Aconteceu a maior explosão solar de 2016

explosão solar mais forte de 2016
Como anda a atividade solar?


As grandes manchas solares AR2565 e 2567, citadas aqui em nosso site na matéria da semana passada, entraram em erupção no dia 23 de julho, por duas vezes seguidas, produzindo fortes explosões solares.

A primeira explosão solar de nível M5 ocorreu as 02:11 UTC; a segunda foi ainda mais intensa, chegando ao nível M7.6 às 05:16 UTC. Ambas explosões foram as mais fortes do ano de 2016, até o momento. O observatório Solar Dynamics da NASA registrou o momento das explosões:


Os pulsos de radiação das duas explosões ionizaram o topo da atmosfera da Terra, causando um apagão de ondas curtas de rádio ao longo do Pacífico. Os mapas abaixo mostram (em vermelho) a frequência da radiação e as regiões afetadas:

mapa de blecaute das regiões afetadas
Créditos: NOAA


mapa de blecaute das regiões afetadas
Créditos: NOAA


Operadores de rádio amador, marinheiros e pilotos de aviões notaram as falhas de rádio.




As explosões solares foram muito fortes, e provocaram uma grande Ejeção de Massa Coronal (EMC) que foi lançada para o espaço. A parte principal dessa nuvem de plasma não irá atingir a Terra, no entanto, o nosso planeta pode sofrer um golpe de raspão das partes mais externas dessa grande nuvem. Meteorologistas espaciais da NOAA emitiram um alerta de tempestades geomagnéticas para o dia 26 de julho (próxima terça-feira).




Apesar do alerta de tempestade geomagnética ter sido para o dia 26 de julho, a Terra já está enfrentando uma tempestade de classe G1 (baixa) neste exato momento, conforme o nosso planeta passa através de uma corrente de vento solar. Tanto a pequena tempestade geomagnética quanto aquela esperada para o dia 26, ambas não apresentam risco para a nossa tecnologia. Os efeitos mais esperados são as belíssimas auroras polares, especialmente no hemisfério sul onde o céu de inverno favorece a visibilidade.

Traremos mais informações a qualquer momento.




Imagens: (capa-NASA/SOHO) / SDO / NOAA
25/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Nossa sorte aqui no Brasil, é que estávamos no lado contrário, no Youtube, o canal Space Videos estava transmitindo ao vivo essas EMC's.

    ResponderExcluir
  2. Coincidência ou não, tenho placas solares fotovoltaicas de geração de energia elétrica em casa e são monitoras. Do dia 24/07 para cá, o sistema tem batido recordes de geração diárias. A média era de 6KWh dia e subiu para 7KWh dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q placas vc tem? Como mede? Eu tenho placas solares mas acho que não são boas.

      Excluir
    2. Q placas vc tem? Como mede? Eu tenho placas solares mas acho que não são boas.

      Excluir