Supernova! Explosão de estrela ilumina a galáxia M61. Saiba como observá-la

Uma estrela localizada a cerca de 55 milhões de anos luz chama a atenção aqui na Terra

Uma possível explosão de supernova iluminou recentemente a galáxia M61 na constelação de Virgem. O brilho intenso foi descoberto em magnitude aparente de 13,6, no último dia 29 de outubro por Koichi Itagaki, um caçador de supernovas do Japão. Koichi e seus colegas já foram responsáveis por incríveis 94 descobertas de supernovas. Ele utilizou uma câmera CCD e um telescópio refletor de 500 mm de abertura. E pra sua surpresa, em uma de suas observações, ele viu um brilho intenso em um dos braços espirais da galáxia. Quando comparou com suas fotos anteriores, ele percebeu que aquele brilho não estava presente... e logo notou que tratava-se de mais uma possível supernova para seu currículo. Um fato curioso é que Koichi já havia feito uma descoberta de supernova na mesma galáxia (M61), em dezembro de 2008.

supernova galáxia m61
À esquerda, a galáxia M61 antes da possível supernova de 2014, e à direita, imagem atualizada mostra o brilho intenso da nova explosão. Créditos: Ernesto Guido / Martino Nicolini / Nick Howes

Supernovas são divididas em duas grandes categorias: Supernova Tipo Ia e Supernova Tipo II, e os dois tipos de explosões podem tornar-se 5.000 milhões de vezes mais brilhantes do que o Sol, ejetando matéria para o espaço a uma velocidade entre 5.000 e 20.000 km/segundo. O material lançado para o espaço a partir de uma supernova contém elementos pesados, como ferro, níquel, ouro e chumbo. Muitas vezes, o que resta da estrela após uma explosão é um núcleo incrivelmente denso, que gira a uma velocidade inacreditável: uma estrela de nêutrons. Dependendo da massa da estrela, o resultado final pode ser ainda um buraco negro.


Como observar a supernova na galáxia M61?

Se você está ansioso(a) para ver com seus próprios olhos a supernova descoberta por Koichi, preparamos algumas dicas.

Sua localização é extremamente difícil de ser observada, pois ela só nasce um pouco antes do Sol, quase amanhecendo, ou seja, ela se encontra muito próxima do horizonte nessa época do ano, e por isso, a regra número 1 é que seu horizonte leste deve estar livre de prédios, casas, árvores ou qualquer coisa que atrapalhe sua vista, até mesmo montanhas.Sua altitude no céu (horizonte leste) é de apenas cerca de 10 - 20 °.

localização da supernova galaxia m61
Mapa mostra a posição da galáxia M61 (e constelação de Virgem) no céu durante essa época do ano (outubro e novembro).
Créditos: STELLARIUM

Em segundo lugar, um telescópio recomendado é de pelo menos 120mm de abertura, afinal, você precisa não apenas ver a galáxia como um ponto esfumaçado, e sim conseguir observá-la com alguma definição, a fim de identificar o brilho da supernova.

Se você conseguir registrar o brilho dessa supernova, não deixe de compartilhar conosco! Desejamos boas observações, e bons céus!



Fonte: Universetoday
Imagens: Ernesto Guido / STELLARIUM
31/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Eu rastreio está região da M61 e já via a galáxia várias vezes com um telescópio de 300 m/m ecom o de 250 m/m e com um de 400m/m mais não tenho CCD vô providenciar uma a região e muito rica de observação eu vós digo

    ResponderExcluir