Cientista revela evidências de vida em Marte, e assunto é alvo de polêmica dentro da NASA

Existem ou não evidências biológicas no Planeta Vermelho?

Os cientistas da equipe Curiosity colocaram em pauta um relatório recente sobre potenciais icnofósseis vistos em imagens feitas pela sonda Curiosity da NASA, nas rochas Gillespie, em Marte. A publicação desse assunto gerou muita controvérsia, e por isso, a revista Astrobiology estendeu a mão para a equipe e para o autor do estudo, pedindo que eles comentassem sobre o assunto, e quem sabe, trouxessem informações adicionais.

Em um artigo publicado no mês passado na revista Astrobiology, a geobióloga Nora Noffke chamou a atenção para os indícios que podem ser observados em rochas marcianas, que sugerem uma impressionante semelhança com traços de fósseis de tapetes microbianos da Terra.

Mas nem todos concordaram com a sua interpretação, como por exemplo o cientista projetistas da sonda Curiosity, Ashwin Vasavada. Ele explicou a outros meios de comunicação que a equipe avaliou as características e, segundo eles, seriam traços não-biológicos, que foram provavelmente moldados pela erosão ou pela passagem de areia e água. Ashwin também indagou a decisão de se levantar um relatório sobre tal questão.

A revista Astrobiology pediu ajuda para outros integrantes da missão Curiosity, e para alguns profissionais da área, permitindo que todos dessem suas opiniões a cerca desse assunto tão polêmico.

Região de Yellowknife Bay, em Marte
Mosaico de imagens feitas pela sonda Curiosity mostra a região de Yellowknife Bay, incluindo o Lago Gillespie.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS

"Estou intrigado com o tema, porém cético quanto a interpretação", disse Jack Farmer, um geobiólogo da Universidade do Arizona e membro da equipe Curiosity. "Queremos que a ciência seja orientada por hipóteses, mas devemos sempre nos esforçar para refutar nossas próprias hipóteses", acrescentou. "Precisamos de muitas evidências para dizer que os recursos tenham origem biológica".

Linda Kah, uma geobióloga da Universidade do Tennessee e co-investigadora da equipa Curiosity, disse que a equipe investiga cuidadosamente todos os detalhes, e que as rochas de Gillespie não têm nada que não possa ser explicado através de processos não biológicos.

No entanto, Nora Noffke argumenta que seu relatório mostra as explicações não-biológicas para essas estruturas, mas também explica por que as evidências apontam para uma possível origem biológica.

Ela também observa que os padrões de distribuição de estruturas microbianas na Terra variam dependendo de onde eles são encontrados, e também mudam ao longo do tempo. Ela argumentou que os padrões de distribuição das estruturas marcianas são consistentes com os padrões de estruturas microbianas na Terra.


Então existem evidências de vida microbiana em Marte?

"Mais uma vez, eu não tenho a pretensão de ter encontrado vida fóssil em Marte", disse ela. "Meu papel é enquadrar e estudar essa hipótese, e só ir tão longe quanto os dados me permitem".



rochas Gillespie em Marte
Rochas do Lago Gillespie, na formação de Yellowknife Bay, em Marte.
Créditos: NASA


Os corredores da NASA não estão pra brincadeiras

A decisão de publicar o artigo e de mencionar "hipótese de vida microbiana em Marte" causou um certo desconforto entre os integrantes da equipe da missão Curiosity. "Ficamos surpresos que uma publicação tão ousada foi parar na literatura científica", disse Ashwin. "Ela é interessante, mas não a ponto de ser descrita num documento que tem tanto alcance".


Afinal, a publicação tem ou não evidências concretas? Qual a conclusão final?

A revista Astrobiology pediu ajuda do Journal Astrobiology (que não tem ligação com ela), para que eles fornecessem uma visão mais profunda sobre o assunto.

Sua editora editora-chefe, Sherry Cady, é uma biogeoquímica e especialista em interação de micróbios em sedimentos. Ela também serve como cientista-chefe do Laboratório National Pacific Northwest e de um centro de pesquisas em Richland, em Washington.

selfie da sonda Curiosity em Marte
Auto-retrato da sonda robótica Curiosity inclui uma vista panorâmica de
Yellowknife Bay, na região do Planeta Vermelho conhecida Cratera Gale.
Créditos: NASA / Curiosity 

Ela comentou: "O processo de revisão dessa polêmica publicação foi profundo, com os mais altos padrões de qualidade e veracidade. O manuscrito original foi enviado para cinco juízes experientes e especialistas na área. O papel passou por quatro revisões finais, até que tudo fosse verificado. O documento foi então editado e revisado novamente por mim e pelo editor sênior, Norm Sleep".

"O trabalho de Nora Noffke propõe uma hipótese testável, com base em três linhas de evidência, com imagens que mostram suas particularidades", acrescentou Sherry. "Especialistas na área que desejam esclarecer questões do conteúdo científico de trabalhos publicados na Astrobiology, estão livres para apresentarem suas observações para publicação na revista".

"Desta forma, os cientistas da missão, assim como peritos de todo mundo, podem juntar esforços para contribuir com a ciência de maneira significativa", completou Sherry.

Ao que parece, esse assunto não terá uma conclusão aceita por todos, pelo menos não tão logo.Mas tudo bem, afinal, é assim que a ciência é feita.

Fonte: Space / Astrobiology Magazine / Journal of Astrobiology
Imagens: NASA / JPL-Caltech / MSSS / Curiosity
02/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários:

  1. Marte é o Planeta Terra no Futuro Se Ninguèm Cuidar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marte já é um planeta morto, há muito tempo.

      Excluir
    2. Mateus, o Rêmesson quis dizer que Marte será o planeta Terra do futuro provavelmente porque iremos destruir a Terra e por fim o sobreviventes se mudarão para uma colônia em Marte, isso foi o que entendi.

      Excluir
    3. não nos mudaremos para Marte.. . apenas estamos próximos de tornar este planeta aqui tão inóspito à vida que poderá parecer com qqer outro planeta morto. .. "/
      ainda bem que não tem outro pra irmos estragar também. .. :/

      Excluir
    4. Nobres. Ele disse que a Terra vai ficar igual Marte. Pq ninguem cuida do planeta, só acabam com td. ;D vlw flw

      Excluir
    5. Isso é se nós não morrermos antes.

      Excluir
  2. Auto-retrato da sonda robótica Curiosity:
    A sombra está do mesmo lado do sol?

    ResponderExcluir
  3. Auto-retrato da sonda robótica Curiosity:
    Cadê o braco robótico que ESTARIA segurando a câmera para a self?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto e mais falsa q nota de.4 reais. Povo ja esta perdendo a nocao do ridiculo.

      Excluir
    2. A foto e mais falsa q nota de.4 reais. Povo ja esta perdendo a nocao do ridiculo.

      Excluir
    3. As primeiras são fotos da Curiosity. Mas essa ultima é uma ilustração demonstrativa da Nasa, não é uma foto. As vezes a Nasa monta estas ilustrações para demonstração das sondas.

      Excluir
  4. Auto-retrato da sonda robótica Curiosity:
    Cadê o braco robótico que ESTARIA segurando a câmera para a self?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio, a sonda achou um espelho! Falando sério, a sonda tira diversas fotos em pequenas partes que vão sendo tratadas e montadas pela equipe da Curiosity até formar essa foto que original é em resolução muito maior.

      Excluir
    2. Aprendam um pouco sobre como as câmeras da Curiosity funcionam aqui: https://tecnoblog.net/109317/tecnologia-rover-curiosity/

      Excluir
  5. 1° Há um projeto, altamente viável, de colonização de Marte chamado TERRA FORMAÇÃO. Seremos nós o Marcianos. 2° Não há braço do robô ou sombra ou qualquer outra coisa, por quê simplesmente isso não é um foto! É uma representação gráfica do robô! Só isso! KKKK

    ResponderExcluir
  6. Gente, se Marte esta totalmente estéril, o homem poderá chegar ali, sem problema nenhum? Se não tem vida microbiana, o planeta não contaminará ninguém com algum vírus.

    ResponderExcluir
  7. http://www.muconection.com/2015/04/vida-microbiana-em-marte.html

    ResponderExcluir
  8. Acredito que há vida em Marte bem naqueles canais imensos onde os fortes ventos não passam, também na sua geleira glacial e mais no subsolo do.planeta onde t os ventos não tormentam... Só acho! Em fim, de qualquer fotma se não houver, nas luas de Júpiter e ou Saturno com certaza há, até mesmo nesses grandes planetas do sista pode haver vida, ainda não foi pesquisado com mais afinco

    ResponderExcluir
  9. Acredito que há vida em Marte bem naqueles canais imensos onde os fortes ventos não passam, também na sua geleira glacial e mais no subsolo do.planeta onde t os ventos não tormentam... Só acho! Em fim, de qualquer fotma se não houver, nas luas de Júpiter e ou Saturno com certaza há, até mesmo nesses grandes planetas do sista pode haver vida, ainda não foi pesquisado com mais afinco

    ResponderExcluir
  10. Acredito que há vida em Marte bem naqueles canais imensos onde os fortes ventos não passam, também na sua geleira glacial e mais no subsolo do.planeta onde t os ventos não tormentam... Só acho! Em fim, de qualquer fotma se não houver, nas luas de Júpiter e ou Saturno com certaza há, até mesmo nesses grandes planetas do sista pode haver vida, ainda não foi pesquisado com mais afinco

    ResponderExcluir
  11. Acredito que precisamos levar um pouco da vida aqui da Terra para Marte. Nunca se sabe quando poderá ocorrer uma grande catástrofe aqui na Terra, que poderá dizimar toda a vida do nosso planeta. Estamos vulneráveis, de uma hora para outra pode bater um imenso asteroide aqui na Terra e acabar com tudo. Por isso, o quanto antes nós pudermos mandar a vida deste nosso planeta para Marte melhor! Outro problema que poderemos encontrar em Marte será o problema da radiação solar, que lá é muito forte. Isto vai nos obrigar a construir refúgios especiais, ou a procurar ou fazer grandes cavernas, onde as plantas, seres humanos e outros seres vivos possam habitar durante a fase inicial da nossa colonização! Posteriormente, acho que as plantas irão se adaptar mais rápido e começarão a criar uma atmosfera em volta daquele planeta. Acho que as regiões perto dos polos de Marte podem ter água em seu subsolo, e poderá ser aproveitada pelos primeiros e corajosos habitantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ponto de vista é bastante interessante Norton! Boa explicação! Abraços da equipe!

      Excluir
    2. mas se a terra realmente fosse destruída, o sistema solar ia mudar drasticamente por causa da orbita dos planetas a volta do sol. Cada planeta exerce um força sobre o outro formando assim a orbita que neste momento o sistema solar se encontra. caso um planta do sistema solar seja destruído tudos os outros podem perder a sua orbita e ir pelo mesmo caminho

      Excluir
    3. Também, concordo mais primeiro teriamos que torna marte um planeta semelhante a Terra, poderiamos pegar alguns dos gases da agua que tem em Urano e levar para marte, e caso de fato a água começasse a aparecer por lá ai já daria pra fazer isso que vc mecionou e marte seria mais um território nosso.

      Excluir
  12. é ainda mais fácil terraformatar a Terra novamente. .. eliminar uns 2 terços da população. .. mudar o sistema político econômico. .. e continuar aqui no paraíso! !
    ops. ..
    pensando bem é mais fácil ir pra outro planeta. .. hehehe ;)

    ResponderExcluir
  13. mesmo que fosse possível chegar a Marte, as condições de vida seriam inexistentes devido a distancia do sol,temperaturas ,condições da atmosfera e duração do dia e noite, que são maiores

    ResponderExcluir
  14. mesmo que fosse possível chegar a Marte, as condições de vida seriam inexistentes devido a distancia do sol,temperaturas ,condições da atmosfera e duração do dia e noite, que são maiores

    ResponderExcluir
  15. estas evidências estão parecendo aqueles sacos de dinheiro encontrados com políticos corruptos, em vez de questionarem as provas questionam o método que usaram para obtê-las... e assim as evidências perdem sua validade e a humanidade caminha... ��������

    ResponderExcluir
  16. Acho que a humanidade está muito longe de conhecer os contornos reais da existência da toda a vida espalhada pelo cosmos... Será o planeta marte realmente um planeta morto? Terá venho vida numa outra densidade de matéria? Nós esquecemos sempre de que apos o Big bang foram criados dois estados da matéria conhecidos como matéria e anti matéria, Aquilo que a ciência diz é que um estado anula o outro... mas será que isso aconteceu mesmo? Será possível que se tenham misturado? Haverá um cosmos paralelo a este constituído por anti matéria? Ou será que estas minha questões são efetivamente um monte de besteiras e eu não entendo realmente nada disto? Seá lá o que for todos os cientistas teem o dever de trabalhar sobre questões por mais estranhas que possam parecer por vezes a natureza pode surpreender e levar-nos para realidades paranormais chamemos-lhe assim

    ResponderExcluir