Desastre: Foguete Antares explode logo após o lançamento! Assista o momento do acidente

Uma grande catástrofe ocorreu segundos após o lançamento do foguete que levaria suprimentos à ISS

O foguete Antares, que tinha como destino a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu logo após seu lançamento, nessa terça-feira, 28 de outubro, às 20h22 pelo horário de Brasília. O lançamento estava sendo feito a partir da Instalação de Voo Wallops, no estado da Virgínia. O foguete Antares estava levando a nave de carga Cygnus, que por sua vez, estava carregada de suprimentos para a ISS.

Esse era o quinto voo de Antares, e o quarto com destino à Estação Espacial Internacional (ISS). Entre os cientistas e responsáveis pelo lançamento, essa missão era considerada "trivial e rotineira", pois se resumia na entrega de suprimentos para a ISS e seus tripulantes. Mas, apesar de ser considerado um lançamento "rotineiro", o resultado foi catastrófico.



A boa notícia é que não havia ninguém à bordo, ou seja, o acidente não fez vítimas. Por outro lado, a empresa responsável pelo lançamento, Orbital Sciences, que tem um longa história no "mercado espacial", pode sair fortemente lesada.




No ano de 2008, as empresas Orbital Sciences assim como a SpaceX ganharam um contrato de US$ 3,5 bilhões com a NASA. Desse montante, a Orbital Sciences se apoderou de 1,9 bilhão de dólares, que seriam correspondentes a 6 missões. Agora, durante a vigência do contrato entre a NASA e a empresa em questão, um acidente como esse pode afetar futuros acordos entre ambas. Apesar disso, a NASA liberou um comunicado oficial logo após o acidente. A declaração a seguir é de William Gerstenmaier, administrador associado da Exploração Humana e de Operações da NASA:

Foguete Antares
Foguete Antares com a cápsula Cygnus. Créditos: NASA / Orbital Sciences

"Enquanto a NASA está desapontada com o fato de que a terceira missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional, contratada através da empresa Orbital Sciences não foi bem sucedida hoje, vamos continuar a avançar para a próxima tentativa, uma vez que compreendermos plenamente o acidente de hoje. A tripulação da Estação Espacial Internacional não está em perigo de ficar sem comida ou outros bens essenciais".

"A empresa Orbital Sciences tem demonstrado capacidades extraordinárias em suas duas primeiras missões à ISS no início deste ano, e sabemos que eles podem replicar esse sucesso. O lançamento de foguetes é uma tarefa extremamente difícil, e podemos aprender com cada sucesso e com cada derrota. A tentativa de lançamento de hoje não vai nos impedir de expandir o nosso trabalho e a nossa capacidade já bem sucedida de lançar e recarregar Estação Espacial Internacional".

O foguete Antares tinha altura de um prédio de 14 andares, e levava mais de 2 toneladas de suprimentos, equipamentos científicos, experimentos, entre outros. Segundo a NASA, até o momento, não se sabe quais foram as causas do acidente, e investigações no local estão sendo feitas para que, o mais breve possível, tanto a Agência Espacial quanto a empresa responsável tenham pleno conhecimento do que ocorreu no momento do lançamento.




Fonte: NASA
Imagens: NASA
29/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Caramba. Tomara que da próxima vez dê certo. :O

    ResponderExcluir
  2. se fosse no Brasil haveria algum aditivo contratual para "sanar" as despesas com o acidente e um atraso nas obras de mais alguns anos. .. :/

    ResponderExcluir
  3. se fosse no Brasil haveria algum aditivo contratual para "sanar" as despesas com o acidente e um atraso nas obras de mais alguns anos. .. :/

    ResponderExcluir