Tudo sobre o Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015

Tudo sobre o Eclipse Solar Total de 20 de março de 2015
O eclipse poderá ser visto no Brasil? Qual será o horário? 


Preparem-se! O Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015 já está chegando, e por isso, preparamos essa matéria especial para você tirar todas as suas dúvidas sobre esse belíssimo fenômeno natural, que ocorre quando a Lua oculta todo o disco solar e projeta sua sombra aqui na Terra. Se você chegou aqui com dúvidas sobre o Eclipse Solar do dia 20 de março, não se preocupe: essa matéria vai te ajudar a entender tudo sobre o fenômeno.


Como acontece um Eclipse Solar?

Diferente do eclipse lunar, que é quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua, o eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, em um alinhamento que faz com que a sombra da Lua seja projetada na Terra. Veja na imagem abaixo a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar:

diferença entre eclipse solar e eclipse lunar


Que horas acontece o Eclipse Solar do dia 20 de março?

animação do eclipse solar total do dia 20 de março de 2015Como foi dito anteriormente, o Eclipse Solar Total acontecerá no próximo dia 20 de março de 2015, e começa às 07h41 UTC, terminando às 11h50 UTC.





O Eclipse Solar Total do dia 20 de março será visível no Brasil?

Infelizmente não. Veja que o Eclipse Solar começará às 07h41 UTC, ou seja, 04h41 pelo horário de Brasília. Nesse momento, o Sol ainda não terá nascido na América, e além disso, a sombra do eclipse será projetada no extremo do hemisfério norte. Mas não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site!


De onde o Eclipse Solar Total poderá ser visto?

A totalidade do eclipse solar do dia 20 de março só poderá ser vista nas Ilhas Faroé e em Svalbard, território norueguês no Mar da Gronelândia, porém, o Eclipse Solar será visto parcialmente em toda a Europa, norte da África, Oriente Médio e noroeste da Ásia. Veja na figura abaixo qual a porcentagem do disco solar que será eclipsado de acordo com cada localidade:

visibilidade do eclipse solar total do dia 20 de março de 2015
Porcentagem (%) da ocultação do disco solar depende de cada região. A visibilidade do eclipse depende também de condições climáticas favoráveis. Créditos: TimeandDate / tradução, edição: Richard Cardial

Em Lisboa, Portugal, o Eclipse Solar será visto parcialmente, e terá início às 07h59 no horário local, com o máximo às 09h01 e o término às 10h09. Para saber o horário que o eclipse poderá ser visto em cada localidade, clique aqui.





Transmissão ao vivo

Como de costume, o site Galeria do Meteorito vai disponibilizar a cobertura completa do Eclipse Solar Total do dia 20 de março de 2015, que será feita a partir das Ilhas Faroé, e você poderá acompanhar a totalidade desse eclipse solar no conforto de sua casa, no escritório, ou em qualquer outro lugar! Além disso, teremos ainda uma transmissão ao vivo das auroras boreais. Você não pode perder!

ASSISTA AO VIVO - ECLIPSE SOLAR 2015

Curta nossa página do Facebook, assim você garante que não vai perder esse ou qualquer outro evento astronômico!


E atenção! Nunca olhe diretamente para o Sol sem uma proteção adequada. Essa pratica pode levar a cegueira parcial. E o mais importante: nunca aponte para o Sol um instrumento ótico como binóculos ou telescópios, pois isso é altamente perigoso, e pode causar cegueira permanente.

Bons céus à todos!







04/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. eu vi pelo stellarium e vi que vai ser visivel a partir das 7:44 da manhã aqui no brasil mas so ira cobrir 20 % do sol e ira terminar as 12.50

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keven, tudo bem?!!

      Desculpe, mas acredito que alguma coisa errada aconteceu. O eclipse realmente não será visível no Brasil, uma pena.... mas a transmissão ao vivo vai ser show!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Não disponível no Brasil? culpa do PT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. ..
      é bem isso. .. vão dizer que foi um apagão da Dilma. .. huashyashuas. . :P

      Excluir
  3. Com certeza, vou ficar atento; Não é sempre que, acontece, um espetáculo como tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza José Wilson! Valerá muito a pena! Nós sempre disponibilizamos transmissões ao vivo aqui em nosso site, e com o Eclipse Solar 2015 não será diferente. Um grande abraço, e obrigado pela participação!

      Excluir
  4. Pois é tá ruim até pra ver eclipse no Brasil. Coincidencia ou não, na Bulgária ele irá ser visível. Só falta descobrirem que o Sol é uma estrela vermelha. Daí eu me enforco ou me atiro em um precipício.
    Ninguém merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi "fora do ar"! Isso não depende da nossa vontade.

      Excluir
  5. Hoje por volta de 12 horas em praia de Mauá Magé RJ o professor da classe da minha filha. Tirou uma foto. Que já está no meu facebook.

    ResponderExcluir
  6. Aaaiiii que triste que não poderemos ver aqui no Brasil...poxa.....será que nunca vou ver um eclipse na vida?? Mas por sorte tenho esse site.....acompanho esse site há bastante tempo, as matérias são super bem explicadas .......Parabéns, o site é maravilhoso ! Adoro astronomia ! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Bárbara! É muito gratificante saber disso! Muito obrigado mesmo! Conte sempre conosco. Um grande abraço!

      Excluir
  7. Agradeço muito o cuidado em destacar a visibilidade do evento em Portugal.
    Abraço, e continuação do bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Márcio. Nós é que agradecemos nossos leitores lusitanos! Muito obrigado novamente, e um grande abraço Márcio!

      Excluir
  8. Gostaria de saber quando foi o ultimo eclipse solar visto no Brasil e quando será o próximo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario,
      O ultimo eclipse solar visto no Brasil, foi em 03 de novembro de 1994. Em São Paulo, por exemplo, cobriu quase que 90% do sol.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. nossa !
    mais quando foi o ultimo eclipse solar total visivel no brasil

    ResponderExcluir
  11. Eu aconteceu o eclipse lunar,mais perdi de ter visto,eu quero saber se vai ter eclipse solar em 2015?

    ResponderExcluir
  12. Por favor: meus filhos precisam fazer um trabalho escolar e a busca na internet está confusa: 1 - quando foi o último eclipse solar no Brasil ( total e parcial ) e quando será o próximo.
    2 - melhor local de observação do último e próximo eclipse.

    ResponderExcluir