AO VIVO: asteroide Ícaro em sua máxima aproximação com a Terra (reprise)

asteroide Icaro - ao vivo
Você já ouviu falar em Ícaro? 


O asteroide 1566 Ícaro fará sua máxima aproximação com a Terra nesse dia 16 de junho de 2015, passando a apenas 8 milhões de km do nosso planeta, e você poderá acompanhar tudo isso aqui em nosso site!

Prepare a pipoca e junte-se a nós para assistir a transmissão ao vivo, que mostrará o asteroide Ícaro visto através de telescópios, uma cortesia do Projeto Slooh. Além disso, Ícaro é um dos asteroides mais conhecidos e famosos no meio científico, e assim como seu homônimo da mitologia grega, ele pode se meter em encrenca por se aproximar muito do Sol...

Transmissão ao vivo do asteroide Ícaro (reprise)

A transmissão ao vivo do asteroide Ícaro em sua máxima aproximação com a Terra ocorreu no dia 16 de junho de 2015 às 18h00 pelo horário de Brasília (21:00 UTC). A reprise está disponível logo abaixo.


E FIQUEM LIGADOS - ainda hoje (16 de junho) acontece um raríssimo evento astronômico no céu, e Júpiter promete um espetáculo. Confira clicando aqui!



O asteroide Ícaro é muito estranho

Desde sua descoberta, em 1949, o asteroide Ícaro chama a atenção de todos por conta de sua órbita altamente alongada. Durante seu periélio (ponto mais próximo do Sol), Ícaro chega a ficar mais próximo do Sol do que Mercúrio, em um encontro íntimo e perigoso com nossa estrela mãe.

órbita do asteroide Icaro
Órbita do asteroide Ícaro e sua posição no dia 16 de junho de 2015.
Créditos: NASA / JPL




O asteroide Ícaro também se aproxima da Terra em intervalos de 9, 19 ou 38 anos. A última aproximação que o asteroide Ícaro fez com a Terra foi 1996, quando passou a quase quarenta distâncias lunares (40 vezes a distância média entre a Terra e a Lua). Dessa vez, a máxima aproximação de Ícaro, que ocorre nesse dia 16 de junho de 2015, fará com que essa grande rocha espacial chegue a 21 distâncias lunares, sendo uma das maiores aproximações do asteroide Ícaro das últimas décadas.


Podemos ver o asteroide Ícaro a olho nu?

Infelizmente não é possível observar o asteroide Ícaro a olho nu, e mesmo com binóculos e telescópios, ainda é muito difícil observá-lo. Já os grandes telescópios, como aquele utilizado em nossas transmissões, têm ampliação suficiente para detectar o brilho tênue desse asteroide.


Projeto Icarus e a salvação do mundo

Em 1967, o professor Paul Sandorff do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts) deu aos seus alunos a tarefa de elaborar um plano para destruir o asteroide Ícaro caso ele estivesse em rota de colisão com a Terra. Esse plano ganhou fama mundial, e é lembrado até hoje, ficando conhecido como Projeto Icarus. Revistas e jornais importantes divulgaram o artigo; os alunos escreveram um livro sobre o assunto; e foi lançado um filme latino-americano de ficção científica inspirado em toda essa história, chamado Meteoro, produzido e filmado no Brasil. O asteroide Ícaro, além de diferente, é inspirador...





Imagens: (capa-ilustração /Galeria do Meteorito) / Slooh / NASA / JPL
15/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. E deixa-se de transmitir assim de qualquer maneira....SO BAD...

    ResponderExcluir
  2. Tem como nos dar mais informações sobre o filme "Meteoro"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais informações na Wikipedia, veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteoro_(2007)

      Excluir
  3. Se ele caisse no meu quintal ficava Rico!

    ResponderExcluir
  4. E verdade que existe misseis nucelestes apontados para icaro caso se aproxime muito serão detonados

    ResponderExcluir