Hoje: Lua, Marte e Antares formam um belo trio no céu. Saiba como observar!

Além de Marte, outros planetas estarão no céu, e poderão ser vistos a olho nu!

Nessa segunda-feira (dia 29 de setembro), se o tempo permitir, não deixe de olhar para o céu! Um belíssimo encontro entre a Lua, o planeta Marte e a estrela Antares deverá atrair a atenção de todos que olharem para o céu, logo após o entardecer! E como bônus, você poderá observar os planetas Saturno e Mercúrio na mesma região do firmamento!

Não será difícil observar esse belo encontro nos céus, afinal, basta procurar pela Lua, que está caminhando para a fase de crescente, com 30% de seu disco iluminado.

Olhe para o horizonte oeste logo após o entardecer. Assim como mostra na figura abaixo, a Lua estará a direita, a estrela Antares à esquerda e Marte no centro. Antares e Marte possuem um brilho muito parecido, e é aí que entra a parte mais interessante da observação.

Lua, Marte, Saturno, Mercúrio e a estrela Antares no céu do dia 29 de setembro de 2014.
Créditos: STELLARIUM    /   Clique na imagem para ampliar

O nome Antares vem do grego Anti-Ares (ou Anti-Marte), pois a estrela Antares sempre foi vista como uma rival do planeta Marte, isso porque muitas pessoas confundiam (e ainda confundem) a estrela com o Planeta Vermelho. Hoje temos a oportunidade de ver esses dois grandes rivais da mitologia lado a lado.

Mais abaixo, podemos ver o gigante Saturno, que brilhará como uma estrela branca de tom amarelado na constelação de Libra, e já próximo do horizonte, quase se pondo, estará o planeta Mercúrio na constelação de Virgem. Mercúrio, por ser um planeta cuja órbita fica entre a Terra e o Sol, ele possui fases (assim como a Lua). No momento, Mercúrio está com 42% de seu disco iluminado, o que pode ser percebido com um telescópio.

Mas não perca tempo! Essa magnífica configuração celestial irá desaparecer no horizonte oeste em poucas horas. Logo após o entardecer, Mercúrio já estará bem próximo do horizonte, e se você estiver em um local que tenha prédios ou árvores nessa região, poderá nem sequer conseguir vê-lo. Em seguida, Saturno irá se pôr após as 20h30. Depois das 21h30, Antares, Marte e Lua já estarão bem próximos do horizonte, e irão desaparecer de vista às 22h30.


Conheça um pouco mais sobre Antares, a rival de Marte nos céus

Antares é a Alpha Scorpii, ou seja, a estrela mais brilhante da constelação de Scorpius (Escorpião), a cerca de 600 anos-luz da Terra. Na verdade, trata-se um um sistema binário, onde duas estrelas orbitam entre si. A estrela principal é uma supergigante vermelha 800 vezes maior do que o Sol. Seu tamanho é tão grande que se fosse colocada no centro do nosso Sistema Solar, ela chegaria até o cinturão de asteróides, entre as órbitas de Marte e Júpiter. Antares está no fim de sua vida, e quando ela morrer, (provavelmente) explodirá como uma supernova.

Por conta de sua posição no céu, de tempos em tempos a estrela Antares é ocultada pela Lua, e quando isso acontece, é possível enxergar sua estrela companheira com auxílio de um telescópio. Essa foi, inclusive, a maneira utilizada para descobrir a companheira de Antares.

A constelação de Escorpião é a constelação símbolo do inverno no hemisfério sul, e claro, símbolo do verão no hemisfério norte. Com a chegada da primavera no Brasil, a constelação de Escorpião começa a perder espaço no céu, e cada dia será visível por um tempo menor.

Outro símbolo do inverno no hemisfério sul é o centro da Via Láctea. Para encontrá-lo, basta observar a ponta do rabo do Escorpião. Nessa região, podemos ver uma névoa no céu, e é lá que está o centro da nossa Galáxia e seu famoso buraco negro central, o Sagittário A* (Sgr A*).

O centro da Via Láctea visto através de uma foto de longa exposição. Veja que a estrela avermelhada mais brilhante é Antares, a alpha do Escorpião. Créditos: Akira Fujii

Pra quem deseja observar o centro da Via Láctea, aproveite! Assim como a constelação de Escorpião, quanto mais próximo do fim do ano, mais difícil será de avistá-lo!

Imagens: Akira Fujii / STELLARIUM
29/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário