AO VIVO: Ocultação de Urano pela Lua promete um grande espetáculo no céu (reprise)

Lua oculta planeta Urano no céu
É uma rara oportunidade de observar o longínquo planeta Urano!

Nesse dia 11 de junho de 2015, a Lua passará na frente de um planeta distante, e isso poderá ser observado daqui da Terra!


Urano, o segundo planeta mais longínquo do Sistema Solar será ocultado pela Lua, e você poderá assistir a esse grande evento aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh.

Infelizmente, esse grande evento astronômico não poderá ser visto em todo o planeta. A ocultação lunar de Urano começa às 17h51 e termina às 18h51 pelo horário de Brasília, ou seja, não será visível do Brasil, uma vez que a Lua só nascerá às 02h40 do dia 12 de junho. Esse evento também não será visível a partir de Portugal. Por outro lado, observadores na Nova Zelândia, no leste da Austrália, e em partes do Pacífico Sul verão o planeta Urano passar por trás da Lua, que está em sua fase minguante. E é justamente na Austrália que localiza-se localiza-se o telescópio responsável pela transmissão.

Em Adelaide, na Austrália, Urano passa por trás do nosso satélite natural às 18:49 UTC, logo após seu nascer, emergindo da parte escura da Lua minguante às 19:57 UTC. Em Sydney, na Austrália, a ocultação começa às 19:01 UTC e termina às 20:17 UTC.


Transmissão ao vivo - Lua ocultando o planeta Urano (reprise)

A transmissão ao vivo da ocultação de Urano pela Lua ocorreu no dia 11 de junho, às 16h00 BRT (19:00 UTC). A reprise já está disponível!




Encontre Urano facilmente em qualquer lugar do planeta

Se você não se encontra na Austrália ou na Nova Zelândia, não desanime, afinal de contas, você ainda terá a oportunidade de observar o planeta Urano. Por ser um objeto de brilho fraco, é muito difícil encontrá-lo no céu noturno, mas agora que temos a Lua como nosso guia, será muito mais fácil!

Observadores de outras localidades não tão privilegiadas pra esse evento, como nas Américas, na Europa e na Ásia, por exemplo, verão Urano perto da Lua minguante. Não importa onde você esteja no mundo. você poderá ver Urano próximo da Lua minguante assim que ela nascer ao leste, no dia 12 de junho após as 03h00 no seu horário local. Urano não está visível a olho nu, mas apenas com pequenos telescópios ou binóculos já é possível avistá-lo no céu noturno durante essa época.

Urano visível no céu próximo da Lua 2015
Região leste do céu ante do amanhecer do dia 12 de junho de 2015, com o planeta Urano próximo da Lua.
Créditos: STELLARIUM / Richard Cardial / Galeria do Meteorito

Não perca a oportunidade de contemplar um planeta tão distante, que por conta de sua posição próxima da Lua, está (muito) mais fácil de ser localizado. Bons céus e boas observações a todos!




Imagens: (capa-ilustração / Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Richard Cardial / Galeria do Meteorito
Créditos: Slooh
10/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário