Tempestade geomagnética pode acontecer entre os dias 02 e 03 de novembro

atividade solar - tempestade no início de novembro de 2015
Como anda a atividade solar?


Meteorologistas espaciais afirmam ser quase certo que haverá uma intensa tempestade geomagnética, e a NOAA já estimou que as chances são de 90%. O pico dessa atividade deve ocorrer entre os dias 2 e 3 de novembro, quando é esperado o impacto de uma grande rajada de vento solar na magnetosfera terrestre.

E não é só isso: os especialistas do clima espacial acreditam que os ventos solares podem atingir a velocidade de 800 km por segundo, o que não é muito comum.




Os especialistas da NOAA calculam que no dia 02 de novembro, podem ocorrer tempestades geomagnéticas de classe G3 (severa), e no dia 03 de novembro, é esperada uma tempestade geomagnética de classe G2 (moderada).; A escala que representa a intensidade das tempestades geomagnéticas vai de G1 (menor) até G5 (extrema).




Se a previsão estiver correta, entre segunda e terça-feira podem ocorrer apagões de rádio e problemas intermitentes no sistema de posicionamento global (GPS). Tempestades solares como essa, apesar de intensas, não oferecem riscos significativos para a nossa tecnologia. Por outro lado, um outro fenômeno pode chamar a atenção no início desse mês...


A gigantesca mancha solar AR2443

Uma mancha solar está chamando a atenção aqui na Terra, principalmente pelo fato dela ter quadruplicado de tamanho em apenas dois dias! Seu tamanho no dia 01 de novembro era de incríveis 175.000 km.

mancha solar AR2443
Mancha solar AR2443 e seu tamanho comparado com a Terra. Imagem feita em 01 de novembro.
Créditos: Philippe Tosi

A mancha solar monstruosa tem mais de 12 núcleos escuros, alguns do tamanho de um continente, e outras maiores até do que a Terra. Suas dimensões a tornam um alvo fácil para observação do Sol com telescópios munidos de filtros especiais! Até mesmo em fotografias é possível capturar essa grande mancha.




E como já era de se esperar, a mancha solar AR2443 tem um grande potencial explosivo. Seu complexo campo magnético "beta-gamma-delta" possui energia suficiente para criar grandes explosões solares de classe X, e levando em consideração a rotação do Sol que está colocando a mancha AR2443 cada vez mais direcionada para a Terra, isso poderia resultar em fortes tempestades geomagnéticas nos próximos dias.

ATUALIZAÇÃO - 02/NOV às 14h40

Segundo os meteorologistas espaciais da NOAA, a tempestade geomagnética de classe G3 está mesmo a caminho, e deve ocorrer hoje, dia 02 de novembro. Observadores localizados próximos dos pólos devem ter a chance de avistar belíssimas auroras polares nos próximos dias. Para o dia 03 de novembro, a previsão de tempestade geomagnética de classe G2 ainda permanece.






Créditos: NOAA / Spaceweather
Imagens: (capa-divulgação) / Philippe Tosi
02/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Scotty! Teletransporte-me! Adorei a reportagem sobre o Sol e suas tempestades tempestuosas. Vocês poderiam providenciar um dicionariozinho sobre algumas coisas? A origem de nomes como "beta gama delta" ou "AR 2443" (número que eu me recuso atender por ser de minha sogra).

    ResponderExcluir