12 missões espaciais fantásticas para observar em 2015

Os amantes do espaço terão muitas novidades nesse ano de 2015! 


Algumas naves espaciais deverão se despedir da Terra rumo ao espaço, enquanto que empresas privadas deverão lançar seus projetos tão aguardados. Uma nave espacial japonesa terá outra chance de orbitar o planeta Vênus... teremos um encontro íntimo com o Plutão.. e isso é só o começo.

Confira algumas das missões espaciais mais aguardadas para o ano de 2015!


Lançamento do satélite DSCOVR - 23 de janeiro

O lançamento do Observatório de Clima do Espaço Profundo (DSCOVR) deverá ser feito através de um foguete Falcon9 no dia 23 de janeiro de 2015. O satélite foi projetado para monitorar o vento solar a cerca de 1,5 milhões de km da Terra, e é uma parceria entre as NASA, a NOAA e a Força Aérea dos Estados Unidos.


Vôo de teste do protótipo do avião espacial europeu IXV - 11 de fevereiro

A Europa deve lançar um vôo de teste do reutilizável "Intermediate eXperimental Vehicle" (IXV) no dia 11 de fevereiro de 2015. A nave espacial foi projetada para retornar à Terra e reentrar na atmosfera após voar pelo espaço. A Agência Espacial Europeia lança naves espaciais para a Estação espacial Internacional, para entrega de cargas, e o IXV passar nos testes, ele poderá permitir que os funcionários tragam experiências e outros materiais de volta para a Terra de forma segura.

ESA IXV teste
Créditos: ESA


O fim da missão MESSENGER em Mercúrio - meados de março

A missão MESSENGER da NASA, que coleta dados e investiga o planeta mais próximo do Sol, deverá chegar ao fim em meados de março de 2015, segundo anúncio dos cientistas responsáveis. O seu final, porém, será imperdível: a sonda deverá se chocar com a superfície do planeta assim que acabar seu combustível. A missão MESSENGER pôde tirar fotos incríveis, além de criar o mapa mais detalhado já feito do planeta. Além disso, ela também confirmou que apesar de estar bem próximo do Sol, Mercúrio possui gelo de água.


A sonda Dawn da NASA chega em Ceres - 06 de março

A sonda Dawn da NASA, que orbitou o asteróide gigante Vesta de julho de 2011 a setembro de 2012, deverá encontrar com o planeta anão Ceres a partir do dia 6 de março de 2015. A agência espacial deseja obter uma visão mais detalhada de Ceres, por vários motivos: ele é o maior objeto do cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, além de ser um local aparentemente favorável para abrigar a vida como a conhecemos.


Astronauta e cosmonauta partem para missão de 1 ano no espaço - 27 de março

O astronauta da NASA Scott Kelly e o cosmonauta Mikhail Kornienko deverão partir rumo a Estação Espacial Internacional no dia 27 de março de 2015, para uma estadia de um ano no espaço. Essa será a primeira vez que um americano passará tanto tempo ininterrupto no espaço, pois normalmente essas missões duram cerca de 6 meses.

iss
Créditos: NASA / ESA


O Telescópio Espacial Hubble completa 25 anos - abril

O Telescópio Espacial Hubble está prestes a completar 25 anos de idade. O gigantesco telescópio lançado ao espaço a bordo do ônibus espacial Discovery em 1990, passou por uma série de reparos, e  continua funcionando perfeitamente. Os cientistas esperam que ele continue funcionando até pelo menos o ano de 2018, quando seu substituto, o Telescópio Espacial James Webb deverá ser lançado.


Lançamento da 4ª missão secreta do avião espacial X-37B - maio

A missão secreta da Força Aérea dos EUA tem previsão de lançamento do avião X-37B para o mês de maio de 2015. O avião voltou recentemente de uma missão de dois anos, e desembarcou na Califórnia no dia 17 de outubro de 2014, após ter sido lançado para o espaço em dezembro de 2012. Ainda não está claro qual é o trabalho do avião X-37B, e todas suas informações são consideradas sigilosas.


Nave espacial New Horizons encontra com Plutão - 14 de julho

A sonda New Horizons da NASA deverá começar a fazer observações em Plutão a partir de janeiro, mas o voo rasante deverá acontecer apenas em julho, que é quando a sonda terá uma visão privilegiada deste corpo, que já foi considerado o planeta mais distante do Sistema Solar. A espaçonave foi lançada rumo a Plutão em 2006, e desde então, esse grande encontro tem sido imaginado e esperado por diversos cientistas e entusiastas ao redor do mundo.

sonda new horizons plutão
Créditos: NASA


Sonda Rosetta e o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko em máxima aproximação com o Sol - agosto

A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia vai acompanhar o cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko em sua maior aproximação com o Sol (periélio) que deverá acontecer em agosto de 2015. Funcionários da ESA também esperam que o pousador Philae finalmente acorde de sua hibernação não programada, e continue sua coleta de dados importantes sobre a superfície do corpo gelado e empoeirado dos confins do sistema Solar.


Nave espacial japonesa Akatsuki pode entrar na órbita de Vênus - novembro

Depois de perder a sua chance de entrar em órbita ao redor de Vênus em dezembro de 2010 por conta de uma falha em seu motor principal, a nave espacial Akatsuki terá outra chance de realizar sua tarefa em novembro de 2015, usando propulsores menores para realizar o trabalho. Akatsuki foi lançada ao espaço com a vela solar Ikaros, e foi a primeira experiência bem sucedida da tecnologia de vela solar no espaço.


Cygnus rumo a Estação Espacial Internacional - final de 2015

Após um acidente em outubro de 2014, a empresa de voos espaciais privada "Orbital Sciences Corp." adquiriu o espaço a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance para lançar a espaçonave Cygnus para a Estação Espacial Internacional em 2015. O veículo de carga Cygnus geralmente utiliza o foguete Antares, mas como ele explodiu logo após sua última decolagem, ele ficará como segunda opção até que reparos sejam feitos. O primeiro foguete Atlas 5 que transportará a nave Cygnus deverá ser lançado no final de 2015.

cygnus 2015
Créditos: Orbital Sciences Corp.


Lançamento da missão LISA Pathfinder da ESA -  meados de 2015

A missão LISA Pathfinder da Agência Espacial Europeia, projetada para detectar ondulações do espaço produzidas pelas fusões de corpos cósmicos maciços, tem previsão de lançamento para o espaço em algum momento de 2015. Se a sonda detectar ondas gravitacionais, será a primeira vez que uma nave no espaço terá encontrado provas desses gigantes acidentes cósmicos.


Não deixe também de conferir a Retrospectiva Astronômica 2014, com os fatos mais marcantes do ano.

E essas são apenas algumas das missões mais importantes que deverão ocorrer em 2015, fora todas aquelas que já estão em andamento, e que deverão nos surpreender com novas descobertas a qualquer momento! Desejamos à todos um excelente ano de 2015!




Fonte: Space / NASA / ESA
Imagens: NASA / JPL-Caltech / ESA
30/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Gente a sonda vai chega em Ceres um dia depois de mim fazer 11 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma coisa MIM não faz nada, e sim eu faço 11 anos.

      Excluir
  2. Tá... mas e o Brasil??? Ele pode fazer o quê? Caros leitores: Conquistem a confiança e ajam com SERIEDADE ao projeto BRASMON! É um projeto nobre, erudito, lindo e digno de alguém que irá começar carreira de investigador em Astronomia. A "coisa" que nos separa dos EUA atende pelo nome de SERIEDADE E DETERMINAÇÃO. BRASIL: Tá na hora de ser um país sério em 2015!!! Bem... eu adoro ficção científica. Affffffff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desconsiderando a politicagem tupiniquim. .. vc está certo. .. ;)

      Excluir
  3. Mal vejo a hora da sonda New Horizons chegar em sua máxima aproximação com Plutão. Tomara que seja divulgada informações bem antes já que as observações em Plutão começarão a partir de janeiro... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aguardo esses com muito interesse:

      New Horizons-Em Plutão
      Dawn-Em Ceres
      Messenger-Em Mercurio
      Akatsuki - Em Venus

      A sonda Dawn principalmente por eu só saber da existência dessa sonda agr.

      Excluir
  4. to esperando com ansiedade pela chegada da New Horizons a Plutão....estou louco para ver as imagens do planeta mais distante do sistema solar.....

    ResponderExcluir
  5. Eu também estou esperando ansiosamente a chegada da New Horizons em Plutão !!! Estou hiper, mega, super ansiosa para poder ver as fotos!!! Amo astronomia desde meus 11 aninhos de idade e meu sonho era ver fotos desse planeta tão longe e misterioso, ops, planeta anão...! OMG, finalmente....!!! Chega logo mês de julho !

    ResponderExcluir
  6. A New Horizons vai ser um marco na história da exploração espacial. Ansioso demais!

    ResponderExcluir