Cientistas criam escudo de invisibilidade para proteger a Terra de invasão extraterrestre

escudo de invisibilidade pra Terra
Segundo cientistas, a raça humana poderia sair perdendo caso alguma civilização extraterrestre avançada nos encontrasse...


Vamos falar de ironia. Numa época em que cientistas trabalham duro para encontrar vida fora da Terra, alguns astrônomos da Universidade de Columbia estão criando uma forma de evitar que outras civilizações consigam nos encontrar.

O professor David M. Kipping e o estudante Alex Teachey publicaram um estudo dizendo que lasers poderiam ser usados como uma espécie de "escudo de invisibilidade" para que possíveis civilizações extraterrestres não consigam nos avistar.

Ao direcionar feixes de laser na direção de um exoplaneta capaz de abrigar vida, e portanto, civilizações avançadas, poderíamos compensar a pequena queda de luz que ocorre quando um planeta passa na frente de sua estrela. Para entender como esse processo funcionaria, primeiramente vamos ver como nós detectamos planetas que orbitam outras estrelas:

Transito Planetário
Animação simula como é a queda de brilho durante um trânsito planetário.
Créditos: Exoplanet / Deeg / Garrido

A técnica ilustrada acima não é a única forma de detecção de exoplanetas, mas é uma delas. Se colocarmos a Terra no lugar do exoplaneta, e o exoplaneta como o local em que as observações estão sendo feitas, bastaria um feixe de luz no ângulo certo, com a intensidade certa, e no momento certo para que a Terra passasse despercebida, e a ínfima queda de brilho não pudesse ser detectada.




"É surpreendentemente possível fazer isso", diz Alex. "Poderíamos fazer agora mesmo. Nós temos a tecnologia necessária."


Por que esconder a Terra de civilizações extraterrestres?

Em primeiro lugar, não sabemos se realmente existe vida fora da Terra, e tampouco sabemos se essa vida poderia ser complexa ou avançada, porém, caso exista, há uma grande chance de sermos subjugados em um encontro hipotético. Segundo o renomado físico Dr. Stephen Hawking, uma civilização alienígena avançada poderia acabar com a vida na Terra, sobretudo, com a raça humana, assim como nós podemos destruir facilmente uma gigantesca colônia de formigas.

O instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence / Busca por Inteligência Extraterrestre) tem o intuito de fazer justamente o que seu nome sugere: encontrar vida inteligente fora da Terra, e pra isso são emitidos diversos sinais de laser e de rádio para que, talvez, alguém possa nos escutar e tomar ciência de nossa existência. Mas mesmo dentro do instituto SETI há uma grande preocupação.

district 9
Cena do filme District 9, que relata a interação entre extraterrestres e humanos de uma forma muito incomum, 
onde os humanos se tornam hostis a uma raça alienígena refugiada.
Créditos: District 9 / divulgação

O desejo de encontrar vida inteligente fora da Terra bate de frente com a necessidade de se evitar contato com civilizações extraterrestres hostis. Segundo vários cientistas, expor o nosso planeta e a nossa existência é algo preocupante.




A proposta apresentada por Alex e David é uma possível solução para esse problema. De acordo com o estudo deles, publicado no editorial mensal da Royal Astronomical Society, um laser de 30 megawatt funcionando por 10 horas, uma vez por ano, seria suficiente para esconder a queda da luz visível. A energia perdida nesse processo é equivalente ao gasto de 70 residências por um ano. Mas nem todos acreditam que o plano dê certo.



Pode não dar certo...

Segundo a Dra. Meg Urry, diretora do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Yale, o plano é "factível, porém inútil."

"Isso só funcionaria se os hipotéticos alienígenas utilizassem uma tecnologia exatamente como a nossa", comentou a Dra. Meg. "Teríamos que mirar o laser para todos os planetas, ou seja, milhares deles."

Ela diz ainda que quaisquer civilizações extraterrestre capazes de nos detectar seria, provavelmente, muito mais avançada do que a nossa, portanto, deveria utilizar uma tecnologia equivalente.

civilização alienígena avançada
Ilustração de exoplaneta habitado por civilização alienígena avançada.
Créditos: Ancient Code / divulgação

Já para o Dr. Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto SETI, na Califórnia, o plano pode não apenas não funcionar, mas também produzir efeitos negativos. "Se existem civilizações alienígenas que já têm ciência da existência do planeta Terra, por conta da queda de brilho durante seu trânsito, a ausência dessa queda repentina (por conta dos lasers) chamaria ainda mais a atenção para o nosso planeta", comentou o Dr. Seth. Seria como dizer "algo está acontecendo aqui".




Por conta de tantas possibilidades, o Dr. David e o estudante Alex disseram que não são a favor ou contra a implantação dos "lasers de invisibilidade", mas que apenas apresentaram uma proposta que poderia funcionar. "Nós apresentamos o projeto, e agora está nas mãos de todos a decisão se devemos ou não utilizá-lo."






Fonte: HuffPost
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / Exoplanet / Deeg / Garrido / District 9 / divulgação / Ancient Code / Alex Teachey
06/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários:

  1. Irônico mesmo!!! Pois ao invés de se preocupar com supostos ataques alienígenas ( fato que nunca ocorreu ) O Seria melhor o ser humano se tentar se defender de si mesmo. Pois é o único ser que conhecemos que destrói tudo a sua volta por ganância!!! E ainda como esses senhores citados usam ou tentam usar a tecnologia e o aprendizado em coisas que não trazem nenhum benefício para a humanidade!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tá certo! Eles deviam é estar na internet, criticando o que desconhecem, como o nobre Fernando Ss.

      Excluir
  2. Sr Anderson Lara. Em momento algum pedi a sua opinião !!! Não lhe conheço e nem faço questão disso!! Uma pessoa que se diz tão " entendida" sobre o assunto faltou o básico: Educação!!! Ao invés de agir como um ser irracional VC poderia expor sua opinião provando o contrário!!! Aprenda a respeitar a opinião dos outros!!! Afinal esse site não é visitado só por "Doutores" como o Senhor que acham que sabem de tudo!!! Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ao invés de falar de ironia, talvez o termo certo seria "ridículo". Se uma civilização inteligente existe lá fora, o que eu acredito que sim, não será esta a forma que irão usar para detectar vida em outro lugar. Maneira burra essa de achar que tudo que façamos, inventamos ou pensamos será igual a que os "outros" farão.

    ResponderExcluir
  4. ISSO PRA MIM É PERDER TEMPO E DINHEIRO COM TAL TECNOLOGIA. SE EXISTE , E EU ACREDITO, VIDA LÁ FORA, ELES JÁ NOS ACHARAM A MUITO TEMPO. VAMOS VOLTAR NOSSOS ESFORÇOS E NOSSA TECNOLOGIA PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM, O NOSSO MUNDO ESTÁ UM CAOS, AQUECIMENTO GLOBAL, POLUIÇÃO, FOME, VIOLÊNCIA, TEMOS QUE PREPARAR NOSSA CASA PARA RECEBER BEM AS VISITAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse aqui, aquecimento global não existe, não é embasado em fatos científicos e sim pseudociência de interesses econômicos e políticos.

      Excluir
    2. Em quais pesquisas vc baseia-se que o aquecimento global é pseudociencia e de interesses economicos e politicos? Espero que não sejam em vídeos sobre teorias da conspiração que circulam pelo youtube ;) Você vai encontrar 1 milhão de pesquisas que dizem que o aquecimento global é REAL, mas apenas 1 que diz que é MENTIRA. As pesquisas sobre o aquecimento global baseiam-se principalmente no... AQUECIMENTO GLOBAL!! (nossa serio isso?!) A maior prova do aquecimento global, meu caro, vc deve estar sentindo nesse momento, é claro se vc tiver um corpo humano que sente calor e frio e é ela: A cada ano os verões estão mais quentes e os inverno mais frios. A prova disso é que em 2016 estamos tendo o verão mais quente de todos os tempos, e o inverno mais frio, estes recordes são quebrados a cada ano. Mas é claro, os vídeos sobre teorias da conspiração do youtube tem mais razão do que o discernimento de calor ou frio, não é mesmo?

      Excluir
    3. Se o aquecimento fosse global, não deveríamos estar batendo recordes de frio ao mesmo tempo que em outras regiões do planeta bate recorde de calor.

      Excluir
    4. é exatamente por isso que é global, meu amigo, onde estiver calor, vai estar mais calor do que jamais esteve, e onde estiver frio mais frio do que jamais esteve.

      Excluir
    5. Concordo com Mario Farias, há muito a se fazer pra acabar com o caos criado por ganância dos poderosos, temos que nos salvar deles primeiro.

      Excluir
    6. Com uma sala, potencial e os elementos necessários... A maioria das coisas que questionamos, podem ser recriadas em escala reduzida, basta querer, ter tempo para estudar e replicar seu aprendizado no seu estudo. Não adianta ficar horas pesquisando, achar algo que corresponde ser válido e não colocar em prova. Parem de enganar vocês mesmo, não utilizem o conhecimento alheio como atributo para seus dizeres. Analise, questione e prove, para que outros possam tentar te questionar futuramente. Unknown, cria sua mini sociedade, viva nela. Será tão bom para você, quanto para os outros. Só assim você conseguirá fugir dos poderes globais do seu governo.

      Excluir
  5. tem que ter cuidado com esses Ets se por acaso alguma espécie de alién com tecnologia mais avançada que a gente nos descobrissem estariamos fudidos, seriamos escravizados e os ets fariam o que bem quiser com a gente, teriamos o mesmo destino que alguns seres tiveram ao entrarem em contato com nossa civilização , todo cuidado é pouco, e em hipótese alguma podemos chamar a atenção deles para visitar o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  6. Eu estava lendo um livro chamado "A Paz Indesejável", é um livro que documenta todo Relatório Iron Mountain. É um relatório feito a partir de uma tentativa de descobrir qual o meio mais efetivo para manter a unidade das massas, manter o cabresto. E descobriram que a melhor maneira é criando inimigos, mesmo que bode expiatórios. Mas se o inimigo for real, fabricar esse inimigo poderia ser custoso e o inimigo até poderia revidar. Foram trabalhando em cima disso, até que chegaram a conclusão de que a melhor maneira seria criar bodes expiatórios fictícios ou imaginários e abstratos, pois sendo assim seria perfeito, pois poderiam usar a abusar desse inimigo imaginário sem correr o risco desse inimigo revidar, já que não existe, sendo um mecanismo perfeito de controle de massas. Quais foram os inimigos escolhidos? A primeira hipótese seria criar uma falsa ameaça de invasão alienígena, não interessa se eles viriam ou não, a chave da questão não é essa, se não vierem melhor ainda, dai podem prorrogarem indefinidamente a chegada dos invasores, mantendo o controle. Nesse sentido seria até vantagem. Mas como as pessoas naquela época dificilmente acreditariam nessa conversa, inventaram outro terrorismo psicológico: ambientalismo. Interessante é que mais ou menos na época desse relatório é que surgiram as Ongs financiadas a peso de ouro. Hoje em dia eu vejo na TV, essa onda de terrorismo, os mesmos criadores do terrorismo dizendo que combatem o terrorismo, ao mesmo tempo, se reúnem em fóruns de meio ambiente, como COP21. Eu tenho refletido muito sobre esse livro, as vezes o inimigo são os que dizem quererem nos proteger.

    Agora sobre invasão alienígena, eu acho ridículo esses filmes e essas teorias de que o planeta será destruído e haverá uma grande guerra e que a humanidade seria destruída. Seria desperdício de tempo, recursos e vidas alienígenas. Ora, se vocês estudarem o estrategista Sun Tzu, em seu livro "A Arte da Guerra" e também o estrategista italiano comunista Antônio Gramsci, verão que não precisa de violência para escravizar seres humanos, basta usar infiltração, ocupação de espaços e promover uma "revolução cultural" e não armada, a longo prazo seria muito mais efetivo, não precisaria disparar um tiro, daria para reformular toda a cultura humana e voltá-la faravelmente ao dominador, "controlar as mentes e o coração" como dizia Gramsci. Se nós seres humanos já possuímos tal conhecimento, de que a melhor maneira de vencer uma guerra é não lutar, mas sim através da ocupação de espaços, imagina os alienígenas, muito mais avançados nisso. Talvez até estejam entre nós, ou já nos controlam, e nós aqui esperando alguma ameaça chegar, anos luz atrasados, sem entender a estratégia, quando perceber será tarde, para desfazer o estrago na cultura e na mente humana é muito mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vc descreveu um certo partido no Brasil, com táticas bem semelhantes!

      Excluir
    2. Exatamente. .. já estão entre nós é nos controlam exatamente da maneira descrita, a pelo menos 50 anos. .. Plim Plim!! ;)

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Concordo que "plim plim" manipula, tanto q só agora o ParTido nefasto foi desmascarado, tbm nunca antes na história desse país investiu-se tanto em publicidade, plim plim é golpista pq traiu o pacto diabólico de dominação q quase se concretizou!

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Acho que eles também podem ter tido a mesma ideia, ou seja, se esconderam também com o mesmo propósito. O que acham?

    ResponderExcluir
  8. Acho que eles também podem ter tido a mesma ideia, ou seja, se esconderam também com o mesmo propósito. O que acham?

    ResponderExcluir
  9. *******O que você pensa sobre a afirmação de que não existe prova da existência de consciências extraterrestres?
    Eu pensei com estado de espírito de bom humor: "de que planeta pode ter vindo esse cientista, antes de vir para cá?". Entendo que muitas consciências na condição humana em sua essência estão na situação de extraterrestres "desmemoriados". E me recordo do ditado: "conheça a ti mesmo." E penso: nossa origem essencial não é biológica, não é material, intraterrena. Estamos aqui de passagem por um tempo maior ou menor. E como provar? Considero mais complexo até por que para entender esse fenômeno complexo, seria necessário como base compreender vários outros fenômenos mais complexos também, como estudo de fenômenos paranormais: E.F.C.; clarividência; E.Q.Ms; O.L.V.E.; E.V; efeito magrav; e até a própria dessoma (descarte do corpo físico) que contribui para ampliar a noção de universo e de si mesmo. Peço que reflitam sobre tais informações: Youtube: "Documentário E.M. Mentor Extraterrestre. Helena Santana":
    https://www.youtube.com/watch?v=HNTntSfxJbg

    ResponderExcluir
  10. Laser para disfarçar nossa existência contra ataque de extraterrestres? a principio não funcionaria pois estão anos luz a frente em tecnologia, se eles fazem viagens intergaláticas como seremos invisíveis através de lasers, eles os extraterrestres tem que temerem a nós pois nós somos únicos no universo e multiverso que destroem seu semelhantes quem dirá novas civilização vindas do confins do universo e multiverso.

    ResponderExcluir
  11. Quaquaquaqua!
    Antes uma risadinha básica para estes um delírios humanos. .. e não será exatamente por isso que nós não os encontramos? ?
    É muito mais provável que raças alienígenas sejam muito mais desenvolvidas que nós. .. alguns milhões de anos além. .. e com certeza teriam meios mais eficientes de se esconder de seres bárbaros como nós. ..
    Querer nos encontrar é o que "eles" menos querem. .. talvez até venham nos ajudar a se autodestruir!
    Wow! :o

    ResponderExcluir
  12. Estranho enquanto eles tentam buscar vida la fora gastando muito pessoas morrem aos montes aqui.... bem sou a favor de pesquisas espaciais...mas antes uma sociedade devia dar as condiçoes básicas aos seus habitantes....mas eles não entendem que o "verme nunca terá voz perante a bota" se eles nos encontrarem estaremos jogando um dado e torcendo para cair em um numero desejado e se a gente encontra-los coitados pois o ser humano é horrendo sem falar que somos cruéis e uma praga para qualquer mundo....

    ResponderExcluir
  13. Penso que a evolução tecnologica deve acompanhar um tipo de evolução consciencial, senão, acontece a autodestruição, coisa que os humanos estão próximos de conseguir. Então, se há uma civilização capaz de viajar pelas estrelas, ela certamente possui uma conciencia mais elevada do que a dos humanos que só querem dominar e "escravizar". Não há guerra nas estrelas. Pensar como humano é pensar que uma raça alienigena agiria como nós, pois os humanos são assim, e por isso pensam assim. Se uma raça alienigena tivesse algum motivo para destruir nosso planeta, seria por algo muito alem da nossa compreensão e alcance, e só tornaria mais evidente a nossa insignificancia perante a vastidão do universo. A vida humana não está nem perto de ser o topo das importancias do universo. Então, penso que não haja razões para nos preocuparmos com invasão alienigena.

    ResponderExcluir
  14. Vamos falar de ironia. Numa época em que cientistas trabalham duro para encontrar vida fora da Terra, alguns astrônomos da Universidade de Columbia não acham o que fazer a não ser besteira, animalidade e crença no impossível. A humanidade é tão humbigocentrista, vaidosa e gananciosa que acham que os ETs irão invadir especificamente aqui, por que nosso maldito e depravado ego nos põe como raça mais importante da galáxia!!! Vão acghar o que fazer em vez de ficar matutando infantilidades advindas da ficção científica.

    ResponderExcluir
  15. Seria muito mais simples tornar a Terra invisível e usar os mesmos lasers para fazer uma projeção holográfica da Terra fazendo que ela apareça onde não está. Com o uso da tecnologia Bluebeam por exemplo.

    ResponderExcluir
  16. subjugados?mas já não somos?e as religioes que os antigos visitantes incorporaram ao nosso meio para que pudessemos adora-los como Deuses,esta em todas as culturas,organização religiosa,defesa,guerra contra outros povos,chineses,indianos,hebreus,africanos,japoneses,tudo segue um padrao que veio do espaço exterior,ou ainda acreditam em ADAM?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Já para o Dr. Seth Shostak, astrônomo sênior do Instituto SETI, na Califórnia, o plano pode não apenas não funcionar, mas também produzir efeitos negativos. "Se existem civilizações alienígenas que já têm ciência da existência do planeta Terra, por conta da queda de brilho durante seu trânsito, a ausência dessa queda repentina (por conta dos lasers) chamaria ainda mais a atenção para o nosso planeta", comentou o Dr. Seth. Seria como dizer "algo está acontecendo aqui"


    HHAHAHAHAHAHAHA DEPOIS DAS TRAGÉDIAS APOCALÍPTICAS, SUICÍDIOS, ASSASSINATOS, QUEDA DE GOVERNOS, OS REPÓRTERES CONSEGUIRAM CHEGAR AOS ALIENÍGENAS E FIZERAM PERGUNTAS COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA :
    Humanos: PQ VOCÊS INVADIRAM A TERRA?
    Alienígenas: Oi?! COMO ASSIM?? QUEM INVADIU OQ?? NÃO ACHAMOS VOCÊ COM OS LASERS E VIEMOS DE BOA VER, SÓ PRA CER SE ESTAVA TUDO BEM!

    ResponderExcluir
  20. Falta pouco para eu comprar 50 tubos de laser industrial de 100 watts cada pretendo montalos todos juntos formando um super laser de 5000 watts e vou modular seu feixe com códigos binários e vou apontalô para as estrelas cada estrela durante um tempo vou enviar a nossa localização na via láctea e o dna humano é vou ver o que acontece pretendo isso esse ano ainda quando entrar em funcionamento não vou mais desligar até que obtenha uma resposta cansei esperar dos outros

    ResponderExcluir