Fantástico! Telescópio Hubble revela a mais nova imagem em HD dos Pilares da Criação

hubble revela novas imagens dos Pilares da Criação
Não há palavras para descrever tamanha beleza!


Dentre milhares de imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, uma em particular se destaca: trata-se da icônica foto dos "Pilares da Criação". A imagem ficou conhecida como "a foto de cair o queixo", tirada em 1995, pois revelou detalhes nunca vistos antes de 3 colunas gigantes de gás, banhadas pela luz ultra-violeta escaldante de um aglomerado de estrelas jovens e massivas, em uma pequena região da Nebulosa da Águia, ou M16. E como se não bastasse, o Hubble acaba de nos presentear com mais uma imagem incrível em HD, que mostra os Pilares da Criação de uma maneira ainda mais fantástica!

novas imagens dos pilares da criação
Nova imagem dos Pilares da Criação - luz visível. Créditos: NASA / ESA / Hubble
Clique na imagem para ampliar

Apesar de tais características serem comuns em regiões de formação estelar, as estruturas da M16 estão entre as mais fotogênicas já vistas. A imagem dos "Pilares da Criação" do Hubble é tão popular que já apareceu em filmes e programas de TV, camisetas e travesseiros... e até mesmo em selos postais.




E agora, na comemoração do seu próximo aniversário de 25 anos (abril de 2015), o Telescópio Espacial mais famoso do Universo (pelo menos pra nós) revisitou os pilares mais icônicos e maravilhosos, e nos mostra imagens capturadas no infravermelho e luz visível. Veja a comparação da foto feita em 1995 com a foto liberada agora, em 2015:

comparação fotos dos Pilares da Criação nova e antiga
Comparação mostra a diferença das fotos feitas pelo Hubble dos Pilares da Criação. à direita, foto de 1995, e à esquerda, imagem liberada em janeiro de 2015, ambas na luz visível. Créditos: NASA / ESA / Hubble
Clique na imagem para ampliar

E além disso, o Hubble nos presenteia com uma imagem feita no infravermelho, que mostra detalhes e silhuetas incríveis, isso porque o infravermelho penetra o gás e a poeira. Estrelas recém-nascidas podem ser vistas escondidas dentro dos pilares. As novas imagens dos Pilares da Criação ganham destaque na reunião da American Astronomical Society, nos EUA.




Usando dados coletados pela Wide Field Camera 3, que foi instalada no Hubble em 2009, alguns detalhes vistos registrados através da luz visível também foram adicionados. Uma camada adicional de infravermelho foi projetada separadamente, produzindo uma versão misteriosa e única dos Pilares da Criação. As estrelas que outrora estavam escondidas atrás da poeira cósmica ganharam vida, e fizeram com que uma das nebulosas mais famosas do Universo ganhasse um brilho ainda mais especial!

novas imagens pilares da criação
Nova imagem dos Pilares da Criação feita pelo Hubble no infravermelho. Créditos: NASA / ESA / Hubble
Clique na imagem para ampliar

Embora a imagem original tenha sido apelidada de "Pilares da Criação", a nova fotografia também sugere que eles sejam "Pilares da Destruição", pois mostra que suas estruturas estão sendo abaladas diante de nossos olhos. A neblina em torno das bordas densas dos pilartes é material que se aquece e evapora, sendo ejetado para o espaço. Trata-se de uma visão muito especial, e de curta duração. Nós somos privilegiados por contemplar algo de tamanha magnitude e beleza!




Os Pilares da Criação estão localizados a cerca de 6,500 anos-luz de distância da Terra, e seu nome se originou devido ao local ser um enorme "berço de estrelas". Alguns astrônomos acreditam que os Pilares da Criação não existem mais, e se existem, não estão com a mesma forma que conhecemos nas imagens atuais, isso porque há evidências de que uma explosão de supernova tenha atingido em cheio essa famosa nuvem de gás e poeira cósmica. Como essa nebulosa se encontra a quase 7 mil anos-luz de nós, e a suposta explosão aconteceu há cerca de mil anos, somente dentro de aproximadamente 6 mil anos é que saberemos de fato se ela ainda está lá, ou então, qual seria sua nova forma. Por enquanto, temos que nos contentar em apreciar sua beleza como a conhecemos até agora, o que, pra falar a verdade, já está de bom tamanho.



novas imagens da nebulosa Pilares da Criação
Duas novas imagens dos Pilares da Criação. à esquerda, na luz visível, e na direita, no infravermelho.
Créditos: NASA / ESA / Hubble
Clique na imagem para ampliar


Fonte: NASA
Imagens: NASA / ESA / Hubble
09/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. É uma imagem linda mesmo. Quando vi essa foto pela primeira vez, ainda era um guri e achei extraordinário.
    Só uma correção: O aniversário da primeira foto é de 20 anos e não de 25 anos.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo astronomia, mas me incomoda um pouco contemplar coisas que provavelmente não existem mais. Gosto bastante da imagens de planetas ou luas que um dia iremos visitar. Titã por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. O universo é mesmo lindo, e imagino as futuras estruturas gasosas mais belas do que essa ainda sendo encontradas em breve! Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Lindo o que Deus fez e faz! <3 Perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Sabe quem criou tudo isso?
    Responda ae tiver coragem!!
    Porque eu sei...

    ResponderExcluir