Conheça a bizarra bactéria que pode estar se proliferando em Marte

cianobactéria pode viver em Marte
Conhecidas como Cianobactérias, elas transformam luz em energia, e agora os cientistas descobriram algo ainda mais impressionante


Uma equipe internacional de cientistas descobriu que um tipo estranho de bactéria pode transformar luz em alimento, mesmo em ambientes que quase não têm luz.

Segundo os pesquisadores, bactérias semelhantes poderão um dia ajudar os humanos a colonizar Marte, e expandir a busca por vida em outros planetas. A pesquisa e seus resultados foram divulgados na revista Science.



Esses organismos super estranhos são chamados cianobactérias, e eles absorvem a luz do Sol para criar energia, liberando uma grande quantidade de oxigênio nesse processo. Os cientistas já conheciam essa forma de vida há muito tempo, mas acreditava-se que essas bactérias poderiam absorver apenas um comprimento específico de onda.

As cianobactérias são bactérias que têm o poder de fazer fotossíntese, e com isso, liberam oxigênio. Elas estão por toda parte, mesmo nas profundezas dos oceanos, e registros fósseis de 2,5 bilhões de anos sustentam a ideia de que as cianobactérias foram responsáveis pelo aparecimento do oxigênio na atmosfera da Terra, permitindo o surgimento de animais primitivos da era Proterozóica.

Era Proterozóica - Museu Geológico Valdemar Lefèvre
Ilustração artística da Era Proterozóica.
Créditos: Museu Geológico Valdemar Lefèvre

Por serem encontradas em locais extremos, com diferentes níveis de umidade, profundidade, luz, etc... existe uma chance dessa forma de vida já estar vivendo no Planeta Vermelho, ou então, de se adaptar às suas condições.

O novo estudo revela que pelo menos uma espécie de cianobactéria, chamada Chroococcidiopsis thermalis, pode absorver comprimentos de onda vermelhos (menos energéticos), permitindo que ela prospere mesmo em condições escuras, como as profundezas de fontes termais.




"Este trabalho redefine o limite mínimo luz para permitir a fotossíntese", disse Jennifer Morton, pesquisadora da Universidade Nacional Australiana (ANU) e co-autora do novo trabalho. "Este tipo de fotossíntese pode estar acontecendo em seu jardim, sob uma rocha. Na verdade, até mesmo uma espécie parecida foi encontrada vivendo dentro de rochas no deserto."

Cienobactéria Chroococcidiopsis thermalis é capaz de realizar a fotossíntese mesmo em condições de luz extremamente baixa - T Darienko
Cianobactéria Chroococcidiopsis thermalis é capaz de realizar
a fotossíntese mesmo em condições de luz extremamente baixa.
Créditos: T. Darienko

Espécies de cianobactéria poderiam ser usadas em Marte, por exemplo, já que ela produz oxigênio de forma abundante. "Isso pode soar como ficção científica, mas agências espaciais e empresas privadas em todo o mundo estão ativamente tentando transformar esse sonho em realidade em um futuro não muito distante", disse Elmars Krausz, coautor do estudo e professor emérito da ANU. "A fotossíntese poderia teoricamente ser aproveitada com esses tipos de organismos para criar ar para os humanos respirarem em Marte."




Os pesquisadores originalmente pensavam que um pigmento de clorofila, chamado clorofila f, ajudava a absorver a luz, mas não podia convertê-la em energia. Esta pesquisa mostra que, de fato, o pigmento participa da conversão de energia e permite que o organismo extraia energia de comprimentos de onda maiores do que os já observados.

"A clorofila adaptada para absorver a luz visível é muito importante na fotossíntese para a maioria das plantas, mas nossa pesquisa identifica as chamadas clorofilas 'vermelhas' como componentes críticos na fotossíntese em condições de pouca luz", disse Jennifer Morton.

Além disso, a clorofila f poderia desempenhar um papel fundamental na busca por vida fora da Terra. "A busca pela fluorescência desses pigmentos poderia ajudar a identificar vida extraterrestre", disse Jennifer.




Elmars Krausz acrescenta: "os organismos adaptados à luz baixa, como as cianobactérias que estamos estudando, podem crescer sob as rochas e potencialmente sobreviver às duras condições do Planeta Vermelho".


Imagens: (capa-T. Darienko) / Museu Geológico Valdemar Lefèvre / T. Darienko
15/06/18



Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários:

  1. Bem, eu sou uma pessoa extremamente curiosa, leiga e curiosa. Fico imaginando, se os cientistas conseguirem através desta bactéria, uma produção em grande escala, de oxigênio em Marte. E de repente a Terra coloniza Marte... Água já descobriram depósitos subterrâneos... Daí vem o oxigênio. E enche-se Marte de terráqueos. E se por um mero acaso, descobrirem que ainda existem habitantes, ou melhor, uma civilização, digamos subterrânea (isto foi aventado há poucos dias, dia 07/06), como ficará a situação de todos? Nossa, daria um ótimo filme de ficção. Escritores, mãos à obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma pessoa criativa, sem duvida, mas não confunda criatividade com inteligência. Você não contava que estava falando com alguém com o mínimo de conhecimento acadêmico, e se deu mau. Ao contrário de você, não preciso ficar rebaixando o intelecto do outro, nem me intitularelhor do que ninguém, tenho humildade. Também não preciso mentir sobre a minha vida academica. Você é escritor, ok, ninguem precisa de diploma para ser escritor. Mas cientista você não é. Cientista, não rebaixando aqueles com opiniões diferentes da sua. Você pode até ser escritor, mas lembre-se que você mesmo admite que é de FICÇAO científica. Nada mais. Eu não preciso da arrogância de dizer ser o que não sou. Mentir sobre mim e me por acima dos outros. Se por acima dos outros, isso sim é a mais pura demonstração de ignorância. Arrisco me a dizer até que por sua relutancia em comprovar comprovar seus feitos acadêmicos e tambemtambém onde leciona, provavelmente não tenha nem terminado a 8° série, e encontrou as suas descobertas ditas científicas no fundo de uma garrafa de cachaça.

      Excluir
    2. O que na tua opinião, não é professor:

      Ensina-te:

      Pessoa criativa não! Pro-criativa: seria o certo.

      CRIATIVA, só a INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA: É.

      Excluir
    3. Anônimo: não sendo tu de forma alguma, uma pessoa sem esclarecimento:

      Pergunto:

      Se as MACROS DESPROJEÇÕES E REPROJEÇÕES ELEMENTARES ORBITAIS ATÔMICAS, por merecimento: são parecidas com CONTINUAR NA 3°: DESCER PARA A 2°: DESCER MAIS AINDA PARA A 1°: OU SUBIR PARA A 4°:

      O COMBO ENERGÉTICO DE EV=ENERGIAS VITAIS que movia o corpo de ADOLF HITLER, estaria movendo algum ser vivo em MERCÚRIO?

      Seria isso, o que chamam de inferno?

      Qual a tua opinião sobre isso?

      Excluir
    4. O que eu acho? Eu acho que você deve gostar muito de ser humilhado... Já não bastou a surra que levou aqui e no seu blog, e ainda quer mais?!?!?!
      Ah, também gostaria de esclarecer que, nunca afirmei que você não era professor, apenas questionei, e ainda questiono, onde você leciona. E aproveitando a onda de perguntas sem respostas, você ainda não disse em qual instituição você cursou seu doutorado, afinal, você já rasgou o diploma mesmo... As.:L

      Excluir
    5. Analfabeto e mentiroso. Já mentiu sobre ter carreira acadêmica, me pergunto sobre o que mais você mentiu? Tudo? Então posso afirmar que, com base nas suas próprias afirmações, que, todas as suas descobertas são pura invenção da sua cabeça. Mais uma vez, ponto para mim. :-)
      Ass.: L.

      Excluir
    6. Concernente ciências-atrasadas, o pouco que eu sabia, graças a INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, em 10.3.2015: renunciei nesse dia.

      Portanto, concernente ciências-atrasadas, assim como tu das AVANÇADAS: não sei nada.

      Excluir
  2. Matéria espetacular, GM!

    José Bonifácio - sem comentários...

    ResponderExcluir
  3. A meu ver procriar colônias de bactérias em Marte parece irresponsabilidade.Será que temos o direito de interferir no processo evolutivo de marte?E se tiver outros tipos de bactérias no planeta?

    ResponderExcluir
  4. Eu não deveria ensinar mais nada: Mas, o que não é CIENTISTA, como diz o Anônimo Sacrista: diz.

    Percebam que MARTE, ficando mais distante do DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, e mais próximo do SENGUNDO INVISÍVEL NÃO ATÔMICO, que chamam também primitivamente, de SEGUNDO SOL:

    AÇÕES DO ELEMENTO AR, que brevemente predominará: estão chegando mais intensamente, por lá PRIMEIRO.

    Não por acaso, a cor dessa MATÉRIA ORGÂNICA MARCIANA: tem a cor esverdeada...

    ÚLTIMO AVISO!

    Preparem-se: para o que vem pela frente.

    Vem chumbo grosso, para que o Anônimo Sacrista, aprenda a respeitar o MÚLTIPLO CIENTISTA, JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: também COMPOSITOR, CANTOR INCOMPARÁVEL, CRONISTA, CORDELISTA, HUMORISTA, PORRANENHUMANISTA: e também SACANISTA.

    Para saber mais, continuem atentos, ao que dizem: renomados da NASA, ROSCOSMOS, AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA:

    Que desconhecendo que EUROPA nunca foi, é ou será CONTINENTE, e sim apenas ÁSIA PENINSULAR: tudo sabem ensinar.

    Até mesmo que TERRA, veja: PLANETA seja.

    RsRsRsRs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, peço por gentileza, que mantenha as palavras de baixo calão para os seus blogs. Pessoas de menor idade também visitam esta página. Peço que, ao menos, faça o favor de manter o respeito aqui, em consideração a esse tipo de público. Se você não conseguir entender isso, sinto muito, mas você está no lugar errado.
      Ass.: L.

      Excluir
    2. Achei bastante Hilário você me chamar de sacrista... Só para constar, sou agnóstico.
      Ass.: L.

      Excluir
    3. O analfabeto diz:

      Tu, não és só Agnóstico:

      Tu também és também: pernóstico.

      Excluir
  5. O que mais me impressiona é a capacidade de alguns perderem tempo rebatendo certos comentários, deixem rolar, não fiquem dando bola, porque isso só alimenta a ENERGIA PROPULSORA MENTAL DIRECIONADA PARA A ALEATORIEDADE.

    Que fique bem claro que não citei alguém no meu comentário, de modo que não preciso de resposta alguma.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer o que acho:
      Acho que você é uma pessoa na casa dos 50, prepotente e arrogante. Não terminou o ensino fundamental, e acha que só por que gosta de brincar com as palavras, é inteligente. Uma pessoa carente, que como cresceu em uma família grande, com muitos irmãos, sempre procurou chamar a atenção a qualquer custo. Provavelmente com um certo vício em álcool, e durante a sua os delírios e devaneios produzidos pela embriaguez, fica filosofando sobre os rasos assuntos que lê, sem aprofunda-los para realmente os entender. Provavelmente uma pessoa aposentada ou quase, que não tinha nada para fazer, até que aprendeu a usar um computador. E acha que a opiniões em seu blog, de pessoas comuns, muitas inocentes que acreditam em qualquer ladainha que leem na Internet, provam a sua imaginaria sabedoria. Sente inveja dos homens que diz refutar as ideias, mente sobre o que é, e espera que pessoas menos entendidas o admirem, e é tão decepcionado com sigo mesmo por não alcançar tais pessoas, que, por preguiça e vagabundagem, ata suas mãos com ignorância, venda seus olhos com prepotência e enche a barriga de soberba, tornando-se incapaz um livro, ou acessar um trabalho acadêmico, assim se tornando mítico de chacota, cada vez que abre a boca. E arrisco a dizer que se não acertei em cheio, passei perto. É isso o que eu acho.
      Ass.:L.

      Excluir
    2. Posta esse teu comentário no meu blogger, até mesmo como Anônimo Rogério, que sempre soube de tua intenção... E venha pro campo não sangrento do importante CONHECIMENTO AVANÇADO: que tu serás ensinado.

      Para te provocar, afirmação aqui quero deixar:

      Antes de mim, JOSÉ BONIFÁCIO SANTOS: apenas ciências-atrasadas, não AVANÇADAS, nas áreas que doutor pioneiro sou: existirá morou?

      Até mesmo os da NASA, ROSCOSMOS e tudo mais: principalmente os que se dizem agnósticos, matemáticos, astrofísicos, físicos, ateus: terão que desvencilhar-se de suas vaidades extremas: e aprender comigo.

      Vê se dessa vez: não corre perua.

      Excluir
    3. Anônimo não Anônimo, tu que dizes tudo saber:

      Tu sabes o que é IP?

      O teu: já mandei ver.

      Excluir
    4. Luta perdida para ti, ou vamos prosseguir?

      Excluir
    5. Ui, nossa, mandou ver meu IP, tô morrendo de medo... Quer o que? Guardar de lembrança?
      Ass.: L.

      Excluir
    6. Ah, e para constar: nunca disse que sabia tudo.
      Ass.:L.

      Excluir
    7. Até o momento, tu ainda não postastes o comentário que tu fizestes acima, desfazendo das pessoas: que acessam meu blogger.

      Como tu irás se identificar dessa vez?

      Excluir
    8. Ainda não entendi o por que você está bravo comigo... Eu querendo do fundo do meu coração, que você estude algo sério, para que você cresça como pessoa, e você me ataca? É assim que retribui alguém que quer te ajudar?
      Ass.: L.

      Excluir
    9. Eu sei que você está morrendo de vontade de descobrir quem eu sou, pede para a inteligência infinita criadora te responder. ;)

      Excluir
    10. Tá, isso já foi mancada... Mas me diga, o que vai mudar na sua vida saber quem eu sou? Digo, isso vai mudar alguma coisa para você?

      Excluir
    11. Como eu nunca vou te convencer que SOL, nunca foi SOL: que TERRA nunca foi PLANETA:

      E tu não acreditas na ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, nem quando no teu leito de morte, teu COMOBO DE EV=ENERGIAS VITAIS: estiver saído do teu corpo!

      Não sendo tu um agnóstico, e sim um ateu:

      E tu jamais me fará desacreditar também, no que acredito:

      Encerra aqui: nosso conflito.

      Excluir
  7. Só mesmo um agnóstico, para contestar a INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA, por ter PREDESTINADO, ESCOLHIDO E APROVADO: nesse ainda subdesenvolvido PLANETA-H, que idiotamente, continuam chamando de TERRA:

    O brasileiro JAGUAR³, que desafia todos da NASA, ROSCOSMOS, AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA, COMUNIDADES CIENTÍFICAS ATRASADAS, que sabem quase nada: sobre nada.

    E pode juntar toda essa cambada: que dou porrada. KKKKKKKKK

    A PROVA:

    Não sabem nem explicar o que está acontecendo no que pelo extinto império romano, que diferentemente dos SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS, já que de SEM descendiam: que diferentemente também dos genialíssimos MAIAS: não entendia nada sobre nada do COSMOS, chamava de MARTE: deusinho da guerra!

    KKKKKKKKKK.

    Chamando CERES, uma pedrinha arredondada 3D, de PLANETA?

    KKKKKKKKKK.

    Que continuem assim, não aproveitando corretamente suas INTELIGÊNCIAS, porque elas serão derivadas, gradativamente: para o PREDESTINADO.

    Para os idiotas que acham que podem me matar,

    Aviso:

    Nesse PLANETA-H que significa também 8, mês que fui REENERGIZADO, não pela 1° vez:

    Sou PREDESTINADO: sobre todos vocês.

    Ou seja:

    Quem tentar: só irá se lascar.

    Por QUEM me criou: imortal sou.

    Queres me conhecer pessoalmente, Anônimo?

    Como tu dizes que não entendo nada sobre nada de ciências-atrasadas, e dessas ciências rudimentares, que realmente renunciei, não quero saber mais nada:

    FILOSOFIA AVANÇADA, por mim apenas procriada, e jamais criada:

    SINTO NOS INVEJOSOS, A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM: COMO OS INVEJADOS.

    Para o bem do teu futuro: desce de cima do muro.

    Melhor ser pernóstico: do que agnóstico.

    Cadê o tratado, que tu, não deixastes postado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixei firmado sim, mas acho que removeram... Uma pergunta, o que acha de adiantar os nosso acordo para daqui exatos 365 dias?
      Ass.: L.

      Excluir
    2. Ah, e quanto as suas juras de "porrada" cito Isaac Asimov: A violência é o último refúgio do incompetente.
      Ass: L.

      Excluir
    3. Sr. José Bonifácio, sugiro que leia essa matéria
      https://amenteemaravilhosa.com.br/pessoas-inteligentes-questionam-mais/

      Excluir
  8. No CAMPO não sangrento, do AVANÇADO CONHECIMENTO: qualquer um, assim como tu, das CIÊNCIAS-ATRASADAS: enfrento.

    ResponderExcluir
  9. Como disse, você deve gostar MESMO de ser motivo de chacota... Bom a escolha é sua...
    Ass.: L.

    ResponderExcluir
  10. Embora a matéria em si seja muito boa, nota-se o titulo um tanto click-bait. O titulo trás a ideia de que essa bactéria pode ter uma chance de JÁ EXISTIR em Marte. Já a matéria em sim dá a ideia de que a bactéria PODE VIVER em Marte. Eu pessoalmente não gosto disso... o titulo precisa ser coerente em relação à matéria.

    ResponderExcluir
  11. Marlene, existe uma profecia de Marte será muito breve colonizado e acontecerá uma grande tragédia eliminando todos, talvez um grande asteroide.

    ResponderExcluir