Hoje: encontro entre Saturno e Lua e uma bela ocultação

Nessa noite, se o tempo permitir, olhe para o céu e veja um belo encontro

ads Com seus belíssimos anéis, Saturno é um dos planetas mais admirados do Sistema Solar, mas muitas vezes ele é confundido com alguma estrela do céu noturno. Diferente de Júpiter e Vênus, que possuem um brilho muito intenso, e Marte, que tem um brilho avermelhado forte, Saturno muitas vezes parece só mais uma estrela que enfeita o firmamento. Mas hoje você poderá observá-lo a olho nu, e por conta de sua posição, você vai identificá-lo muito facilmente.

Como sempre, Saturno vai aparecer no céu como uma estrela de tom branco-amarelado, mas hoje ele terá uma bela companhia: a Lua.

Assim que o Sol se pôr em sua localidade, olhe para a região leste próximo ao zênite (ponto mais alto do céu). A Lua estará em sua fase crescente com 76% de seu disco iluminado. E aquele ponto brilhante que estiver bem próximo da Lua, como mostra na imagem abaixo, será ele, o planeta Saturno.

Configuração Saturno, Lua e Marte. Créditos: STELARIUM

Saturno e Lua estarão na constelação de Libra, e Marte, na constelação de Virgem. Aproveite também para conhecer as constelações que estarão no céu dessa noite, como mostra na imagem acima. Para saber tudo sobre os principais eventos astronômicos, como ocultações, aproximações e fases da Lua, veja a sessão efemérides astronômicas.




Diferenciar um planeta de uma estrela não é difícil. As estrelas possuem um brilho cintilante, que parece até piscar... já os planetas têm um brilho mais opaco, e que não pisca. Se possível, compare Saturno com as outras estrelas ao seu redor. Veja a diferença do brilho de um planeta para o de uma estrela.

O como você pôde perceber na imagem acima, um outro planeta muito "famoso" também estará nos céus. Trata-se de Marte, que estará visível desde o pôr do Sol até por volta da meia-noite de seu horário local. Marte estará do lado oposto de Saturno com relação a Lua, porém, bem mais distante.



Um telescópio com uma abertura maior do que 100mm já consegue providenciar uma boa visão de Saturno. Já os telescópios acima de 150mm conseguem mostrar alguns belíssimos detalhes de seus anéis. Os anéis de Saturno são facilmente visíveis por conta de sua densidade e de sua composição (partículas de rocha e gelo), por isso eles têm essa alta refletividade. Quem já teve a oportunidade de observar Saturno através de um telescópio sabe o quão maravilhosa é essa experiência inesquecível.

Neste momento, o lado norte dos anéis de Saturno estão inclinados a 21 graus com relação a Terra, fazendo com que essa época seja a melhor dos últimos 8 anos para apreciar a beleza de seus anéis.

Algumas regiões da América do Sul poderão ver ainda mais nessa noite. Em alguns locais, além da aproximação de Saturno com a Lua, poderá ser vista uma ocultação. No Brasil, essa ocultação de Saturno só poderá ser observada na região do extremo sul, como Porto Alegre e Santa Catarina, às 00h25 e 00h38 respectivamente.

Somente as regiões abaixo da risca branca poderão observar a ocultação de Saturno pela Lua.
Créditos: Marcos Calil / Climatempo / Momento Astronomico

Durante as próximas semanas, o planeta Marte (que esteve muito próximo da Lua e que também foi ocultado por ela no último dia 5) vai se aproximando cada vez mais do planeta Saturno. Até o final de agosto, os dois planetas farão uma bela configuração no céu logo no início da noite.

Imagens: STELLARIUM / Marcos Calil / Momento Astronômico
07/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Moro na cidade de Blumenau e através dessa ilustração que tem aquela risca branca, vê-se que a minha cidade fica bem em baixo dessa linha, no estado de Santa Catarina!

    ResponderExcluir
  2. Sou do Sul de Minas Gerais, tem como ver aqui??? Olhei agora no céu e está muito nublado. A única coisa que vi foi a lua, brilhando forte, linda demais, mas está entre nuvens... Vai ter como ver por aqui????

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir