Destruição de Sodoma explicada pela ciência? Queda de meteorito pode ter dizimado população da Jordânia a 3.700 anos atrás

impacto de meteorito proximo de Jerusalem
Várias cidades foram completamente dizimadas logo ao norte do Mar Morto


A cerca de 3.700 anos atrás, um grande meteorito ou cometa explodiu sobre o Oriente Médio, acabando com os humanos de uma região chamada Middle Ghor, ao norte do Mar Morto (próximo de Jerusalém). Arqueólogos afirmam ter encontrado as provas dessa grande catástrofe.



A onda de choque da explosão causou a devastação de aproximadamente 500 km2 (o equivalente a 1/3 da cidade de São Paulo), e não apenas causou a morte da população, como acabou com todas as cidades da região e arruinou solos férteis por conta da salmoura do Mar Morto que foi espalhada por toda a área em seu entorno. No solo antes fértil, foi encontrada grande quantidade de sais de anidrido (uma mistura de sal e sulfatos), comum no Mar Morto.

Sítio arqueológico de Tell el-Hammam na Jordânia
Sítio arqueológico de Tell el-Hammam na Jordânia.
Créditos: Phillip Silvia

Os resultados são preliminares e foram revelados por Phillip Silvia e sua equipe. Segundo Phillip, arqueólogo de campo e supervisor do projeto de escavações em Tall el-Hammam, o estudo ainda está em andamento, e conta com pesquisadores das universidades Trinity SouthWest, Northern Arizona, DePaul, Elizabeth City State, do instituto New Mexico Tech e do grupo Comet Research.




Com base nas evidências arqueológicas, demorou pelo menos 600 anos para a região se recuperar da destruição e contaminação do solo e se estabelecer novamente no Oriente Médio. Entre os lugares destruídos estava a cidade de Tall el-Hammam - hoje um sítio arqueológico situado na Jordânia.


Antiga catástrofe bíblica de Sodoma solucionada pela ciência?

Nessa mesma região de Tall el-Hammam foram feitas escavações por mais de 10 anos pelos pesquisadores da Universidade Trinity Southwest, do Novo México, liderados pelo arqueólogo Steven Collins, que afirmaram ter descoberto ali a cidade bíblica de Sodoma.

Agora, essa nova descoberta pode esclarecer o que realmente poderia ter acontecido naquela região.




Não poderíamos deixar de notar a semelhança da descoberta científica com as antigas histórias bíblicas que relatam a destruição de uma cidade chamada Sodoma. O interessante é que, antes mesmo de ser descoberta essa possível "explosão de meteorito", pesquisadores já haviam afirmado há algum tempo que essa mesma região seria a tão falada cidade de Sodoma, como consta no site Curto e Curioso.


Um explosão catastrófica

De acordo com Phillip Silvia, dentre as evidências que os cientistas descobriram, foram encontradas peças de cerâmica de 3.700 anos que foram vitrificadas (transformadas em vidro) pela temperatura alta. Pedaços de zircão também foram vitrificados, o que exige uma temperatura de no mínimo 4.000 ºC. No entanto, o calor durou pouco tempo, já que apenas uma parte externa fina desses materiais foram vitrificadas.




O único tipo de evento que poderia causar algo assim seria uma onda de choque de uma explosão de meteorito, ou mesmo um impacto propriamente. Até agora não se sabe se essa explosão foi causada por um cometa ou um asteroide.


O fato de que apenas uma região de 500 km quadrados tenha sido destruída, indica que a explosão do objeto ocorreu a uma altitude baixa, possivelmente a cerca de 1 km acima do solo, disse Phillip.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Phillip Silvia
21/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: