'Bombardeio cósmico': queda de meteorito é seguida de nova aproximação de dois gigantes asteroides e uma lua

Máxima aproximação do asteróide 2014 RC + queda de meteorito + nova máxima aproximação de asteróides gigantes, todos em um breve período de tempo. Há alguma relação entre esses eventos?

Praticamente junto com a máxima aproximação do asteróide 2014 RC, que ocorreu no último domingo (07 de setembro), um provável meteorito caiu na região de Managua, na Nicarágua, deixando uma cratera de 12 metros de diâmetro e 5,5 metro de profundidade. E como se não bastasse, um outro estranho e curioso asteróide também fará sua máxima aproximação com o nosso planeta dentro de algumas horas, nesse dia 09 de setembro.

Meteorito caiu na Nicarágua
Cratera de 12 metros feita a partir de suposta queda de meteorito na Nicarágua. Créditos: BBC News

O meteorito colidiu em uma área florestal, próximo do aeroporto internacional e de uma base de força aérea nacional. Moradores testemunharam um grande estrondo seguido de um forte tremor. Todos saíram de suas casas com medo de ser uma bomba ou algo do tipo. Astrônomos sugerem que o meteorito que caiu na Nicarágua tenha alguma relação com o asteróide 2014 RC, que fez sua máxima aproximação nesse domingo, dia 7 de setembro.


E tem mais asteroides vindo por aí

Outros asteroides muito estranhos estão prestes a fazer uma máxima aproximação com o nosso planeta, que deve ocorrer nessa terça-feira, dia 9 de setembro. O 2002 CE26 é um asteroide binário (dois asteroides que orbitam entre si), sendo que a rocha principal tem um tamanho de aproximadamente 3,5 quilômetros, enquanto que a rocha secundária tem 1/10 de seu tamanho. O que o torna ainda mais estranho é que, segundo imagens de radar, esse segundo asteróide tem uma lua. Alberto Quijano Vodniza, do Observatório da Universidade de Narino, na Colômbia, registrou o sistema triplo de asteróides passando pela constelação de Pegasus, no último dia 2.

Asteroide triplo 2002 CE26 se aproxima da Terra
Sistema triplo de asteróides 2002 CE26, registrado por Alberto Quijano Vodniza, no dia 2 de setembro de 2014.
Créditos: Alberto Q. Voniza / Observatório da Universidade de Narino

Mas não se preocupem. Segundo a NASA, apesar de serem asteróides relativamente grandes, ou melhor, gigantes, eles farão uma aproximação a uma distância segura do nosso planeta, a cerca de 0,123 UA (unidades astronômicas) da Terra, ou cerca de 18.4 milhões de quilômetros. - 1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol -.



Astrônomos da NASA acompanharão a passagem desse curioso sistema triplo de asteroides a partir do radar Goldstone, no deserto de Mojave. Segundo especialistas, astrônomos amadores também poderão avistar o gigante asteróide e seus dois companheiros utilizando equipamentos relativamente pequenos.

Apesar de terem ocorrido em um curto período de tempo, até o momento não há nenhuma evidência de que o asteróide 2014 RC, o impacto do meteorito na Nicarágua e o sistema triplo 2002 CE26 tenham qualquer relação entre si, porém, essa é uma possibilidade. Observações futuras poderão elucidar a relação desses estranhos e curiosos acontecimentos.

E você, o quê acha? Seriam eventos em série ou apenas uma 'coincidência cósmica'?


Fonte: Spaceweather / BBC / NASA
Imagens: BBC / Alberto Q. Voniza
09/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=LMfIpecdTHw

    ResponderExcluir
  2. como mera faísca no universo já estamos extintos e nem sabemos...

    ResponderExcluir
  3. estranho não é, caiu fez um buraco que não apresenta nenhum sinal de carbonização de altas temperaturas...
    acho que é fake.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero saber sobre o Asteróide que caiu no dia 09-09-2014 na Nicarágua e fez um cratera de 12 metros de diâmetro, sendo que não deixou nada queimado, uma vez que, ele atingi alta temperatura com ocorre o choque com O Planeta Terra , a Nasa pode explicar isso ou que foi cientista. ?? /e que história é essa de mais Dois Asteróides Gigantes e uma Lua vindo em direção ao Planeta Terra, pode explicarem isso, com data e Hora, se existe algum risco para Planeta Terra ??? Favor mandar a minha resposta para o Facebook onde é mais utilizado por mim.

    ResponderExcluir
  5. http://hypescience.com/uma-tempestade-solar-que-poderia-acabar-com-civilizacao-moderna-quase-nos-atingiu-em-2012/

    ResponderExcluir
  6. https://www.youtube.com/watch?v=QS5N00pVIfo

    ResponderExcluir