O Sol está prestes a engolir um cometa!

o Sol vai engolir um cometa
Venha acompanhar o mergulho mortal de um cometa super brilhante!

Ninguém estava procurando por ele, mas de repente lá está um cometa indo em direção ao Sol, e olha que não é um objeto pequeno e de pouco brilho...

A bola de gelo está condenada, e apareceu nesse dia 03 de agosto nas imagens do Observatório Solar e Heliosferico (SOHO):


"Este é um dos mais brilhantes cometas rasantes do tipo Kreutz que temos visto ao longo dos últimos 21 anos. É impressionante!", diz Karl Battams do Laboratório de Pesquisa Naval em Washington DC, nos EUA.

Cometas rasantes Kreutz são fragmentos de um cometa gigante que se quebrou em vários pedaços a muitos séculos atrás.Eles ganharam o nome "Kreutz" em homenagem ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz, que os estudou em detalhes no século 19.





Os cometas Kreutz desintegram-se ao colidirem com o Sol, e isso acontece quase todos os dias, porém a maior parte desses cometas tem apenas alguns metros de diâmetro, o que os tornam invisíveis. Ocasionalmente, um fragmento maior como esse acaba chamando a atenção de todos.




O cometa está vaporizando vigorosamente, e acredita-se que ele não deve sobreviver por muito mais tempo.

Para acompanhar sua evolução (e seu fim), basta acessar as imagens de monitoramento solar dos instrumentos Lasco C3 e Lasco C2. E não perca tempo, pois apesar de super brilhante, esse cometa não deve durar muito tempo...

ATUALIZAÇÃO - 04 de agosto às 15h26 BRT

Nas primeiras horas de hoje, o grande cometa se chocou contra o Sol. Um vídeo com imagens compostas dos instrumentos Lasco C2 e Lasco C3 mostram o momento da colisão. Confiram:


Vejam que durante a colisão é possível ver uma gigantesca Ejeção de Massa Coronal na parte esquerda do disco solar.

De acordo com especialistas, este cometa Kreutz foi considerado um dos 10 mais brilhantes a se chocar contra nossa estrela. Uma colisão inesquecível!


Imagens: (capa-NASA/ESA/SOHO) / Lasco C3 / SOHO / NASA / ESA / HelioViewer
04/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Fico imaginando um desses perdidos atingir a atmosfera da Terra sem aviso, como aquele q atingiu a Rússia em Tunguska, seria uma tragédia se atingisse uma zona povoada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia galera do GDM, dá pra ver ele indo em direção ao Sol no monitoramento. ele está lá, indo em encontro com o seu fim. Muito bacana essa matéria, abraços \o/

    ResponderExcluir
  3. Além do cometa que colide com o Sol, tem uma ejeção de massa muito grande, visível no Lasco 2, principalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario Farias!

      De fato, a Ejeção de Massa Coronal foi muito grande, e coincidentemente aconteceu quando todos estavam de olho no céu! Muito bacana!

      Acabamos de atualizar as informações e já incluímos o vídeo do momento da colisão.

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. tem alguma informação do tamanho do cometa?

    ResponderExcluir