Brasileira está na final para viagem sem volta à Marte

brasileira vai pra marte
Quem é a corajosa brasileira que está disposta a viajar pelo espaço interplanetário e chegar até o Planeta Vermelho numa viagem sem volta?

A empresa holandesa sem fins lucrativos "Mars One" já encerrou as inscrições para o programa de colonização de Marte. Só pra recapitular, a missão tem como objetivo enviar 24 voluntários numa viagem SÓ DE IDA ao Planeta Vermelho, e tudo deverá ser televisionado praticamente em tempo real, seguindo o estilo de reality shows ao redor do mundo (que todos conhecem muito bem). O lançamento do primeiro do foguete que levará os primeiros quatro voluntários deverá acontecer em 2022, e se tudo der certo, eles pousarão em Marte no ano de 2023.

Cerca de 200 mil pessoas se inscreveram, dentre elas, mais de 3 mil brasileiros. Depois de várias etapas de eliminação, apenas 100 pessoas restaram. E o mais emocionante de tudo isso é que entre os 100 finalistas existe uma brasileira: Sandra Maria Feliciano Silva, 51 anos, professora e residente em Porto Velho, Rondônia, ela está mais do que disposta para ir à Marte e nunca mais voltar pra casa.

Sandra Maria Feliciano Silva - Marte
Sandra Maria Feliciano Silva é uma das 100 finalistas para viajar à Marte
numa viagem sem volta. Créditos: arquivo pessoal

Sandra é professora de administração na Faculdade de Porto Velho, especialista em segurança pública e amante da aquariofilia. Ela mantém um projeto extracurricular chamado Club da Ciência, onde desenvolve atividades relacionadas a Astronomia, Astronáutica, Física, Biologia e Química para estudantes do Ensino Médio. Além disso, Sandra Maria Feliciano Silva já escreveu uma série de cinco livros de ficção científica chamada The Ancients, e inclusive, o primeiro livro já foi publicado Ainda é possível assistir ao vídeo de sua inscrição no site da Mars One.

Nessa etapa final existem pessoas de diversas faixas etárias, nacionalidades e funções sociais. Grande parte é composta por acadêmicos e cientistas, porém, encontramos estudantes, militares, inventores, professores, senhores, adolescentes... e apesar de suas diferenças, todos têm algo em comum: o desejo de colonizar um outro planeta.




A Mars One promete revelar ainda nesse ano quem serão os 24 viajantes espaciais, que serão divididos em seis equipes de quatro tripulantes cada. E antes de tudo isso acontecer, os futuros colonizadores terão que participar de um Reality Show para provar suas capacidades de socialização, criatividade, curiosidade, resiliência e engenhosidade, que serão avaliadas pelos cientistas da Mars One.


A polêmico "Big Brother" em Marte

Diversos especialistas e entidades ao redor do mundo já se pronunciaram contra essa missão de colonização marciana, com o argumento de que todos irão correr riscos desnecessários e morrer no espaço [confira 12 missões espaciais fantásticas para observar em 2015].

De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), os viajantes e exploradores conseguiriam sobreviver apenas 68 dias no solo marciano, isso se conseguirem chegar até lá durante a viagem interplanetária que levará sete meses. Devemos lembrar que a pesquisa leva em conta a tecnologia atual. Mas será que essas estimativas têm muitas chances de melhora até 2022? E você, teria coragem?!






Fonte: TecMundo / Mars One / MIT
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Mars One
24/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tem que mandar Dilma, lula e todos do PT.

      Excluir
    3. se a Dilma fosse nem em marte era aceitável, tinha que ser ejetada como lixo espacial

      Excluir
    4. Coitado do nosso planeta então.. Se ela seria um lixo espacial, do jeito que as coisas la vão é bem capaz que os pedaços dela viriam cair aqui na Terra hahahaha.. Seria um desleixo para todos nós! Precisamos dela longe? Sim! Ocorrer coisas piores? Não! hahahahahahahaha

      Excluir
    5. Mandar a Dilma pra Marte? Tá de brincadeira!!! Tem que mandar os melhores representantes e vai logo mandar uma das piores da espécie? Tipos como ela e Lula, tem que serem mandados para o sol para serem incinerados como lixo!!!

      Excluir
  2. Essa missão é uma furada. Impossível de se concretizar até 2023, ainda mais levando em consideração a quantidade de astronautas que pretendem mandar para Marte. Não existe nenhum foguete humano que chega nem perto do tamanho necessário para uma missão desse porte. Não existe tecnologia para proteger os astronautas dos raios cósmicos durante a travessia entre a Terra e Marte, o que certamente fariam eles adoecerem antes de chegar a seu destino.
    Se não bastasse tudo isso, não há um planejamento de como viver no espaço por um período tão longo de tempo. Não há um protótipo de sistema de pouso para um veiculo tão grande e com tantas pessoas conseguir aterrisar em Marte, visto que sua atmosfera é rala e exigiria um projeto, um modelo de entrada diferente para brecar essa enorme e pesada nave, sem que ela se chocasse em alta velocidade contra o solo.
    Existem incógnitas demais, poucas soluções, poucos projetos apresentados e pouco dinheiro para uma missão dessa. Para mim não passa de marketing e nada mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As 24 pessoas seram divididas em seis equipes de quatro astronautas.

      Excluir
    2. Você é algum tipo de técnico secreto da NASA ? Se você não for, estou vendo que você acredita em opiniões negativas .O mesmo aconteceu na época do transplante de coração. Todo mundo falando que era loucura ,que era impossível.

      Excluir
    3. pior que o cara tá certo. .. sobram fantasias e gente querendo aparecer. .. nisso o "serumano" se supera! rss

      Excluir
    4. pior que o cara tá certo. .. sobram fantasias e gente querendo aparecer. .. nisso o "serumano" se supera! rss

      Excluir
    5. Até porque eles vão jogar os 24 de uma vez contra marte, né? Puts...

      Excluir
  3. Imaginem um mundo sem corrupção, sem promessas, sem trapaças, sem mentiras, sem horário eleitoral, sem obrigações de votar ou de servir às forças armadas para explodir as vísceras e os miolos de seus semelhantes que você nem sequer conhece. Imagine um mundo unido. Sem armas. Colaborativo. Educador. Erudito. Sem assaltos, pichações, sem analfabetismo, sem escolas em ruínas. POIS É: FALO DE MARTE. Este mundo perfeito está a ahn... 79 milhões de quilômetros em seu ponto orbital denominado perigeo. E o homem, que acha importante e produtivo manter 10Gtons em armas, se borra quando mal ultrapassa a órbita da Lua, por falta de tecnologia e caráter moral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora do Ar da pra imaginar sim um mundo sem tudo isso que vc disse, e sabe qual e o mundo? O que a raça humana nunca habitar. Enquanto existirem seres humanos tudo isso que vc escreveu continuará acontecendo. Para o bem de outros planetas e bom que consigamos viver por um bom tempo aqui na Terra porque aonde vai o ser humano a destruição vai junto.

      Excluir
  4. Isso só o tempo dirá, pois não sabemos como a nossa tenologia estará avançada.

    ResponderExcluir
  5. vou sentir saudades das aulas de filosofia e sociologia professora sandra,nunca imaginei q vc fosse pra marte

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Furada !!! Existem anéis de radiação impossíveis de atravessar !! Deus criou o homem aqui terra,e sabia q ele ia querer meter o fucinho onde não é chamado .

    ResponderExcluir
  8. Será que a Dilma não se interessaria por uma vaga?

    ResponderExcluir
  9. A Brasileira, daqui a 7 anos , terá 58 anos.Um anciã, onde uma aventura dessa exige extremo preparo fisico.

    ResponderExcluir