16 segredos interessantes sobre os trajes espaciais

16 segredos interessantes sobre os trajes espaciais
Os trajes espaciais parecem simples vestimentas que protegem os seres-humanos do vácuo, mas na verdade, existem alguns truques que você provavelmente não imaginava...


Desde sua saída da Terra até seu retorno, os astronautas utilizam diversos equipamentos para realizar tarefas variadas. As famosas "roupas de astronautas" são responsáveis não apenas pela sobrevivência dos destemidos viajantes como também pela manutenção de seus veículos.

E pra você se tornar um verdadeiro expert no assunto, preparamos algumas curiosidades interessantes sobre os míticos trajes espaciais. Confira!



Assured Crew Escape Suit (ACES)

ACES - traje espacial
Tripulantes da missão Endeavour STS-126 utilizando o traje espacial ACES.
Créditos: NASA

Sabe aquele famoso traje laranja que os astronautas utilizam em terra? Ele se chamado ACES (na abreviação). Veja algumas curiosidades desse traje espacial:


  • Ele é usado durante o lançamento das naves.


astronauta usando o traje ACES
Astronauta com o traje ACES. Créditos: NASA



  • Seu peso é de 41.7 kg, e na parte de trás encontra-se uma espécie de mochila, com para-quedas e suprimentos essenciais de sobrevivência.
  • Seu projeto foi criado para prover apenas 10 minutos de oxigênio, que é usado na entrada e na saída da atmosfera.
  • O capacete do traje ACES também conta com um sistema de despressurização rápida, em caso de falhas durante a reentrada na atmosfera. A função de despressurização rápida foi criada após o acidente do ônibus espacial Challenger, em 1986, quando sete tripulantes morreram a bordo.



Extra-Vehicular Mobility Unit (EMU)

Astronauta com o traje espacial EMU
Astronauta com o traje EMU durante caminha espacial.
Créditos: NASA         Clique na imagem para ampliar

Durante as famosas Caminhadas Espaciais (oficialmente chamadas de Atividades Extra-Veiculares), os astronautas contam com um outro traje espacial (e especial), chamado Extra-Vehicular Mobility Unit (EMU), projetado para que o astronauta tenha uma certa mobilidade durante os serviços de manutenção. Ele conta com diversos equipamentos e sistemas. Veja!


  • O traje conta com um equipamento que retira CO2 e a umidade da roupa, controla a temperatura interna do corpo (com pequenos ventiladores e/ou com a circulação de água).
  • O traje EMU possibilita que o astronauta fique na parte externa da espaçonave por até 7 horas. Esse traje é separado em várias partes, portanto, a pessoa que for utilizá-lo pode combinar partes diferentes para um melhor conforto. Uma espécie de touca segura o microfone e os headphones, usados na comunicação com outros astronautas.
  • O traje espacial EMU pesa 55.3 kg, e sua cor é branca para refletir a luz solar evitando superaquecimento, e também para destacar o astronauta do fundo escuro do espaço.
  • As listras vermelhas são diferentes para cada astronauta, e servem como uma identificação, assim, mesmo de longe é possível saber quem está dentro do traje.
  • A parte interna do traje EMU é composta por um material altamente absorvível, e no lugar das roupas íntimas eles usam fraldas, caso contrário, levaria um tempão pra tirar toda essa roupa e ir ao banheiro...
  • O traje espacial EMU tem 14 camadas que separam o astronauta do vácuo do espaço. As camadas são divididas em 3 partes principais: sistema de resfriamento; sistema de pressurização, e por último, sistema anti-impacto com kevlar e fibra sintética, como em coletes à prova de balas, para conter pequenos meteoroides que por ventura atinjam o astronauta.


detalhes de trajes espaciais EMU
Partes separadas do traje espacial EMU. Créditos: Galeria do Meteorito



  • No torso do astronauta, existe uma espécie de mochila, contendo um recipiente com 950 ml de água (que é levada até a boca do astronauta através de uma mangueira), caixa de oxigênio (suficiente para 8 horas), rádio (para comunicação), baterias, recipiente para água de resfriamento corporal e uma caixa de oxigênio reserva (suficiente para 30 minutos).
  • Um bolsão na parte dianteira do traje espacial permite que o astronauta guarde ferramentas e outros equipamentos necessários em cada situação.
  • Na cintura, o traje espacial possui um anel com rolamentos, a fim de facilitar os movimentos pra frente, pra trás e para os lados.
  • Na altura do peito, existe um display com botões que permitem controlar o oxigênio, o sistema de resfriamento, o rádio entre outros. As etiquetas são escritas ao contrário, pois o astronauta não faz a leitura olhando diretamente para a região peitoral, mas sim, através de um pequeno espelho acoplado ao seu pulso.


astronauta - display - roupa e acessórios
Display localizado na região peitoral do astronauta.
Créditos: NASA         Tradução: Richard Cardial / Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar



  • O capacete do astronauta é uma bolha de plástico, que contém ar pressurizado para a respiração, que após usado, circula até o compartimento traseiro para retirar o dióxido de carbono.
  • Uma viseira é encaixada sobre o capacete, fornecendo câmeras, holofotes (quando não há luz solar) e uma proteção extra dourada (quando a luz solar é direta).


Depois de tantos detalhes e curiosidades, daqui pra frente com certeza você verá as caminhadas espaciais com outros olhos...







Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / Galeria do Meteorito / NASA / Galeria do Meteorito
14/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Show essa matéria, Galeria do Meteorito. \o/
    Aprendi vários detalhes que desconhecia completamente. ^^

    ResponderExcluir
  2. Fraldas quem imaginaria isso!! Como sempre nos esclarecendo melhorr!! parabéns galeria por mais uma excelente matéria..

    ResponderExcluir
  3. Qual as fontes das informações para buscar maiores detalhes?

    ResponderExcluir
  4. erro de digitaçao "Ele se chamado ACES "

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu sempre pensei que o capacete da EMU era o mesmo da ACES. Mas eu estava muito enganado

    ResponderExcluir