Meteoro gigante cruza os céus de São Paulo em 21 de agosto de 2018

meteoro bola de fogo em São Paulo - 21 agosto 2018
Bola de fogo super brilhante surpreendeu observadores na madrugada dessa terça-feira


Nessa terça-feira (21 de agosto) às 02:23 pelo horário de Brasília (05:23 pelo horário internacional), um meteoro super brilhante rasgou os céus de São Paulo chamando a atenção de qualquer um que estava do lado de fora de casa.



Esse tipo de meteoro, chamado de "bola de fogo" ou "bólido", acontece quando um fragmento espacial tem tamanho e resistência suficiente para produzir um brilho acima do normal.


Diversos observadores relataram o avistamento dessa super bola de fogo, que foi registrada pela nossa câmera de monitoramento de meteoros, assim como por outras câmeras ligadas ao projeto EXOSS, de estudo e observação de meteoros no Brasil:


O bólido que ocorreu sobre o estado de São Paulo foi visto até mesmo no Rio de Janeiro, e segundo relatos preliminares, tinha cor esverdeada, cauda curta, e produziu um som de rastilho de pólvora, queimando de forma rápida.




As estações de monitoramento do Observatório de Campinas (Júlio Lobo), de Jacareí (Wellington), de São Sebastião (Eduardo Santiago) e a nossa estação de São Paulo (Galeria do Meteorito) registraram a passagem do bólido. Todas essas estações de monitoramento são ligadas ao projeto EXOSS.




Se você viu esse super meteoro, não se esqueça de deixar o seu relato através da ferramenta "Reporte um Bólido" (clique aqui para relatar). É simples, rápido e prático. Além de deixar o seu avistamento registrado, você também irá ajudar (e muito!) o estudo de meteoros no Brasil.

Compartilhe com seus amigos - quanto mais relatos coletados, melhor!


Imagens: (capa-Galeria do Meteorito) / Exoss / divulgação
21/08/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Fala sério... eu estava acordado a essa hora e perdi isso. .·´¯`(>▂<)´¯`·.

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro o ano ao certo 97 98 era madrugada e eu junto com filhos e marido vimos vários um atrás do outro até o som deles dava pra escutar por causa do silêncio da madrugada assim que foi parando a quantidade vimos uma enorme bola alaranjado que acredito ser um cometa que passou muitíssimo perto da terra, vcs podem investigar pra mim por favor se ouve relatos sobre isso nessa época que falei, infelizmente não recordo o ano ao certo, sei que foi emocionante e nunca mais vou esquecer, os bolidos vinham de todas direções, agradeço meu nome é Maria José Nestor dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está parecendo mais um caso de avistamento de ovni.

      Excluir
    2. Você e sua família sentiram algo estranho,como tonturas ou sensação de deslocamento cronológico?

      Excluir
  3. Eu vi por volta das 18:00 hrs uma luz como se fosse uma estrela andando sobre o ceu,ela ia de vagar ate se apagar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown, vejo isso todas as noites de céu limpo (sem nuvens). As vezes essa "estrela" é um satélite desativado, ou os ativos, o Hubble, a ISS, etc... Comum, nada de anormal!

      Excluir
  4. Eu senti sufocada e com muito mal estar.Vômito e sentia uma certa pressão no meu corpo e não consegui dormir no quarto.Precisei dormir na sala de tanto mal estar.

    ResponderExcluir
  5. Mas o relato de Allan N parece ser bem estranho...

    ResponderExcluir
  6. Excelente detecção Galeria do Meteorito...bem aqui no Vale do Paraíba Guará!!

    ResponderExcluir