AO VIVO: Chuva de meteoros Líridas 2018 (finalizado)

ao vivo - chuva de meteoros liridas 2018
Assista ao vivo, e saiba como observar a chuva de meteoros Líridas 2018 que acontece nesse fim de semana!


Desde o dia 16 de abril, os céus de todo o globo começaram a receber a visita dos meteoros da chuva Liridas 2018, mas é entre os dias 21 e 22 de abril que acontece seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada.

Pra entender como isso funciona, é simples: essa chuva de meteoros só acontece porque a Terra passa todos os anos, na mesma época, pelo rastro de detritos deixado pelo cometa Thatcher C/1861 G1, mas essa nuvem de poeira é mais espessa em sua região central.



Quando a Terra começa a encontrar esses materiais que estão pairando no espaço, os meteoros Líridas começam a riscar os céus (o que acontece no dia 16 de abril, e vai até o dia 25 de abril). Porém, entre os dias 21 e 22 de abril, o nosso planeta atravessa a região mais espessa dessa nuvem, e por isso a quantidade de meteoros aumenta drasticamente - o que chamamos de pico.




E como de costume, traremos imagens ao vivo pra vocês, mostrando o melhor da chuva de meteoros Líridas 2018 em tempo real, a partir da nossa estação de monitoramento de meteoros ligada ao Exoss - rede colaborativa de monitoramento de meteoros no Brasil.


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Líridas 2018 (finalizado)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Liridas 2018 ocorreu com sucesso, e teve duração de mais de 6 horas!

Contamos com imagens em tempo real de diversas câmeras espalhadas pelo Brasil e tivemos um bate-papo bem bacana tirando dúvidas de internautas e auxiliando a todos sobre como observar o pico da chuva de meteoros Liridas 2018!

Lembrando que nos dias 4 e 5 de maio teremos mais um pico de chuva de meteoros, e dessa vez serão esperados não apenas 15, mas sim 50 meteoros por hora! Teremos transmissão ao vivo, então fiquem ligados aqui no site e também lá em nosso canal no YouTube!

Você perdeu essa transmissão ao vivo?
para receber notificações
e não perder nenhum evento astronômico!

Viu um meteoro grande? Deixe seu relato no site do Exoss, e contribua com a ciência no Brasil!


A chuva de meteoros Liridas (ou Lirídeas) é uma das primeiras chuvas mais consideráveis do ano, e também é uma das mais famosas e antigas já registradas em documentos que foram encontrados na China e na Grécia antiga.




Se você deseja obter mais informações sobre essa chuva de meteoros, ou até mesmo conferir algumas dicas de como observá-la, não deixe de ver nossa matéria especial sobre a chuva de meteoros Líridas 2018.

Lembrando que, dentre as principais dicas para se observar uma chuva de meteoros, temos aquela que provavelmente é a mais importante de todas: fuja de locais com muita poluição luminosa, como postes de luz e outras luzes artificiais. Reserve um tempo para sua vista se acostumar com o escuro, assim você garante uma observação melhor e muito mais prazerosa!




A chuva de meteoros Líridas vai até o dia 25 de abril, porém, conforme os dias avançam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser observada.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
20/04/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Pq alguns site diz q o pico sera de 22 para 23? Qeria saber pra poder observar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorde todos os dias as 3:30 e saberá auhauha

      Excluir
    2. O pico dessa chuva é entre 21 e 22 Patricilane. O melhor horário é após as 03h00 da madrugada! Abraços e bons céus!

      Excluir
  2. no Goiás está nublado, não dá pra ver!

    ResponderExcluir
  3. Algum app que indique qual posição devo observar no céu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Direção norte do céu, mas os meteoros poderão surgir também em outras direções. Aqui veja alguns apps bem bacanas sobre observação astronômica: http://www.galeriadometeorito.com/p/os-melhores-apps-de-astronomia.html

      Boa chuva!

      Excluir