É verdade que Marte vai ficar gigante no céu no dia 27 de agosto?

Marte do tamanho da Lua em agosto
Várias postagens nas redes sociais estão dizendo que Marte vai ficar do tamanho da Lua, mas isso é verdade? 


Como mostra em nossa imagem de capa, podemos ver o planeta Marte quase tão grande quanto a Lua, e são fotos como essa que estão tomando conta da internet... mas nem precisa ser um perito em fotografia ou edição de imagem para perceber que a foto é uma montagem muito mal feita, assim como mostra a imagem abaixo, que é uma outra versão da lenda urbana que vem sendo disseminada pela internet:

Marte gigante no céu em agosto de 2015

O que era pra ser o Planeta Vermelho, é apenas uma versão avermelhada da Lua, e os "editores" nem se deram o trabalho de remover as famosas características da superfície lunar.

E como se não bastasse, junto com essas fotos podemos ler em letras garrafais a seguinte frase: "No dia 27 de agosto de 2015, exatamente à 00:30, Lua e Marte estarão lado a lado iluminando o céu noturno". E o hoax vai ainda mais longe, dizendo que isso só acontecerá novamente em 2287!




Segundo a revista Business Insider, o responsável pelo post, Joseph Ayoub, teria recebido milhares de mensagens desde começou a divulgar o mito, que já conseguiu mais de meio milhão de compartilhamentos, 19.000 comentários e 140.000 curtidas. Mas apesar da bela imagem, quem é que não gostaria de ver Marte com esse tamanho no céu noturno? Seria impressionante, mas não custa repetir: isso não é verdade!


De onde vem o mito de 'Marte gigante no céu'?

Tudo começou em 2003, quando Marte realmente fez uma grande aproximação com a Terra: a maior dos últimos 60.000 anos! Naquele ano, Marte pode ser visto com clareza no céu, mas claro, não com a aquela visão divulgada nos posts mentirosos, mas sim um pouco maior do que o de costume, mais brilhante e mais fácil de ser encontrado no céu, como mostra na imagem abaixo:

Grande aproximação de Marte em 2003
Marte em Agosto de 2003, durante sua máxima aproximação dos últimos 60.000 anos. Veja que o Planeta Vermelho
não tinha o tamanho da Lua, assim como não terá na sua próxima aproximação histórica em 2287.
Créditos: John Nemy / Carol Legate / NASA

De fato, a próxima aproximação histórica que Marte fará com a Terra será em 2287, mas podemos ver na imagem acima como será sua aparência nos céus.




"Além disso, se Marte chegasse tão próximo da Terra a ponto de ter seu tamanho parecido com o da Lua, sua gravidade a órbita da Terra, e teríamos uma alteração nas marés, com ondas gigantescas", comentou a NASA em uma publicação oficial. E mesmo com a grande aproximação histórica em 2003, Marte não ficou tão grande assim, e nenhuma onda gigante varreu os litorais naquele ano...


Quando ocorre a máxima aproximação de Marte com a Terra?

O perigeu (máxima aproximação com a Terra) de Marte acontece em média a cada 26 meses, e está relacionado com a posição do planeta Terra e com o Planeta Vermelho durante suas trajetórias em torno do Sol. [confira a lista dos principais eventos astronômicos]

Quando Marte está em seu ponto mais próximo com a Terra, as agências espaciais aproveitam para lançar suas sondas pra lá, assim, os custos ficam mais baixos, e o tempo até chegar em Marte é significativamente mais curto:


  • 2001 - Mars Odyssey
  • 2003 - Mars Exploration Rovers 
  • 2005 - Mars Reconnaissance Orbiter
  • 2007 - Mars Phoenix Lander
  • 2009 - (nenhuma missão)
  • 2011: - Mars Science Laboratory/Curiosity Rover
  • 2013: - MAVEN


Portanto, não precisamos nos preocupar com ondas devastadoras ou com terremotos mortais. Aliás, no dia 27 de agosto de 2015 Marte nem sequer estará visível no céu noturno, pois ele se contra muito próximo do Sol, perto de Vênus, bem longe da Lua daquele dia...






Fonte: BusinessInsider / NASA / Mars Exploration
Imagens: (capa-divulgação) / John Nemy / Carol Legate / NASA
24/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. adorei galeria do meteorito sendo destaque como sempre , mas como o povo mente tanto na astronomia não sei o que eles ganham com isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. visualizações à suas propagandas, e com isso dinheiro.

      Excluir
  2. Quem tem experiência no assunto sabe muito bem que isso é um grande mito, até porque como dito na matéria, Marte teria que estar muito próximo da Terra, e isso perturbaria a órbita da Terra, e sentiríamos isso com uma grande agitação nos mares.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. M...ma...mar...maci... marcianos... e...e...e...eu te...te...te...te...tenho...nho car...car...c...car...ne de se...se...se...segun....segun....segunda t...tá???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Como tem gente sem noção neste país!!!!!! Ainda acreditam em um mito das cavernas???

    ResponderExcluir
  5. E só pra isso que o povo imventa, só mentiras e enganação sobe o que se passa no espaço.

    ResponderExcluir
  6. pergunta a terceira imagem de cima para baixo é de quando marte se aproximou da terra ao maximo em 2003???

    ResponderExcluir