Marte também tem calotas polares igual a Terra? Como isso é possível?

Marte também tem calotas polares igual a Terra - Como isso é possível
Como é possível um planeta tão árido abrigar gigantescas calotas de gelo?


O Planeta Vermelho é um lugar bem diferente do mundo em que vivemos. Apesar de existir água, não encontramos oceanos, lagos e rios em Marte... e a vida parece não ser muito bem vinda por lá.



Considerando isso, como o planeta Marte pode ter calotas polares, como aquelas que encontramos aqui na Terra? De onde elas vieram?




A temperatura média em Marte é de aproximadamente -60 Cº, e chega a ser ainda mais baixa quando nos aproximamos dos polos. Isso faz com que calotas polares de gelo de água e dióxido de carbono existam de forma permanente.

calota polar marciana
Calota polar norte de Marte.
Créditos: ESA / SETI / divulgação

Assim como na Terra, existem estações climáticas em Marte, o que causa mudanças anuais nas calotas polares marcianas.

Como exemplo, durante o inverno do hemisfério norte do Planeta Vermelho, o pólo norte permanecerá por longos períodos na escuridão. As temperaturas ficam tão baixas que as camadas de dióxido de carbono se congelam. Durante o verão, o gelo de dióxido de carbono evapora, e a calota polar encolhe.

Porém, existe uma grande diferença entre as calotas polares marcianas e terrestres: na Terra o gelo é composto apenas por água, mas em Marte, as calotas polares são uma mistura de água congelada e dióxido de carbono (gelo seco). Apesar disso, os cientistas acreditam que Marte já foi muito parecido com a Terra no passado.




A existência desses polos é uma das evidências que apoiam a teoria de que Marte já foi de fato um mundo úmido, quente e bem diferente deste que conhecemos atualmente.


Imagens: (capa-ESA/divulgação) / ESA / SETI / divulgação
26/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Já houve uma humanidade em Marte, e aquela humanidade evoluiu, em todos os âmbitos, científico, cultural, econômico, político, intelectual e moral. Evoluiu, e todos, absolutamente todos, não necessitavam mais viverem naquele planeta pois já haviam atingido o ápice de tudo quanto pudesse existir por lá. Foram em busca de novos horizontes, mais evolução, mais perfeição. Sem humanidade, e perdendo sua atmosfera por causas naturais, tudo se evaporou, e virou um imenso deserto. Mas em seu interior abriga fósseis de antigas vidas. É só o curiosity cavar mais fundo que a verdade aparecerá, se já não apareceu e estão escondendo isto da população da Terra, sim, esta humanidade terrena ainda é atrasada e muitos povos acreditam que podem ser tão poderosos a ponto de dominar este planeta. Não aprenderam, como os antigos marcianos, que só a união, a solidariedade, a bondade, o amor, o compartilhamento equitativo de todos os recursos naturais e artificiais, e o trabalho no bem e pela coletividade, é que salvam todo um planeta, sendo respeitada a natureza humana e planetária. Vai um tempinho ainda para isto acontecer por aqui. Mas a Terra seguirá o seu destino... Quer uns queiram, quer não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Marlene, há indícios de que pode mesmo ter ocorrido algo assim num passado distante... mas nossa ciência subjugada à política e seus interesses jamais permitirá que uma verdade dessas venha à tona!
      Imagina o todo poderoso homosapiens perder seu status de "maior inteligência da galáxia"?! Imagina se os donos do mundo tiverem que admitir que já houve, e há, seres mais capazes e desenvolvidos que nós?! toda a "teoria" da evolução iria pro beleléu... nossa farça histórica seria revista... e nossas instituições perderiam o sentido... pois é!
      é mais fácil continuarmos nos iludindo... ;)

      Excluir
    2. Marte com humanos Kkkkkkkk

      Vocês estão mais loucos que o José Bonifácio

      Excluir
    3. Fonte: vozes da minha cabeça

      Excluir
  2. É isto mesmo Marphilos, existem evidências que já houve uma humanidade em Marte. Mas... como vc falou, é melhor manter o povo iludido...

    ResponderExcluir
  3. E mais Sensato acreditar que Marte não teve a mesma Sorte que a Terra! Suas condiçoes naturais para a vida não demoram o tempo nesseçario para que a vida pudeçe eclodir como aconteceu na terra!

    ResponderExcluir