Sonda New Horizon registra 'Coração' em Plutão, e mostra que está de volta ao trabalho!

coração em Plutão - sonda New Horizons
Plutão parece estar de "coração aberto" para o grande encontro com a New Horizons!


Essa bela imagem foi feita no dia 7 de julho, quando a sonda New Horizons estava a apenas 8 milhões de km de Plutão. E logo se destaca um formato bastante peculiar na superfície do planeta-anão.

O "Coração Brilhante" tem cerca 2.000 km de largura, disseram funcionários da NASA. À sua esquerda encontra-se uma mancha escura de 3.000 km ao longo do equador de Plutão, que os cientistas da missão estão chamando de "A Baleia".




Plutão deverá ganhar uma aparência mais nítida a cada dia, conforme a sonda New Horizons se aproxima do planeta-anão mais famoso do Sistema Solar. No dia 14 de julho de 2015, a sonda New Horizons fará uma aproximação histórica, em um sobrevoo a apenas 12.500 quilômetros da superfície de Plutão.

"A próxima imagem que registrarmos dessa região, teremos uma resolução cerca de 500 vezes melhor dessa que vemos agora", disse Jeff Moore, líder da parte de geologia, geofísica e imageamento da missão New Horizons. "Será incrível!"




A equipe da New Horizons recebeu a nova foto na manhã do dia 8 de julho, 4,5 horas após os dados serem enviados pela sonda (4,5 horas é o tempo que leva para os dados e comunicações viajarem da nave espacial para a Terra, uma vez que ambos estão separados a uma distância de aproximadamente 4,8 bilhões de km.

Plutão - imagem colorida
Imagem feita pela sonda New Horizons no dia 7 de julho de 2015 mostra Plutão e uma forma de coração em sua superfície.
Créditos: NASA / SWRI         Clique na imagem para ampliar

A imagem é a primeira a chegar na Terra desde sábado (dia 4 de julho), quando a New Horizons sofreu uma falha breve, entrando em modo de segurança. Agora a sonda nos mostra que está de volta, e já recomeçou suas operações científicas programadas, dando início a uma sequência de observações que levará nove dias.


"A Baleia" também pôde ser vista em imagens coloridas de Plutão feitas pela New Horizons entre os dias 27 de junho e 3 de julho. O mapa também revela uma característica brilhante, à escala de 320 km em forma de um anel alongado, logo acima da "cauda da baleia".

Plutão - foto colorida
Mapa de Plutão feito com imagens tiradas pela New Horizons entre 27 de junho e 3 de julho de 2015,
mostra regiões diversas, incluindo "A Baleia", a mancha escura alongada à esquerda.
Créditos: NASA / SWRI

A região com aparência de anel assemelha-se a crateras de impacto e vulcões ativos vistos em outros corpos do Sistema Solar, mas os cientistas da missão vão esperar por imagens mais detalhadas antes de começar a fazer interpretações mais sérias, disseram funcionários da NASA.




E é com a belíssima imagem do "coração" de Plutão que a sonda começa sua grande e tão esperada aproximação. Ao que parece, Plutão está de braços abertos para nós!



Fonte: NASA / Space
Imagens: NASA / SWRI
09/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Aí Plutãozinho: É nóis na fita! Ops.... sonda! Isso é que é eficiência humana: um lixozinho espacial
    a 4 900 000 000km de nossas cabeças!! Nem tu escapou da nossa curiosidade em forma de
    lentes enlatadas no melhor estilo SAMSUNG.

    ResponderExcluir
  2. Ansioso pra ver Plutão de "pertinho"...

    ResponderExcluir
  3. Oh meu Deus, um sonho meu sendo realizado ! Parece bobeira, mas é um pequeno sonho sendo realizado. Gosto de Astronomia desde os meus 7 anos de idade (atualmente tenho 22) e eu SEMPRE SONHAVA em ver fotos do Sr. Plutão. Eu ganhava muitos livros sobre astronomia e sempre ficava triste, porque não havia fotos dele. Eu era uma criança né gente, então isso me incomodava. Eu via fotos de todos os planetas, menos de Plutão. Eu sonhava, sonhava e sonhava com fotos REAIS DELE. Essas novas fotos da New Horizons estão me deixando muito FELIZ !!!!!! Foram anos e anos desejando ver uma foto desse mundinho tão misterioso ! LINDO PLUTÃO !!!!!!! VOU SALVAR A FOTO EM MEU COMPUTADOR COM MUITA FELICIDADE !!!! E Plutão nos trouxe surpresas hem? E esse coração aí, hem? Espetacular !!!!!! Plutão me surpreendeu ! E QUE VENHA DIA 14 !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos muito ansiosos Bárbara! O dia 14 de julho de 2015 vai entrar pra história da Astronomia! E já podemos antecipar aqui que estamos preparando uma matéria especial, com transmissão ao vivo! Aguardem! Um grande abraço à todos!

      Excluir
  4. Pois é... é empolgante pensar que finalmente uma sonda feita pela humanidade finalmente está chegando lá, naquele planetinha, nos confins do sistema solar.
    Só seria ainda melhor, se tivesse um alien lá para dar um tchauzinho no momento que a sonda cruzasse a órbita do planeta. kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Não sei se há possibilidade e energia disponível, mas a próxima parada poderia ser Éris.

    ResponderExcluir
  6. Mais isso não é coração, é a cabeça do Pluto, cachorro do Mickey

    ResponderExcluir