Tempestade solar acende auroras, que são vistas até mesmo do espaço

A forte tempestade solar resultou em auroras magníficas, que foram fotografadas por observadores na Terra  no espaço

Como resultado da forte tempestade geomagnética dos últimos dias 12 e 13, causadas por duas explosões solares, auroras tomaram conta do céu noturno das regiões próximas dos pólos, e foram observadas até mesmo em locais de latitudes médias mais próximas dos pólos. Suas luzes brilhantes encantaram observadores de várias localidades, inclusive do espaço.

No último dia 12, o astronauta estadunidense Reid Wiseman postou em sua conta no Twitter uma foto simplesmente fantástica, que mostra incríveis auroras iluminando parte do planeta Terra. Mas o mais incrível é que Wiseman fez essa foto do espaço, a partir da Estação Espacial Internacional.

Créditos: Reid Wiseman

Na foto de Wiseman, podemos observar como as auroras são vistas do espaço, o que prova que elas são lindas de qualquer ponto de vista!

Em seguida, no dia 13, Wiseman postou uma segunda foto, mostrando outra belíssima aurora que dividia a imagem com a Lua, vista ao lado esquerdo.

Créditos: Reid Wiseman

E como a tempestade solar chegou ao nível G3 (forte) da escala que vai de G1 (fraco) até G5 (extrema), auroras também puderam ser vistas em regiões não muito próximas dos polos. O fotógrafo John Stetson registrou imagens fantásticas das auroras no céu de Maine, nordeste dos Estados Unidos, um pouco acima de Nova York.

O fotógrafo John Stetson registrou aurora boreal no céu de Maine, nos EUA. Créditos: John Stetson

"Eu fiz essa foto a a partir de Casco, em Maine, enquanto olhava para o horizonte norte", comenta Stetson. "Vermelho, verde, roxo, azul e várias outras cores estavam presentes no céu".

A tempestade praticamente já se foi, porém, meteorologistas da NOAA estimam que os observadores das altas-latitudes (próximos dos polos) deverão ficar em alerta, pois mais auroras poderão iluminar o céu dessas regiões. Segundo especialistas, há cerca de 60% de chance de mais auroras tomarem conta dos céus polares nessa segunda-feira.



Fonte: Spaceweather/ NASA
Imagens: Reid Wiseman / John Stetson / Twitter (divulgação)
15/09/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário