Confirmada queda de asteroide na África do Sul neste sábado (02 de junho)

confirmada queda de asteroide na africa do sul em 02 de junho de 2018 - video
A grande bola de fogo foi registrada em vídeo, e meteoritos devem estar espalhados pela região


Um pequeno asteroide descoberto na manhã de sábado, 2 de junho de 2018, surpreendeu os astrônomos quando eles perceberam que a rocha espacial iria passar bem próximo da Terra dali algumas horas.



O objeto recém descoberto recebeu a designação temporária de ZLAF9B2, mas o que ninguém esperava (nem mesmo os astrônomos) é que ele não iria apenas passar muito próximo da Terra, mas sim, acabar colidindo com ela, como mostra o vídeo abaixo:


Esse vídeo foi gravado na África do Sul, por Barend Swanepoel. Segundo ele, o registro foi feito perto da fazenda de seu pai, entre Ottosdal e Hartbeesfontein.

Outras testemunhas (também da África do Sul) descreveram a passagem do grande meteoro como um objeto muito brilhante de cor amarela.




Esta rocha espacial tinha um tamanho estimado de apenas 3 ou 5 metros de diâmetro. Especialistas afirmaram que o objeto era pequeno demais para causar danos sérios, porém, meteoritos poderão ser encontrados na região, já que aparentemente o objeto resistiu a entrada na atmosfera, e tudo indica que ele tenha atingido o solo.

Pra se ter uma ideia dos danos causados por asteroides de diferentes tamanhos, aquele que explodiu sobre Chelyabinsk, na Rússia, em 2013, tinha cerca de 20 metros de diâmetro, e já foi grande o suficiente pra estilhaçar janelas em seis cidades e ferir mais de 1.000 pessoas.

Por outro lado, o asteroide de 02 de junho não tinha tamanho para causar danos severos, mas foi grande o suficiente para produzir um meteoro do tipo bola de fogo espetacular, que chamou a atenção de muita gente.




O observatório Catalina Sky Survey foi o primeiro a detectar o asteroide ZLAF9B2 na manhã de sábado, 02 de junho.

asteroide caiu na africa do sul
"Imagens da descoberta do pequeno asteroide ZLAF9B2, que pode ou não cair nos noticiários.
Registrado na noite passada por Richard Kowalski através do nosso telescópio de 60 polegadas em Mt. Lemmon.
Não tem relação com a bola de fogo reportada na China."
Créditos: Alex Gibbs

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA (CNEOS), esse asteroide se aproximou da Terra a uma velocidade de quase 50.000 km por hora, e os modelos de computador sugeriram que o objeto teria entrado em algum lugar entre a Indonésia, Oceano Índico e África do Sul.

simulação da trajetória e queda do asteroide de 02 de junho de 2018
Simulação da trajetória e queda do asteroide de 02 de junho de 2018.
Créditos: ProjectPluto

Os relatos de testemunhas que presenciaram a queda do meteorito na África do Sul (alguns reportados à AMS) dizem que a bola de fogo tinha cor amarela, e segundo especialistas, as cores de um meteoro muitas vezes podem fornecer alguma sugestão sobre sua composição. A cor amarela sugere que o pequeno asteroide tinha sódio em sua composição, assim como o asteroide de Chelyabinsk.




Pequenos asteroides como esse que colidiu com a Terra nesse sábado, 02 de junho, são extremamente difíceis de serem detectados, já que eles praticamente não refletem luz a ponto de serem avistados. Ou seja, quanto maior é o asteroide, mais facilmente ele será detectado. Por sorte, esse não era tão grande. Nenhum dano foi registrado até o momento.


Imagens: (capa-Barend Swanepoel/divulgação) / Barend Swanepoel / YouTube / Alex Gibbs / ProjectPluto / divulgação
03/06/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Com certeza a Terra estava na sua trajetória, daí pergunto, quantos mais podem estar? Este só foi visualizado já perto demais, será que outros também serão observados a tempo? O céu anda bem agitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já havia sido observado o que erraram foram os cálculos da trajetória do meteorito(que ao invés de passar direto colidiu com a terra).

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Aí eu ti pergunto,quem virá primeiro jesu ou o asteroide?

    ResponderExcluir
  4. noticiário meio confuso, ZLA9FB2 de onde tiraram esse nome, sei q oficialmente foi um tal 2018 LA q caiu.

    ResponderExcluir
  5. Chegou a tocar o solo? Já temos o local exato da queda? A explosão pareceu um tanto devastadora, não?

    ResponderExcluir