Filamento de plasma se desprende do Sol, e parece vir em direção à Terra

Como anda a atividade solar?

Há vários dias que astrônomos profissionais e amadores vêm acompanhando um enorme filamento de plasma escuro 'dançando' na superfície do Sol. Ontem, dia 02 de setembro, esse enorme filamento se desprendeu, e ao que tudo indica, essa erupção foi direcionada para a Terra.

A imagem abaixo, feita pelo astrofotógrafo Andy Devey no dia 1° de setembro a partir do sul da Espanha, mostra o enorme filamento visível na parte do Sol que estava (e ainda está) voltada para a Terra.

Veja que ao utilizar uma régua por cima da imagem original, percebemos que esse filamento colossal ultrapassa os 500.000 quilômetros de extensão. Note que o diâmetro da Terra e de Júpiter estão na parte inferior da imagem, e são muito pequenos se comparados ao tamanho desse filamento.

Filamento de plasma escuro pode ser visto nessa imagem feita por Andy Devey, na Espanha, no dia 1 de setembro de 2014. Créditos: Andy Devey



Um vídeo da NASA Solar Dynamics mostra o que parecem ser parte desse grande filamento vindo em direção a Terra. Caso essa grande Ejeção de Massa Coronal (EMC) tenha sido realmente direcionada para o nosso planeta, podemos enfrentar tempestades geomagnéticas nos próximos dias.


Em breve, novas imagens poderão detalhar a direção exata em que o grande filamento foi projetado. Fiquem atentos. Traremos novas informações a qualquer momento.

Atualização - 04 de Setembro às 00h15

De acordo com analistas da NOAA, a erupção desse gigantesco filamento de plasma foi realmente direcionada para a Terra, mas não possui velocidade e poder suficiente para desencadear uma tempestade geomagnética. De qualquer forma, por ter sido direcionada, ela deverá atingir o campo magnético do nosso planeta no próximo sábado, dia 06, iluminando os céus das regiões próximas dos pólos norte e sul com as magníficas auroras.

Por outro lado, duas regiões ativas estão emergindo no limbo sudoeste do Sol, e uma delas gerou uma explosão (não direcionada) de classe M2 no dia 1° desse mês. Essas duas regiões ativas estarão voltadas diretamente para a Terra nos próximos dias. Fiquem atentos em nosso site para mais informações sobre a atividade solar.

Fonte: Spaceweather / NOA
Imagens: NASA / SOHO / Andy Devey / hv
03/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Isso podera causar um ''fim do nosso planeta'' ?? e o quanto forte sera esta tempestade solar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus!

      Não precisa se preocupar. Não é de hoje que o nosso planeta enfrenta esse tipo de bombardeio solar... e não há risco algum para a vida! Não se preocupe quanto a isso!

      O campo magnético da Terra desvia a maior parte dos raios e do plasma que são ejetados do Sol, porém, o que pode sim acontecer, dependendo da intensidade dessa tempestade, seriam danos a satélites, interrupções de rádio ou até mesmo danos à nossa tecnologia, mas pra isso, deveria ser algo realmente colossal, o que não é o caso...

      Tem uma matéria bem interessante que fala sobre isso, e pode ajudar bastante no entendimento do assunto, veja: http://www.galeriadometeorito.com/2014/07/tempestade-solar-pode-danificar-tecnologia.html

      Um grande abraço, e obrigado pela participação! Uma ótima quarta-feira á todos!

      Excluir
  2. Crentes falando em fim dos tempos em 3, 2...

    ResponderExcluir
  3. FIM DOS TEMPOS!!!!!! JÁ ESTAVA ESCRITO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara deixa de ser fanático pelo fim dos tempos e pela bíblia mds cara
      na boa to começando a odiar esses evangélicos
      sou católico sei que o mundo vai acabar sim mais não vai ser agora
      FIM DO TEMPOS JA ESTAVA ESCRITO ???
      para de ser tao fanático e pensar que tudo é o fim dos tempos mds
      se deus quiser-se que o mundo acaba-se já tinha feito isso e a gente nem preveria
      quando acontecesse

      Excluir
  4. O fim está próximo!
    https://www.youtube.com/watch?v=59VvnbdI1fg

    ResponderExcluir
  5. Ufa... Imaginei que fosse algo que iria torrar o planeta terra ou ejetá-lo do sistema solar.
    Nunca fiquei tão agradecido em saber que vou ficar um tempo sem celular e computador XD

    ResponderExcluir
  6. Que pena! Tem que acontecer uma catástrofe de imensas proporções para ver se assim mudam as consciências dos seres humanos e os mesmos parem de achar que o Planeta é propriedade exclusiva deles.

    ResponderExcluir
  7. O mundo ta esquisito,agora por exemplo esta faltando agua em varios paises: Franca,Australia,Brasil e entre outros acho que estao escondendo coisas de nos! Pois chegou o nibiru planeta x aqui no nosso sistema solar,ta feio hein !!

    ResponderExcluir