Meteorito pode ter caído na costa leste dos EUA - caçadores já estão à procura!

meteorito pode ter caído nos EUA
Grande bola de fogo risca os céus de toda a costa leste dos EUA e do Canadá!

Meteoritos atingem a Terra o tempo todo. De acordo com uma estimativa otimista, cerca de 5 rochas espaciais de 1 kg (cada uma) cai em algum lugar sobre a superfície do nosso planeta... A CADA DIA! E claro, nós amantes do espaço temos um desejo incontrolável de ver uma dessas rochas espaciais rasgar a atmosfera do nosso planeta. É visceral, inesperado e surpreendente! Quando algo assim acontece, parece que entendemos melhor a dimensão de tudo... e foi exatamente isso que aconteceu na costa leste dos Estados Unidos e do Canadá no último dia 30 de janeiro.

Observadores do sul do Canadá à Carolina do Norte presenciaram um bólido (bola de fogo) muito brilhante, por volta das 18h16 EST. Era sábado à noite, e o clima em grande parte dessa região estava agradável, com temperaturas amenas, o que motivou muita gente sair de casa... e provavelmente, quem viu o fenômeno, não se arrependeu de estar na rua.

queda de meteorito na costa leste dos EUA
Mapa mostra os locais onde houveram relatos de avistamento
da grande bola de fogo, no dia 30 de janeiro de 2016.
Créditos: Dirk Ross / LunarMeteoriteHunters

Dave Wilton, um observador situado em Pittsburgh, viu quatro ou cinco fragmentos de vários tamanhos bem antes da grande bola de fogo, que segundo ele, tinha uma magnitude de aproximadamente -10. O piloto Mike Grossman capturou o flash de fogo quando estava prestes a pousar a aeronave em Newark, New Jersey, EUA:


Alexander Salvador também conseguiu registrar o fenômeno através de sua câmera instalada no painel de seu automóvel, quando chegava em Falls Church, na Virginia:


Radares eletrônicos também registraram oa bola de fogo. O observador Rob Matson rastreou cinco ecos de radar, e a estação sísmica USGS, na Pennsylvania, registrou o momento conturbado em que o objeto penetrou a atmosfera da Terra.

A grande bola de fogo pôde ser vista a partir de toda a costa leste dos EUA, e também em toda a costa sudeste do Canadá. O evento surpreendeu muita gente! Com isso, os caçadores de meteoritos já estão indo em direção aos prováveis locais de queda, pois acredita-se que a rocha tenha resistido a entrada na atmosfera, e provavelmente alguns meteoritos estão prestes a serem encontrados.




"Os ecos de radar mostram que ele tenha caído a cerca de 8 km a oeste-noroeste de Chaneysville, Pennsylvania", diz Rob Matson. "Trata-se de uma área densamente florestada, infelizmente, embora alguns meteoritos talvez tenham caído um pouco mais a oeste."

Uma equipe de pesquisadores já está na área, buscando os fragmentos que provavelmente estão por lá. Será que em breve teremos mais um famoso espécime que ganhará lugar nas prateleiras de colecionadores de meteoritos?







Imagens: (capa-divulgação) / Dirk Ross / LunarMeteoriteHunters / Mike Grosman / Alexander Salvador
02/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Já vi um cair bem perto de mim,caiu na propriedade de um vizinho, era uma bola de fogo +- como os braços fechados em arco,iluminou vários metros e apagou à 1,5m antes de tocar o solo ou a água, pois é um terreno com banhados, deixando um cheiro muito forte

    ResponderExcluir