Grande explosão solar causa blecautes de rádio, e nova mancha preocupa especialistas

Como anda a atividade solar?


A mancha solar AR2257 entrou em erupção nesse dia 13 de janeiro, produzindo uma explosão solar de classe M5 às 04h24 UTC. Um pulso de radiação UV extremo ionizou a atmosfera superior da Terra sobre a Austrália e o Oceano Índico.




Marinheiros, navegantes e operadores de rádio dessas regiões notaram um breve apagão de comunicações na frequência inferior a cerca de 10 MHz, segundo a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration). A imagem abaixo nos mostra a região afetada.

blecaute de rádio explosão solar
Créditos: NOAA / SWPC

Ainda não sabemos se essa explosão solar acabou produzindo uma Ejeção de Massa Coronal (EMC), mas mesmo que isso tenha acontecido, a nuvem de plasma provavelmente não afetará a Terra por conta de sua localização distante do centro solar. As imagens desse explosão solar foram registradas por satélites que monitoram o Sol em tempo real. Confira:


Novas explosões solares podem ocorrer a qualquer instante. A mancha solar AR2257 tem um campo magnético "beta-gama-delta" instável, que parece estar prestes a explodir novamente. Meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 40% de explosões solares de classe M e 10% de chance de explosões de classe X para as próximas 48 horas.





A explosão pode vir de outra mancha

mancha solar perigosa 2015
Créditos: NASA / NOAA / SDO

Por outro lado, uma outra mancha (ainda maior) está se aproximando do centro solar. A mancha AR2259, que já está praticamente direcionada para a Terra, possui um campo magnético instável, que pode acarretar uma grande explosão solar a qualquer momento. Se essa explosão gerar uma EMC, esta poderá atingir a Terra em cheio, levando em conta sua posição no disco solar.

Acompanhe o monitoramento da atividade solar em tempo real.

Traremos mais informações a qualquer momento.

Imagens: NASA / SDO
14/01/15






Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Xiii... Por enquanto Deus é brasileiro e a vida... é um grande carnaval! Mas quando uma dessas vier na direção dos tupiniquins, a China terá que produzir mais produtos eletrônicos e o Paraguai receberá mais ônibus em Presidente Stroessner.... E as nossas lixeiras, abarrotadas de material reciclável. É Brasil... te prepara...

    ResponderExcluir