Stephen Hawking anuncia incrível projeto de busca por civilização alienígena inteligente: o maior que a humanidade já viu!

Stephen Hawking anuncia o maior projeto de busca por vida inteligente fora da terra
Será que vamos finalmente encontrar vida (inteligente) fora da Terra?

O famoso físico teórico Stephen Hawking anunciou o lançamento de um novo projeto de US$ 100 milhões de dólares (mais de R$300 milhões de reais) para buscar uma civilização alienígena e trazer resultados em no máximo 10 anos, utilizando as melhores mentes do mundo.

Financiado pelo bilionário da tecnologia russo, Yuri Milner, a iniciativa denominada "Breakthrough Listen" (algo como Avanço da Escuta em português) fará uma busca sem precedentes, na tentativa de encontrar os famosos extraterrestres, ou melhor, uma verdadeira civilização alienígena inteligente, através de grandes telescópios de rádio. Frank Drake, o pai do instituto SETI (Busca por Inteligência Extraterrestre) começou a caça por transmissões e sinais extraterrestres com o "Projeto Ozma" em 1960, e também estava junto com Stephen Hawking e outros grandes astrônomos no pronunciamento sobre o novo projeto.




"Em algum lugar do cosmos, talvez, a vida inteligente pode estar vendo as nossas luzes, conscientes do que elas significam", disse Stephen Hawking. "Ou será que nossas luzes vagam num cosmo sem vida, anunciando que aqui, em uma rocha, o universo descobriu sua existência? De qualquer maneira, não há dúvida maior, e é hora de nos comprometermos a encontrar a resposta, e procurar vida fora da Terra", completou. "Nós estamos vivos. Somos inteligente. Temos de saber."

Stephen Hawking
O britânico Stephen Hawking é cosmólogo, físico teórico, e um dos mais consagrados nomes da ciência moderna.
Hoje ele ocupa o posto de professor lucasiano emérito da universidade de Cambridge,
posição já ocupada por grandes nomes da ciência como Isaac Newton.
Créditos: Wikimedia Commons

O Observatório de Lick na Califórnia e seu Observatório Automático Caçador de Planetas também serão usados no projeto Breakthrough Listen, para iniciar a maior e mais profunda busca por transmissões a laser, disseram os pesquisadores. "A comunicação feita através de laser está ficando cada vez mais comum, e possíveis civilizações extraterrestres também devem ter notado isso. Portanto, pode haver algum tipo de internet universal, que não funciona com cabos ou fibra ótica, mas sim com laser", comentou o veterano Geoff Marcy, profesor de astronomia da Universidade da Califórnia.

De acordo com o projeto Breakthrough Listen, esta será a maior pesquisa científica pela busca de vida inteligente já feita na história da humanidade, e irá cobrir uma parte 10 vezes maior do céu do que os programas anteriores, monitorando 5 vezes mais o espectro de rádio, 100 mais rápido e mais eficiente.




Breakthrough Listen é apenas a primeira metade da missão, que se for bem sucedida, será seguida da segunda metade, que chamará Breakthroug Message (algo como Avanço da Mensagem), que será composta de uma competição internacional para compilar uma mensagem global que um dia será transmitida para outra civilização. A competição distribuirá 1 milhão de dólares em prêmios, e como disse Ann Druyan, co-fundadora e CEO dos Estúdios Cosmos, e viúva do grande astrônomo Carl Sagan, "mesmo que não enviemos mensagem alguma para o espaço, o ato de criar uma mensagem elaborada o suficiente para que seja compreendida por outras civilizações inteligentes pode ser transformador".

Green Bank Telescope
Telescópio Green Bank, no Observatório nacional de Rádio Astronomia, West Virginia, um dos
três telescópios que serão usados no maior projeto de busca por vida alienígena inteligente.
Créditos: Wikimedia Commons 

O projeto Breakthrough Listen utilizará dados observacionais do Telescópio Green Bank, em West Virginia, e do Telescópio Parkes em New South Wales, na Austrália. O público será convidado para participar do projeto SETI @ Home, um grande software caçador de inteligência extraterrestre que opera desde 1999, a fim de alavancar o poder de busca, uma vez que computadores distribuídos em diversas partes do mundo, conectados à internet participam dessa grande caçada.




Uma coisa é certa: dentro e alguns anos, possivelmente em menos de uma década, teremos informações que podem revolucionar a forma como vemos o Universo. Não importa qual será a resposta pra essa grande dúvida... se uma civilização extraterrestre avançada for detectada ou não, os resultados serão igualmente impressionantes!






Fonte: DSpace
Imagens: (capa-ilustração / Richard Cardial / Galeria do Meteorito) / Wikimedia Commons
22/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Stephen Hawking e os Russos..... aaaaaaaiiiiiiiii.... no mínimo irão sintetizar um wormhole para servir de passagem para visitinhas. Daí os ETs irão olhar bem pro Hawking e pros russos... e dirão:
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A humanidade é isso???????
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Õ Sr. "Fora da Casinha" - isso eles já fazem, é uma questão tão certa das coisas que eles sabem que fazemos que o ridículo passa a ser buscado nas respostas espirituais, pois tenho certeza de que você não ri dos animais por eles não falarem, não escreverem e serem tão rudimentares, porém vc sabe que pode se comunicar com eles, e dentro dessa ideia o mesmo pode acontecer em relação aos ETs conosco, podem certeiramente se comunicar e nos ensinar muitas coisas, e uma delas é saber que fazemos parte de uma família estelar universal e que bilhões de planetas com vida estão por aqui há muito tempo, e nós também estamos aqui há muito tempo, não só na Terra, mas na Constelação do Cocheiro, no planeta Capela e muitos outros que já ensaiamos moradias há milhares de anos, basta estudar e estudar mais um pouquinho e confortavelmente dentro da linha UFO e reencarnação tem milhares de boas respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisamos dos ETs para aprender a se comportar? ? /:

      Excluir
    2. Aparentemente precisamos de uma razão que nos torne um só, uma família de novo, nos torne iguais, nos faça se comportar como uma espécie, onde um protege o outro, pois sabe que em algum lugar do universo existem outros que se cuidam. Precisamos de um exemplo, e na minha opinião, eles seriam os exemplos perfeitos. Diferenças religiosas, governamentais, étnicas, nada disso vai importar quando percebermos que fazemos parte de um sistema, só assim vamos perceber que somos uma espécie, de um planeta no meio de muitas espécies com seus próprios planetas.

      Excluir
  3. Oh ho pessoal do galeria obrigado, quando eu vi que o Drake estava envolvido no projeto , tive que mandar aquele e mail, pois essa matéria não podia faltar aqui nesse site que é o melhor do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cadú! Nós é que agradecemos pelo prestígio! Um grande abraço e bons céus! :)

      Excluir
  4. Só eu que acho que a busca por vida inteligente fora do nosso planeta (caso ela seja realmente encontrada, lógico) pode representar um grande perigo para nossa sobrevivência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Eu também partilho essa ideia. Penso que o envio de todas as nossas informações na voyeur1 foi um erro que parte do mesmo.
      Mas repare...se é o próprio Hawking a referenciar isso, então está tudo dito.

      Excluir
  5. acho que é o contrário. .. provavelmente será um grande perigo para as outras formas de vida que descobrirmos. .. rss
    aja visto o que fazemos por aqui. ..
    se eles forem inteligentes, continuarão escondidos! ! ;)

    ResponderExcluir
  6. Estamos na torcida para novas informações!

    ResponderExcluir
  7. para que gastar dinheiro ja existe ufologos pessoas que tem contato com seres, muitas pessoas ja sabem que não estamos sozinhos no universo eu proprio ja vi muitos ovnis, ele visitam a terra todos os dias.Os governos deveriam falar com ufologos,mas não falam porque não são famosos kkkk estou desiludido

    ResponderExcluir
  8. Pra quem não acredita minhas sinceras condolências,afinal é o típico ser humano pré histórico que só sobrevive e se preocupa com as coisas fúteis da vida,meu conselho tire o cabresto da ignorância e abra sua mente pra evoluir.
    Óbvio q eles já nos visitam oq esses gênios vão fazer é trazer provas concretas da existência de extraterrestres, oq grandes ufologos fazem mas a mídia sufoca dizendo o contrário.quen vai né negar se os cientistas provarem a existência deles?nao acredito q os ets queiram destruir nossa raça ou a terra,se quisessem já teriam feito pois nos visitam desde a pré história e há relatos nas pinturas rupestres disso,acho q não entraram em contato formalmente por alguma lei q rege o universo e que desconhecemos,esses caras quando aparecerem acho q vão é ajudar pq imagina a tecnologia q eles não possuem,podem nos ajudar com a cura de doenças das quais não temos cura,problemas ambientais irreparáveis,tecnologias q vão facilitar ainda mais nossa vida e etc.o ser humano é muito burro em pensar o oposto.

    ResponderExcluir
  9. Oque devemos fazer é investir em projetos que garantem o futuro da humanida em hipótese alguma devemos fornece nossa presença aos Aliens pois encontro entre póssiveis civilizações pode resultar em Confitos, e atualmente não estammos muito preparados para lidar com isso, o que devemos fazer é investir em projetos que incetivam a Colonização e a Construção de Mega Estruturas, como devemos aprender a controlar elementos no universo para que possamos aprender a criar Terras.

    ResponderExcluir