia 24 de maio. Todos poderão assistir ao vivo aqui em nosso site. A estimativa é de 1.000 meteoros por hora !!!
    Um grande abraço à todos nossos amigos, e internautas que estão acompanhando mais um evento ao vivo aqui no Galeria do Meteorito! Bons céus à todos!

    ResponderExcluir
  26. eae , sera q vai dar pra nois ve memo, to aqui esperando, sou de campinas SP, qro ver essa fita ae, q hrs q começa

    ResponderExcluir
  27. bom, ainda nao consigo ver nada.. mas se o vir, comento aqui

    ResponderExcluir
  28. aqui o céu está com poucas estrelas, isso irá atrapalhar?

    ResponderExcluir
  29. Acho que só a partir das 4hs mesmo né?

    ResponderExcluir
  30. poxa to esperando e nada de chuva de meteoro to ancioso aff

    ResponderExcluir
  31. Já estou cansada de esperar..hahahahaha

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkk estou aqui olhando pra todas as direções do céu e soh vejo estrelas husahusahuashua alguém viu ae ja??

    ResponderExcluir
  33. Ainda bem que eu trabalho até as 7hs, ai não tem como cansar, rsrsrs

    ResponderExcluir
  34. Gente toh aqui desde 3:00 e nada...Só vi uma estrela cadente até agora. ..tô aqui com o pescoço doendo. ..:((((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. auhsuahsuahsuahsuhaushuahsuahsua.... te entendo! ahsuahsuhaushaushuahsa

      Excluir
  35. UHUUU eu vi
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    . uma estrela, daí ela me perguntou:- porque olha tanto aqui pra cima, jovem??

    OK parei hasuhauhasu

    ResponderExcluir
  36. alguem ja viu alguma coisa ? e esse link ai , tah estranho, ta parecendo gravação

    ResponderExcluir
  37. esperando comecar a passar aqui pra sair de casa kkk Minas Gerais muito frio kk

    ResponderExcluir
  38. Boa pergunta ja começou?????
    E do lado q o sol nasce???

    ResponderExcluir
  39. 03:33 naaaada kkkkk tomara que eu veja mesmo , mas se alguém ver avisa ai !!!!!

    ResponderExcluir
  40. Eu ia falar a mesma coisa do video, não muda desde que conectei, o céu aqui ta lotado de estrelas, mas não chove nada rsrsrs

    ResponderExcluir
  41. quanto tempo será que vai durar essa chuva? alguém sabe??

    ResponderExcluir
  42. galera eu consegui ver uns 2.. vou la fora em definitivo agora.. bom céus a todos..

    ResponderExcluir
  43. Puxa, mesmo com bom céu, ate agora nada aqui em Cachoeiro de Itapemirim - ES.

    ResponderExcluir
  44. Kkķkkkkkk tbm estou com o pescoço doendo mas a ansiedade esta tremenda rsrs sou de ribeirão preto

    ResponderExcluir
  45. Estou super gripada, não aguento nem olhar pra cima, mas quero ver essa chuva!! Perdi eclipse por causa de mal tempo, não vou perder outro fenômeno..

    ResponderExcluir
  46. Cadeeeeee estou com sono e frio alguem ai ja viu alguma coia por deus vou dormir kkkkk

    ResponderExcluir
  47. aqui nada tbm, foi dito que a média é cair um por minuto, por isso que animei a ver, mas até agora nada !

    ResponderExcluir
  48. nada nada nadinha de nada nesse céu com poucas estrelas, aqui em limeira :(((((

    ResponderExcluir
  49. coloquei um colchão no quintal d casa e to aqui.. tbm perdi o eclipse por causa do céu nublado e VOU VER ESSA CHUVA!! ja vi alguns :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdi o eclipse pelas má condições também kkkk, to até com medo de ir lá fora e não ver nada de novo

      Excluir
  50. Moro no interior de Goiás, estou indo lá fora agora ver, alguém ai teve sorte já?

    ResponderExcluir
  51. chuva nao sei, mas frio tem demais kkkk

    ResponderExcluir
  52. SO VO LA FORA A HORA Q APARECE 1 NO VIDEO AKI....XD

    ResponderExcluir
  53. acorda cedo hoje se caso eu consegui durmir ne hsuahsuahushau to na espera

    ResponderExcluir
  54. estou no rio, mais precisamente sao gonçalo tomara q eu veja algo!!!

    ResponderExcluir
  55. Gente consegui ver um , mas quero os 200 por hora

    ResponderExcluir
  56. da pra alguem avisa quando ver alguma coisa vlw

    ResponderExcluir
  57. Eu não consigo ver ainda..vou esperar uns 15min e dpois vou dormir. To com febre e muito sono =(

    ResponderExcluir
  58. Nada ainda. Mas aqui o céu está bom, apesar do frio.

    ResponderExcluir
  59. aff, vênus ja ta bem alto mas uma neblina ta encobrindo o céu, fiquei acordado pra nada

    ResponderExcluir
  60. De onde esse cara tira tanto assunto ? kkk não para

    ResponderExcluir
  61. mesma coisa aqui, ta tapando de neblina =/

    ResponderExcluir
  62. nem eh ao vivo a transmição eh um video kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  63. acho q caiu um no fundo de casa fez muito barulho..XD

    ResponderExcluir
  64. nao consigo ver nada.. estou olhando na direção do sol.. meu pescoço ta imobilizado!!

    ResponderExcluir
  65. Cara eu vi 3, aqui em recife-PE...
    Em um deles eu estava com um binóculo observando alguns aglomerados de estrelas quando passou 1 eu quase cai da cadeira de susto passou muito perto kkkkk

    Já vi 3 e já já as 04:30 eu vou la ver que fofa melhor kkk

    ResponderExcluir
  66. Consegui ver 2 com ajuda do binóculo, pois o ceu não está tao limpo aqui.
    Várzea Das Moças, São Gonçalo-RJ

    ResponderExcluir
  67. vi dois lampejos ali, deve ser dois GEDAE do Star Wars, só pode.

    ResponderExcluir
  68. uuh uuh uuh eu vi um!! :DDDD

    ResponderExcluir
  69. Alguem ta gravando os que estão passando ..aq nadaaa

    ResponderExcluir
  70. ceu em Dracena interior dr SP, embaçado... nada aki :(

    ResponderExcluir
  71. Todo mundo vendo alguma coisa, até agora não apareceu nadinha aqui, e olha que a visão aqui é privilegiada, to cansada já

    ResponderExcluir
  72. Observem fixo perto da maior estrela solitária do lado que o sol nasce

    ResponderExcluir
  73. acho que vi um, muito rapido, vou é dormi ! kkk

    ResponderExcluir
  74. eu vi outra já, passou muito rapido e longe

    ResponderExcluir
  75. O yoda ja foi dormir aqui....so vi a enterprise...mais nafa kkk

    ResponderExcluir
  76. vou dormir.. vi uns 4 e ja é suficiente pra eu dormir sabendo q não perdi meu tempo :)

    ResponderExcluir
  77. Os Gedaes ja foram guerrear em outro céu gente..

    ResponderExcluir
  78. Ixiii vou e dormi é o melhor q tenho a fazer fui tenho todos um ótimo dia

    ResponderExcluir
  79. gente passando na rua de bicicleta pra ir trabalhar e eu no quintal olhando pro céu, mas a neblina ta atrapalhando, e vendo o pessoal comentar que viu ta me deixando mais frustrado ainda kkkkkkkkk vo dormir até dia 24 galera

    ResponderExcluir
  80. Que dúvida que em Curitiba estaria nublado ne!!! Sacooo!!!

    ResponderExcluir
  81. chuva que nada hein, deu pra ver poucas mas deu! :D

    ResponderExcluir
  82. Mesmo o céu não estando com uma visibilidade tão boa(ao menos aqui no RJ), consegui ver 3 até o momento com ajuda de um binóculo.

    ResponderExcluir
  83. Galera, desisto! Começou a nublar aqui.
    Boa noite pra vcs e ate dia 24/05.

    ResponderExcluir
  84. pessoal vcs estao conseguindo acompanhar pelo link , esse video parece gravação , nao esta ao vivo ?

    ResponderExcluir
  85. Não vi porra nenhuma e aqui em Teresina-PI a visibilidade está ótima.

    ResponderExcluir
  86. Agora aqui em Poços de Caldas - MG, está muito bom pra se observar, consegui ver ate agora 25 no total...

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Nao eh chuva sao pingos de meteoritos, e as fotos que aparecem nas pesquisas me iludiram... vi quase nada... :/

    ResponderExcluir
  89. conseguir ver um , mas tmb só foi esse kkk passou mt devagar , foi lindo ....

    ResponderExcluir
  90. Não vi nada e são quase 5 e a visibilidade esta otima -_-

    ResponderExcluir
  91. chateado... vi nada, o jeito eh dormir e esperar pra ver se alguma emissora de tv passe ... boa noite a todos,

    ResponderExcluir
  92. Com o céu uma bosta e fazendo uma varredura de binóculo, consegui ver apenas 6 até o momento.

    ResponderExcluir
  93. Ja subi em cima de casa ... nao contente subi na caixa dagua do bairro e nao consegui ver nd aqui do noroeste paulista

    ResponderExcluir
  94. eai cade os meteoros, o céu tá super limpo aqui no Maranhão

    ResponderExcluir
  95. daqui a pouco o sol nasce e não vai ter chuva nenhuma !!! tenso

    ResponderExcluir
  96. Só vi 2 ate agora e ainda assim são mt pekenos, tem que olhar bem, parecem estrelas pekenas se movendo tem que olhar bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me disseram que isso que vc viu e que tbém vi são satélite

      Excluir
  97. não vi fiquei ate as 4 e 20 e a unica coisa que vi foi algo passando muito alto mesmo , me disseram que seria satelite sei la foi legal

    ResponderExcluir
  98. alguém viu alguma coisa, alguém gravou alguma coisa, porque este vídeo não da pra ver nada, se alguém souber de algum link que de para ver me avise por favor.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Estou no interior do Sul de Minas Gerais, fui a uma serra as três da manha. Vi no minimo uns 30.

    ResponderExcluir
  100. Gente, eu vi 5!! acordei por volta das 3:30, e fiquei até 5 horas olhando.
    Demorou um tempo para eu conseguir enxergar algum, acho que o primeiro que eu vi foi por volta das 4 horas. 2 foram especificamente na constelação de Aquário. Os outros foram espalhados pelo céu. Mas, é algo MUITO rápido!! Quando você vai tentar mostrar para outra pessoa, o meteoro já passou. E tem que prestar muita atenção, focar fixo num lugar do céu e ficar olhando. É tão bonito! Pra quem não conseguiu ver, fica a esperança de ver a próxima chuva de meteoros que tiver. A próxima é: Delta Aquarídeas: sua ocorrência é no final de julho - seu pico está previsto para os dias 27 e 28. Também ocorre na constelação de Aquário.

    ResponderExcluir
  101. Eu vi dois gansos, 4 patos, 3 gaivotas, 1 OVNI

    ResponderExcluir
  102. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
    Nossa que pensa me deram inf errada!
    ainda bem que n vou ficar acordada atoa..
    Que pena nao poder ter visto =/
    quem sabe em 2061! =]

    ResponderExcluir
  103. Eu passei a das 3:00 horas as 5:00 e não vir nada só estrelas rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir