Tudo sobre o Eclipse Lunar Total e Lua de Sangue de 04 de abril de 2015

lua de sangue abril 2015
Que horas será o eclipse do dia 4 de abril? O que é Lua de Sangue? Será visível no Brasil?


No próximo dia 04 de abril teremos o primeiro Eclipse Lunar Total (Lua de Sangue) de 2015. Esse evento pertence a Tétrade de eclipses, que são quatro eclipses lunares seguidos. E pra tirar a dúvida e esclarecer tudo sobre esse grande evento, preparamos essa matéria especial. Confira!


Como acontece um eclipse lunar?

diferença de eclipse lunar para eclipse solar
Um eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, e com isso, o nosso planeta projeta uma sombra no nosso satélite natural. Essa sombra pode ser vista a partir de algumas regiões do nosso planeta, que é onde o eclipse é visível. Como a órbita da Lua é ligeiramente inclinada em relação a trajetória do Sol no céu, a Lua quase sempre passa abaixo ou acima da sombra projetada pela Terra, por isso os eclipses lunares não acontecem em todas as luas cheias.



O Eclipse Lunar do dia 04 de abril vai ser visível no Brasil? Qual horário?

O Eclipse Lunar Total de 4 de abril de 2015 será visível no oeste da América do Norte, no Pacífico, leste da Ásia, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, o Eclipse Lunar do dia 04 de abril será visível parcialmente. Já no extremo leste do Brasil (Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, entre outros), o eclipse não será visível.

visibilidade eclipse lunar 4 de abril de 2015
Áreas escuras não poderão observar o eclipse lunar de abril de 2015
Créditos: NASA

O eclipse lunar total do dia 4 de abril de 2015 terá início às 10h15 UTC e término às 13h44 UTC, e a totalidade do eclipse terá duração de 4 minutos e 43 segundos. O eclipse parcial terá início às 09h01 UTC (06h00 pelo horário de Brasília), e término às 14h58 UTC (11h58 pelo horário de Brasília).


Lua de Sangue do dia 04 de abril de 2015: o que isso significa?

Algumas vezes a Lua passa pela penumbra dessa sombra projetada pela Terra, o que chamamos de Eclipse Lunar Penumbral, evento quase imperceptível, pois a Lua ganha apenas um leve sombreado. Às vezes a Lua chega a passar um pouco pela sombra central, o que chamamos de Eclipse Lunar Parcial, porém, o mais raro de todos é o Eclipse Lunar Total, que também é chamado de Lua de Sangue. Na verdade, esse apelido "Lua de Sangue" não é correto, pois a Lua só ganha a coloração avermelhada em alguns casos imprevisíveis. Portanto, seria correto chamar um eclipse lunar total de Lua de Sangue apenas se ele já aconteceu, e realmente teve a famosa coloração avermelhada.


Transmissão ao vivo

Como de costume, você poderá assistir aqui mesmo em nosso site a transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total no dia 04 de abril.



A Tétrade de Eclipses Lunares

Um Eclipse Lunar Total já é um evento raro por si só, mas o que torna esse eclipse do dia 04 de abril ainda mais especial é o fato dele fazer parte de uma tétrade de eclipses, que é quando quatro eclipses lunares totais acontecem seguidos (evento conhecido popularmente como quatro Luas de Sangue). A última vez que uma série de eclipses lunares totais aconteceu em sequência foi em 2003 e 2004, e apenas mais sete sequências como essa acontecerão no século atual.

O primeiro eclipse dessa tétrade aconteceu no dia 15 de abril de 2014, o segundo no dia 08 de outubro de 2014, o terceiro acontece agora, e o último será no dia 28 de setembro de 2015.




Os Eclipses Lunares Totais, ou Luas de Sangue (como são conhecidos), são vistos como eventos de má-sorte ou são correlacionados com catástrofes globais, etc... porém, trata-se apenas de um evento astronômico natural, cuja beleza é o único ingrediente para que ele seja visto com grandeza e esplendor.



Fonte: Galeria do Meteorito / Wikipedia / vercalendario / NASA
Imagens: (capa-ilustração) / Galeria do Meteorito / NASA
01/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Pois é... 2015 não está sendo bonzinho para nós... Até finalzinho de 2018 não teremos eclipses no Brasil, não teremos cometas no Brasil. Até os corpos celestes querem ficar longe do que está acontecendo de ruim por aqui. Ahhh... e aquelas luzinhas em Ceres? Notícias nunca mais? Acho que a Terra é um planeta do qual a vida está sob olhares exobiológicos de estágio probatório supervisionado. E se um dia formos reprovados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sonda Dawn ainda está se aproximando de Ceres. Devido ao sistema de propulsão iônica, a sonda está fazendo um movimento de aproximação em espiral, por isso a demora. Mas, na metade desse mês ela irá alcançar a primeira posição de estudos e começará a fazer as primeiras fotos em alta definição.

      Excluir
  2. Mais um belíssimo evento que não será visível do Brasil. Mas, agradeço ao galeria do meteorito por mostrar as transmissões ao vivo mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conte sempre conosco, afinal, o Galeria do Meteorito é pioneiro em transmissões astronômicas ao vivo! E nós é que agradecemos pelo nosso público! Um grande abraço, e obrigado Luiz Júnior!

      Excluir
    2. e uma pena que não e visivel no ceará queria tanto observar aqui quase nunca acontece evento astronomico :(

      Excluir
    3. e uma pena que não e visivel no ceará queria tanto observar aqui quase nunca acontece evento astronomico :(

      Excluir
  3. Sério ? Nem um estadinho do Brasil vai ver ? :(
    Ainda bem q que o site terá Transmissão Ao Vivo Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. Sério ? Nem um estadinho do Brasil vai ver ? :(
    Ainda bem q que o site terá Transmissão Ao Vivo Obrigado !

    ResponderExcluir
  5. Quatro eclipse lunar para ser visto nos quatro cantos do mundo,compreensão cientifica e espiritual convergindo numa realidade onde idiotas lideram cegos, politicos e religiosos podem suprimir tais sinais no céu,mas o advento retorno do messias NÃO,assim como ascendeu ele voltará para redimir essa dimensão das inteligencias caidas que impõe a humanidade a uma escravidão cultural e espiritual

    ResponderExcluir
  6. q pena q no brasil vaiser visivel queria tanto ver seria minha primeira vez sera q colocaram na internete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ulisses Lima. Aqui mesmo em nosso site haverá a transmissão ao vivo do eclipse lunar total. Um grande abraço!

      Excluir
  7. Mateus 24:29 29Imediatamente após o tormento daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; e as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão estremecidos. 30 Então surgirá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do homem chegando nas nuvens do céu com poder e majestosa glória. … As Profecias estão se cumprindo Jesus está voltando Ora vem senhor Jesus....

    ResponderExcluir
  8. Se não for possível ver a transmissão ao vivo,vcs irão disponibilizar um vídeo depois??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane! Tudo bem?!

      Sim, iremos disponibilizar a reprise posteriormente.

      Um grande abraço!

      Excluir