Buraco Coronal gigantesco dá início a tempestade geomagnética

buraco coronal arremessa rajada de vento solar em direção a Terra
Um grande fluxo de vento solar está atingindo a Terra neste exato momento...

Um buraco coronal gigantesco está ejetando um intenso fluxo de vento solar em direção à Terra. Tempestades geomagnéticas polares já estão começando a surgir desde a madrugada, quando a borda da rajada de vento tocou o campo magnético da Terra.

Os meteorologistas da NOAA estimam uma chance de 60% de tempestades de classe G1 para hoje e amanhã (01 e 02 de março), pois a Terra já está totalmente envolvida pelo vento solar em movimento rápido.




Os efeitos esperados são pequenas flutuações no sistema de rede elétrica, falhas em satélites e sistemas de posicionamento global (GPS), e até mesmo uma alteração no comportamento de animais migratórios. Se você ficou surpreso(a), esses efeitos são ocasionados por tempestades de classe G1, que são as mais fracas, e acontecem com uma certa frequência, portanto, não há motivos para preocupação.




Outro efeito resultante de tempestades solares, e que chama muito a nossa atenção, são as famosas auroras polares. Nessa última madrugada, os céus de Fairbanks, no Alasca, ganharam cores fantásticas!

Auroras boreais - Fairbanks, Alasca
Imagem mostra como as auroras boreais iluminaram o céu de Fairbanks, no Alasca.
Créditos: Ayumi Bakken

A fonte do vento solar, que é o responsável pela tempestade geomagnética, é um buraco coronal - uma região na atmosfera do Sol onde o campo magnético se abre e permite que o vento solar escape.




O Observatório Solar Dynamics, da NASA, fotografou a estrutura às 23:59 UTC da última noite (28 de fevereiro). Confira o tamanho da grande mancha escura que começa na parte inferior e vai até a parte direita superior do disco solar:

buraco coronal - março de 2017
Imagem feita no dia 28 de fevereiro de 2017, às 23:59 UTC,
pela sonda SDO, através do instrumento AIA, no nível de onda de 211.
Créditos: NASA / SDO / HelioViewer

Os pesquisadores chamam isso de Buraco Coronal de "polaridade negativa" porque contém campos magnéticos que apontam para o sul (ou seja, "negativos") que tendem a ser muito eficazes, causando tempestades geomagnéticas quando atingem a Terra. Os observadores do céu que estiverem próximos dos pólos podem se preparar para um belo espetáculo, pois auroras brilhantes devem iluminar o firmamento nas próximas noites.






Imagens: (capa-SDO) Ayumi Bakken / NASA / SDO / HelioViewer
01/03/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: