Explosão solar é seguida de intensa Ejeção de Massa Coronal no dia 19 de julho

atividade solar
Como anda a atividade solar?


Após vários dias de calmaria, a atividade solar deu seu "ar da graça". Uma explosão solar desprendeu um grande filamento magnético no hemisfério sul do Sol no último dia 19 de julho de 2015, às 07:00 UTC, arremessando parte desse filamento para o espaço.




Câmeras do Observatório Solar e Heliosférico registraram a Ejeção de Massa Coronal (EMC) e parte do material solar sendo ejetado para o espaço. Confira:


Embora pareça que a EMC tenha engolido Mercúrio (ponto brilhante a direita), isso não foi o que aconteceu. O planeta mais interno do Sistema Solar está passando por trás do Sol a milhões de quilômetros de distância do caminho feito pela EMC.




Por outro lado, o nosso planeta quase estava na linha de fogo. Modelos feitos por computador sugeriam que a EMC poderia atingir o campo magnético terrestre de raspão durante as primeiras horas do dia 23 de julho, o que provocaria auroras polares e uma possível tempestade geomagnética, cuja intensidade ainda era incerta.




Meteorologistas espaciais da NOAA estimaram uma chance de 20% para tempestades geomagnéticas para dia 23 de julho, porém, um estudo mais detalhado diminuiu a chance para apenas 1%, e em uma escala que vai de 1 a 5, sendo que 1 é fraco e 5 é severo, as chances de um apagão de rádio para os próximos dias ficou em 2. Novas previsões são feitas a todo momento, e em breve traremos mais informações.



Fonte: Spaceweather / NOAA
Imagens: (capa-SDO / NASA) SOHO
21/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: