Lua Cheia e Lua de Mel acontecem nessa sexta-feira 13




O fato de que a Lua Cheia acontece numa sexta-feira 13 foi divulgado amplamente pela mídia, mas o que significa isso? E o que seria a famosa 'Lua de Mel'?

Primeiramente, a 'Lua de Mel', ou 'Honey Moon' em inglês é o nome dado ao evento de Lua Cheia durante um perigeu. Perigeu significa "ponto mais próximo da Terra", assim como apogeu significa "ponto mais distante". Quando a Lua está no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo, ela fica aparentemente um pouco maior do que de costume. E quando o "perigeu" coincide com a "Lua Cheia", então temos a tal "Lua de Mel", o que dá à Lua uma aparência maior do que de costume, além de ganhar tons de mel, ou âmbar. Outra coincidência é que essa romântica "Lua de Mel" acontece quase que no dia dos namorados.




Mas hoje, essas não são as únicas coincidências relacionadas a Lua. A Lua Cheia ocorreu exatamente à 01h12 (pelo horário de Brasília), durante uma sexta-feira 13. Mas o que isso significa?

Bom, cientificamente falando, além de uma raríssima coincidência matemática... não significa muita coisa. Porém, para muitas pessoas isso está atrelado a muitos mitos.




Desde a idade média, existem relatos de que a Lua Cheia sempre esteve relacionada com fatos estranhos. Alguns mitos dizem ainda que, durante uma Lua Cheia, mais admissões ocorrem em hospitais, as taxas de crimes aumentam, e as pessoas ficam mais eufóricas e hiperativas. A idéia de que a Lua Cheia mexe com a mente e temperamento das pessoas vêm sendo divulgada há séculos. Até mesmo a palavra "lunático" descende disso. Porém, voltando para o lado científico, a maioria dos estudos, no entanto, não mostram nenhuma correlação entre a Lua Cheia e a incidência de crimes, doenças ou comportamento humano. E isso vale também para uma noite de sexta-feira 13 e de Lua Cheia.

A "Lua de Mel" em si não é uma grande coincidência, pois ela acontece em média a cada 3 anos. Já uma Lua Cheia numa sexta-feira 13 já é bem mais raro. A última sexta-feira 13 de Lua Cheia aconteceu em março de 1988, e a próxima será em agosto de 2049.

Mas uma "Lua de Mel" em plena sexta-feira 13 é algo muito raro. A última vez que uma Lua Cheia com tons de mel ocorreu durante uma sexta-feira 13 foi em junho de 1919, e a próxima será somete em junho de 2098.

Como pudemos perceber, uma sexta-feira 13 de Lua Cheia, e ainda Lua de Mel, e tudo isso quase que no dia dos namorados, é uma coincidência raríssima.

E pra finalizar, veja algumas fotos da Lua de Mel tiradas ao redor do mundo. Ah, e não se esqueça! Se o tempo permitir, dê uma olhadinha na Lua de hoje! Outra chance como essa, só daqui um bom tempo...


Foto tirada por Stojan Stojanovski no dia 13 de junho de 2014, na Macedônia.
Créditos: Stojan Stojanovski


Jean Baptiste Feldmann tirou essa foto em Nuits-Saint-Georges, na França,  em comemoração ao início da
Copa do Mundo de 2014, na noite de 12 de junho.    ---     Créditos: Jean Bapiste Feldmann 







13/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. A sexta feira 13 começou na última madrugada após a meia noite e a fase de lua cheia começou um pouco depois as 01:13:45 horas da manhã. Após a meia noite de hoje será dia 14/06/2014.

    ResponderExcluir