Objeto recém descoberto pode ser um planeta recém nascido gigante

objeto recém descoberto no sistema binário CS Cha
Um "companheiro misterioso" que pode ser um planeta extrassolar recém-nascido foi visto junto com duas estrelas jovens, revela novo estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics. Mas o que seria o estranho objeto?


Os astrônomos revelaram um objeto recém-descoberto, que foi detectado enquanto estudavam CS Cha, um sistema binário que tem de 2 a 3 milhões de anos, e fica a cerca de 540 anos-luz da Terra. Até o momento não está claro o que seria esse "companheiro misterioso", disseram os membros da equipe de estudo.

"Suspeitamos que o companheiro esteja cercado por seu próprio disco de poeira", disse o principal autor do estudo, Christian Ginski, do Observatório de Leiden, na Holanda. Os astrônomos acreditam que o possível planeta esteja envolto por uma nuvem difusa, já que sua luz é bastante polarizada.



"A parte complicada é que uma grande parte da luz está sendo bloqueada, e é por isso que não conseguimos determinar a massa do companheiro", acrescentou Ginski. "Então, poderia ser uma anã marrom ou até mesmo um super-Júpiter recém-nascido. Os modelos clássicos de formação de planetas não podem nos ajudar."




As anãs marrons, também conhecidas como "estrelas falhas", são maiores que os planetas, mas bem menores do que as estrelas, portanto não têm massa suficiente para suportar as reações de fusão nuclear e produzir energia.

Imagem em infravermelho mostra o objeto no sistema CS Cha, e revela que ele possui seu próprio disco de poeira - C. Ginski & SPHERE
Imagem em infravermelho mostra o objeto no sistema CS Cha, e revela que ele possui seu próprio disco de poeira.
Créditos: C. Ginski / SPHERE

Ginski e sua equipe observaram o sistema binário CS Cha usando o instrumento Spectro-Polarimetric High-contrast Exoplanet Research (SPHERE), que está instalado no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile.

Os pesquisadores estavam procurando por discos de poeira e possíveis planetas recém-nascidos. E eles conseguiram encontrar algo bizarro: um ponto luminoso junto com o sistema CS Cha.




A equipe analisou imagens arquivadas de vários telescópios, a fim de verificar se esse estranho ponto já havia sido registrado anteriormente. Para sua surpresa, o mesmo objeto foi encontrado em uma imagem de 11 anos do CS Cha feita pelo VLT, no Chile. Outra foto registrada pelo Telescópio Espacial Hubble há 19 anos também mostra o objeto no mesmo lugar.

Essas observações anteriores mostram que o objeto recém identificado permaneceu junto com o sistema CS Cha ao longo do tempo, confirmando que ele está associado ao sistema, segundo os astrônomos.




A equipe espera descobrir a verdadeira natureza desse estranho companheiro de CS Cha através de observações com o ALMA (Atacama Large Millimeter / submillimeter Array) - uma poderosa rede de radiotelescópios instalados no Chile.


Imagens: (capa-C. Ginski/SPHERE) / C. Ginski / SPHERE
10/05/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Eu que seguindo o propósito de QUEM me criou, venho fazendo as MAIORES DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS de todos os tempos, tais como:

    Que o que chamam primitivamente de SOL:

    Na verdade é, o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR:

    Que o que chamam erradamente de UNIVERSO-MATERIAL:

    Na verdade é apenas a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA DO UM:

    E que ao contrário do que muitos afirmavam ter o mesmo:

    FORMATO DE UMA SELA DE CAVALO, FORMATO DE UMA MESA, FORMATO DE UM SACO COM TUDO DENTRO... Totalmente ilógico para algo, que afirmavam ser INFINITO DIMENSIONALMENTE...

    Eu afirmei e provei, que tem o MACRO FORMATO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, semelhante ao micro corpo feminino:

    E não por acaso nossa GALÁXIA: chama-se VIA LÁCTEA...

    Eu que apresentei a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL, afirmando que resultava de uma MAIOR ATIVIDADE do TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no centro do nosso PLANETA-H:

    Resultante também de uma MAIOR ATIVIDADE no DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de SOL:

    Basta ver as atividades anormais, do VULCÃO KILAUEA no HAVAÍ:

    Eu que apresentei a correta interpretação de diversos textos antigos, principalmente da antiga TORAH:

    Como o que foi verdadeiramente, o GRANDE EVENTO registrado primitivamente e simplesmente, apenas como DILÚVIO:

    Fui criticado em meu site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/ :

    Também porque no REVELANDO OCULTOS admoesto por diversas vezes toda humanidade, para que não intensifiquem a TERCEIRA GEURRA MUNDIAL que já começou: com a utilização de ARMAS ATÔMICAS TERMONUCLEARES.

    Mas pelo que vem acontecendo, sinto que por não darem a mínima, toda humanidade desumana:

    Caminha para a autodestruição, e mais um PLANETA-H, que ainda chamam erradamente de TERRA: TOTALMENTE EXPLODIDO.

    É lamentável!

    INVOLUÇÃO: é o que percebo.

    Doravante calar-me-ei, e esperarei a inevitável: MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA.

    Para os que acham, que sabem alguma coisa:

    Só resta dizer:

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pqp, quanta baboseira!!!

      Excluir
    2. Copiando o camarada acima: PQP, quanta baboseira!!!

      Excluir
  2. Macro invólucro braçal, que alguns chamam de abraço, para vossa magnificência.

    ResponderExcluir
  3. Eu só gostaria que alguém, que pudesse, me respondesse: que astro é aquele que aparece sempre quando o sol já nasceu, no vídeo que a câmera da ISS nos envia, localizado no céu escuro num local acima do horizonte da Terra, oposto ao braço da ISS, ele aparece meio difuso, parecido com a lua no quarto crescente porém bem maior.

    ResponderExcluir
  4. Marlene, deve ser o planeta Vênus, unico planeta que pode ser visto durante o dia mesmo a olho nu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será Gigante da Colina? A imagem é enorme, tipo umas 4 luas, porém a gente só visualiza a metade da esfera, e ela é bem opaca...Dá uma olhada, porém tem que fixar bem a visão pois é difícil perceber, mas quando vc a encontra, ela tem a cor de uma nuvem, vc não a perde de vista mais! Obrigada pela sua atenção!

      Excluir