Filamento de plasma se desprende do Sol, e pode pegar a Terra de raspão no dia 07 de setembro

filamento de plasma se desprende do Sol
Uma EMC pode estar vindo em direção a Terra


Um filamento magnético localizado no hemisfério sul do Sol entrou em erupção nas últimas horas do dia 04 de setembro, e pode ter arremessado uma potente Ejeção de Massa Coronal (EMA) na direção da Terra. Podemos verificar uma quantidade grande de plasma escuro se afastando do local da explosão em um vídeo registrado pelo Observatório Solar Dynamics da NASA, o SDO:


O plasma que podemos ver no vídeo da SDO se desencadeou em uma Ejeção de Massa Coronal que se desprendeu do Sol nas primeiras horas do dia 05 de setembro. Apesar da grande EMC não ter sido dirigida completamente na direção da Terra, ela pode golpear o campo magnético do nosso planeta de raspão no dia 07 de setembro, o que poderia resultar em interferências de radio comunicação e claro, belas auroras polares.

Apesar das explosões solares representarem um risco para satélites e outros tipos de tecnologia moderna, elas não representam nenhum perigo para a vida em si.




Os meteorologistas da NOAA ainda estão estudando e modelando o evento para refinar uma previsão oficial. Fiquem atentos para mais informações a qualquer momento.

ATUALIZAÇÃO - 07/09 às 11h51

A Ejeção de Massa Coronal (EMC) que ocorreu no dia 04 de setembro provavelmente não atingirá a Terra. A primeira análise feita pelos especialistas sugeriu que a Terra poderia ser atingida de raspão nos dias 7 e 8, porém, modelos mais detalhados reduziram as chances de impacto.

Segundo meteorologistas do clima espacial da NOAA, há uma chance de 35% de tempestades geomagnéticas para o dia de hoje (07 de agosto), 25% para o dia 08 e 15% para o dia 09.




Fonte: NOAA / Spaceweather / NASA
Imagens: (capa-NASA/SDO) SDO / SOHO / NASA
06/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Mas que falhou tudo - luz, computadores, telemóveis e telefones fixos, máquinas de multibanco - lá isso falhou ;)

    ResponderExcluir
  2. Alô cumadi Josefina? Sabe da última? O amante da vizinha fez cirurgia de mudança se s... PPPPPPFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
    FFFFFFFFFFFFFF VVVVZZZZZZZZZZZ PPPPFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF
    FFFFFFFFFFFF VVVZZZZZZZZ

    Windows:
    A illegal exception 0F occurred in Voice IP Skype. This program closed. Save your works
    an reboot Windows. Reboot in 5...4...3...2...1..0

    ResponderExcluir