Explosões solares não dão trégua, e situação já preocupa cientistas

http://www.galeriadometeorito.com/2015/03/explosoes-solares-nao-dao-tregua-e.html
As explosões solares estão incessantes...

As erupções solares continuam, e já vão para o quinto dia consecutivo. Como informamos aqui em nosso site no último dia 9, a mancha solar AR2297 havia produzido uma grande explosão, que causou um blecaute de rádio no lado diurno do planeta [mancha solar AR2297 produz maior explosão até o momento].

E como os meteorologistas espaciais haviam previsto, a mancha solar AR2297 não para de causar explosões e Ejeções de Massa Coronal (EMC). Nos dias 09 e 10 de março, a Terra recebeu novas ondas de radiação provenientes de outra grande explosão de classe M5, o que causou novos apagões de rádio de baixa frequência sobre o Pacífico Sul. Imagens feitas pelo Observatório Solar Dynamics da NASA registraram o momento que a explosão solar aconteceu, liberando UV extremo para o espaço:

explosão solar mancha AR2297
Explosão solar registrada pelo Observatório Solar Dynamics, no dia 10 de março de 2015 às 00h11 UTC.
Créditos: NASA / SDO         /         Clique na imagem para ampliar

Os coronógrafos SOHO registraram ainda várias Ejeções de Massa Coronal emergindo do local da explosão. A massa de plasma está viajando longe da linha entre a Terra e o Sol, portanto não devemos esperar um impacto direto, mas os meteorologistas já adiantam: a Terra deve enfrentar uma tempestade geomagnética de nível G1 entre os dias 12 e 13 de março.




A mancha solar responsável por essas explosões e ejeções está quase ficando de frente para a Terra, e se tamanha atividade continuar com a mesma intensidade, a Terra poderá receber um impacto direto de uma EMC nos próximos dias.




A mancha solar que está chamando tanta atenção é conhecida como AR2297. Ela é tão grande que pode até ser vista em fotos feitas por câmeras caseiras. O astrônomo amador John Chumack conseguiu registrar a mancha gigantesca na coroa solar. Como ele mesmo disse, "parece uma gigante tartaruga do mar". Ele utilizou um telescópio solar em seu quintal, em Ohio, nos EUA, no último dia 9 de março.

mancha solar ar2297
Mancha solar AR2297 registrada pleo astrônomo amador John Chumack, nos EUA.
Créditos: John Chumack

Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol, principalmente se estiver usando algum instrumento ótico sem a devida proteção. Isso pode causar cegueira permanente!




A mancha solar AR2297 abriga energia suficiente para poderosas explosões magnéticas. Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de novas explosões solares de classe M para as próximas 48 horas, e 10% de chance de explosões de classe X, as mais poderosas.

ATUALIZAÇÃO - 11 de março às 17h50

A mancha solar AR2297 produziu mais uma grande explosão solar, dessa vez foi de classe X2 (que são os tipos mais potentes de flares). Essa explosão ocorreu às 16h22 UTC (13h22 pelo horário de Brasília), causando interrupções de rádio e perturbações magnéticas no lado diurno do planeta. Pelo tamanho da explosão, é de se esperar que ela seja seguida de uma forte EMC. Estamos aguardando imagens atualizadas do coronógrafo SOHO para confirmar essa suspeita.

ATUALIZAÇÃO - 12 de março às 17h30

Várias Ejeções de Massa Coronal menores foram lançadas para o espaço, e devem atingir a Terra de raspão entre hoje (quinta-feira) e sábado, dia 14 de março. Como é possível observar através do monitoramento do Sol (HMI Continuum) , a mancha solar AR2297 acaba de ficar de frente com a Terra. Os próximos 2 dias são os mais críticos, pois qualquer EMC será direcionada diretamente para a Terra. Levando em conta o nosso campo magnético um tanto enfraquecido das recentes EMCs, podemos considerar essa situação como "delicada".

Traremos mais informações a qualquer momento.





Fonte: NOAA / SWPC / NASA / Spaceweather
Imagens: NOAA / SOHO / John Chumack
11/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. fudeu!!!!pode queimar a tv, o rádio, mas se queimar meu modem e meu PC eu ñ vou te perdoar Sol......

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh.... o Sol...... Ahhhh... mulheres. Quando começam a ter manchas e explodirem... vixi! Vou ter que ir ao paraguay comprar outro Samsung. Alguém aí traduz manual em chinês??? Se o Sol mandar uma língua de elétrons pra cá eu juro que boto um saco nele pra não espirrar mais.

    ResponderExcluir
  3. O Sol é uma gigantesca bola de gás incandescente que transforma o seu gás hidrogênio em gás hélio usando a fusão nuclear, ocasionada pelas altas temperaturas encontradas em seu interior. Nesta fusão, 4 átomos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio, liberando assim uma grande quantidade de energia. É o mesmo processo das bombas de hidrogênio inventadas pelo homem.
    O Sol libera luz, calor, radiação, ondas, raios e diversas partículas que escapam para o espaço sideral formando uma espécie de vento solar, que dá origem à Heliosfera Solar. A heliosfera é uma espécie de plasma luminoso que envolve todo o Sistema Solar e nos protege dos Raios Cósmicos, vindos do espaço exterior. Ao viajar pelo espaço, o Sol carrega todos os seus planetas e demais mundos que o orbitam, numa velocidade de cerca de 230 quilômetros por segundo. Isto quer dizer que, a um segundo atrás, todos nós estávamos a cerca de uns 230 quilômetros de distância!
    A luz do Sol demora cerca de 8 minutos apenas para chegar na Terra, isto quer dizer que a distância da Terra até o Sol é de 8 minutos-luz, ou seja, cerca de 150 milhôes de quilômetros!
    O papel do Sol para o nosso planeta é muito importante, pois dependemos dele e vivemos em harmonia com a sua luz e suas partículas do Vento Solar. Suas explosões e manchas solares indicam apenas que o Sol já está se transformando, e quem sabe já esteja se preparando para se transformar, numa estrela supernova! isto vai fazer com que ele aumente de tamanho, destrua a Terra e alcance o Planeta Marte. Mas, este processo ainda vai demorar um pouco, o que vai dar tempo de sobra para a uma pequena parte da espécie humana se mudar da Terra para outros mundo do Universo, como o Cinturão de Asteroides e as luas do Planeta Júpiter. É lógico que só vai dar para ir uma pequena parte da humanidade e assim mesmo as pessoas que estiverem bem preparadas e estiverem dentro dos planos da NASA e de outras agências espaciais! Acredito que alguns projetos particulares, de companhias bilionárias, também já estão sendo preparados e planejados.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, alguém saberia me informar quantas explosões solares tivemos até agora em 2015? Eu sei que ano passado tivemos pelo menos uma por mês...

    ResponderExcluir
  5. https://www.facebook.com/TransicaoPlanetariaAsVerdadesEscondidas/?fref=ts

    ResponderExcluir