Chuva de meteoros Quadrântidas 2015: haverá transmissão ao vivo?

O ano mal começou e uma bela chuva de meteoros já está a caminho!


Os amantes do céu noturno já podem começar o ano com o pé direito, afinal, teremos a oportunidade de observar uma bela chuva de meteoros logo no início do ano! Estamos falando da Quadrântidas (ou Quadrantídeas), que deverá produzir milhares de estrelas cadentes já nos primeiros dias do ano! Mas por ser uma chuva visível apenas no hemisfério norte, todos aqueles que estiverem do lado sul da Terra (como no Brasil), dependem de uma transmissão online... e até o momento, ela é um mistério....

De qualquer forma, preparamos essa matéria especial que fala tudo sobre a anual chuva de meteoros Quadrântidas, assim você saberá como observar, de onde observar e a origem de seu nome misterioso. Já sobre a transmissão ao vivo, já estava tudo programado e você, como sempre, poderia assistir aqui em nosso site, mas por conta do mal tempo, o Projeto Slooh cancelou o evento, e até o momento, a NASA não se pronunciou se vai ou não fazer a transmissão ao vivo. De qualquer forma, se houver alguma de podermos disponibilizar a transmissão em nosso site, nós o faremos. Fiquem atentos!

A chuva de meteoros Quadrântidas é diferente de todas as outras, e ao final da matéria você vai entender os motivos que levam a isso... o importante mesmo é que você não perca a oportunidade de observar uma bela chuva de meteoros logo no início do ano!


Transmissão AO VIVO da chuva de meteoros Quadrântidas 2015

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Quadrântidas que estava programada para ter início no dia 04 de janeiro, às 23h00 pelo horário de Brasília, foi cancelada por conta de mal tempo. O site Galeria do Meteorito ficará atento para novas transmissões, e se alguma ocorrer, você poderá (como sempre) acompanhar aqui. Fiquem atentos!


Como observar a chuva de meteoros Quadrântidas? - hemisfério norte -

A chuva de meteoros Quadrântidas só pode ser vista a olho nu se você estiver no hemisfério norte. Observações passadas nos permitem prever que a chuva de meteoros Quadrântidas 2015 atingirá seu pico a partir das 23h00 do horário local do dia 03 de janeiro, ou seja, é na madrugada do dia 3 para o dia 4 que teremos a melhor oportunidade de observar os meteoros da chuva Quadrântidas!

Olhe para o quadrante nordeste do céu entre as constelações de Bootes, Draco e Ursa Major, pois é nesse região que os meteoros se originarão. A melhor hora para observar a chuva de meteoros Quadrântidas é entre a meia-noite e as duas horas (local). Conforme as horas se passam, mais alta no céu ficará a radiante (local de onde os meteoros perecem se originar), porém, menos meteoros poderão ser vistos. A esteira de fragmentos responsável por essa chuva é espessa, porém muito estreita.

Na imagem abaixo você pode conferir o radiante da chuva de meteoros Quadrântidas. A imagem foi baseada em um observador situado em Lisboa, Portugal, porém, essa chuva pode ser vista de qualquer região do hemisfério norte.

radiante da chuva de meteoros quadrantidas
Radiante (local onde os meteoros parecem se originar) da chuva Quadrântidas.
Créditos: STELLARIUM

A taxa de meteoros (quantidade de meteoros vistos por hora) da chuva Quadrântidas é muito alta: 120 por hora! Chega a ser até maior do que a taxa da chuva Perseídas. Mas como seu horário de pico é muito curto, as chances de ver um meteoros na chuva Quadrântidas é menor do que ver um na chuva Perseídas, por exemplo... portanto, fiquem atentos para os horários informados.

Além disso, a Lua está quase completamente cheia, o que poderá ofuscar um pouco os meteoros durante a madrugada. Pra evitar que a Lua atrapalhe sua observação, procure ficar parado(a) em um ponto em que a Lua esteja bloqueada por um prédio ou uma árvore, e evite olhar em sua direção, assim seus olhos não serão ofuscados, e não perderão na sensibilidade.

Você também pode tentar registrar a passagem dos meteoros Quadrantídeos com uma câmera que permite escolher o tempo de exposição. Com sorte, você consegue capturar algum ou até alguns meteoros riscando o céu!


Uma constelação que não existe mais

Geralmente, as chuvas de meteoros têm os nomes de acordo com a constelação do céu onde sua radiante está localizada,  assim como as Perseídas ocorrem na constelação de Perseus, Geminídas em Gêmeos, etc... porém, não existe nenhuma constelação chamada de Quadrante... então por quê o nome Quadrântidas ou Quadrantídeas?

quadrans muralis constelação
Antiga constelação de Quadrans Muralis.
Clique na imagem para ampliar

É que na verdade havia uma constelação chamada Quadrans Muralis, que em 1922 foi incorporada na constelação que atualmente conhecemos como Bootes.

Um quadrante era um grande instrumento montado em uma parede, usado para medir ângulos no céu antes da invenção do telescópio. O mais famoso astrônomo do século 16, Tycho Brahe, usou um grande quadrante em seu observatório dinamarquês Uraniborg para medir precisamente as posições planetárias, que Johannes Kepler usou posteriormente para desenvolver suas três leis do movimento planetário.

Em 1795, Lalande criou uma pequena constelação entre Boötes e Draco que ele chamou de Quadrans Muralis, mas quando a UAI (União Astronômica Internacional) definiu a lista das 88 constelações em 1922, a Quadrans Muralis não foi inclusa, e hoje em dia, seu nome só sobrevive nessa chuva de meteoros.


Origem misteriosa

Os meteoros Quadrantídeos não possuem uma origem definida. Em 2003, o astrônomo Peter Jenniskens tentou identificar o objeto responsável pela chuva Quadrântidas como o asteróide 2003 EH1.

A cerca de 500 anos atrás, astrônomos chineses, japoneses e coreanos observaram o cometa C/1490 Y1, que poderia ser o "pai" da chuva Quadrântidas. Esse cometa, pode ainda ser o mesmo objeto avistado pelo astrônomo Peter Jenniskens,  que ele avaliou como asteróide. Até o momento, a origem dos fragmentos que resultam na anual chuva de meteoros Quadrântidas ainda é desconhecida.




Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM
03/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. e uma pena que nao e visivel no brasil e e mesmo o clima nao ta bom!!!

    ResponderExcluir
  2. acabei de ver uma coisa estranha a cair do ceu, era verde, muito verde e brilhante . Poderiam dizer que fenomeno se trata ? :)

    ResponderExcluir