Não vai ser dessa vez - Telescópio Espacial James Webb tem seu lançamento adiado

telescópio espacial james webb - data de lançamento
Mais uma vez, a NASA posterga o lançamento do maior observatório espacial da história


A NASA anunciou durante uma conferência que o grande observatório espacial James Webb não sairá do chão antes de 2020. Qual o motivo? Eles alegam que são necessários mais testes no sistema complexo da espaçonave, e que surgiram alguns contratempos, inclusive no "escudo" gigantesco que tem o tamanho de uma quadra de basquete.

Por terem postergado o lançamento, o telescópio espacial que já tinha um custo total estimado em 8.8 bilhões de dólares terá um aumento nos custos, disseram os funcionários da NASA.



"Todo o sistema de hardware do telescópio está pronto agora, no entanto, os problemas que vieram à tona fizeram com que novos passos fossem tomados a fim de completar essa ambiciosa missão", disse Robert Lightfoot, um dos administrador da missão.

O Observatório Espacial James Webb está vindo para tomar o lugar do famoso Hubble. O sucessor terá um grande telescópio infravermelho capaz de observar as entranhas das galáxias e nebulosas, além de buscar evidências de planetas que orbitam outras estrelas.




Apesar de todo o sistema de hardware estar finalizado, ele também contribuiu com diversos contratempos, como os cabos que puxam o escudo solar que apresentaram muita folga, causando rasgos e buracos nas membranas do escudo; os dois maiores tinham cerca de 10 centímetros de largura.


Uma sucessão de atrasos

De acordo com o plano original da NASA, James Webb deveria ser lançado em 2018, mas o início da missão tinha sido prorrogado para 2019. Agora, mais uma vez, a Agência Espacial Norte-Americana postergou o lançamento da missão pra 2020. Será que esse telescópio sai mesmo do chão?

telescopio espacial james webb
Telescópio Espacial James Webb durante sua construção.
Créditos: NASA

O valor gasto até agora é altíssimo - quase 9 bilhões de dólares, sendo que originalmente, o governo estadunidense havia aprovado um orçamento de 8 bilhões. Cada vez que um imprevisto surge, e seu lançamento é adiado, mais alta fica essa conta. E se esse valor subir drasticamente, o que é provável que aconteça, o congresso terá de aprovar o "custo extra" da missão, o que poderá atrasar ainda mais seu lançamento - um efeito bola de neve.


O maior telescópio espacial da história

Quando o telescópio James Webb estiver no espaço (o que está difícil de se prever quando extamente vai acontecer), ele será o maior observatório espacial da história. Ele coletará 7 vezes mais luz do que seu irmão mais velho, o Hubble, além de ser capaz de captar radiação infravermelha emitida pelas primeiras estrelas e galáxias do Universo. James Webb poderá ainda analisar a atmosfera de exoplanetas enquanto eles passam na frente de suas estrelas.

"A jornada de James Webb o levará a uma distância de cerca de quatro vezes a da Lua", diz Thomas Zurbuchen, administrador da Diretoria de Missão Científica da NASA. "Em outras palavras, temos apenas uma tentativa de acertar isso antes dele ir para o espaço... para nós, falhar não é uma opção... isso precisa de ainda mais atenção agora, quando estamos chegando próximo da linha de chegada."




Thomas disse ainda que a missão James Webb é o maior projeto científico da história dos Estados Unidos, e que eles tomarão o tempo necessário para assegurar que a missão seja um sucesso. Só nos resta torcer por eles...


Imagens: (capa-ilustração/NASA/JPL-Caltech) / NASA / divulgação
27/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Se pelo menos divulgarem boa parte do que descobrirem... e não apenas para seus "amiguinhos", já será interessante.

    ResponderExcluir