Milhares de anos! Conheça os cometas que levam mais tempo para completar uma volta em torno do Sol

cometas que levam mais tempo para completar volta em torno do Sol
Esses são os cometas que demoram mais tempo para "completar um ano"


Cometas são grandes rochas espaciais repletas de gelo e também amônia e metano. Por habitarem as periferias do Sistema Solar, eles levam muito tempo para completar uma volta em torno do Sol. Diferente dos asteroides, cuja maioria se encontra entre as órbitas de Marte e Júpiter, os cometas se estendem até a Nuvem de Oort - uma região que pode chegar a 200.000 UA (Unidades Astronômicas). vale ressaltar que 1 UA equivale a distância média entre a Terra e o Sol.



Sendo assim, cometas de longo período (aqueles que levam mais de 200 anos para orbitar a nossa estrela) existem aos montes... mas de todos os que conhecemos, esses é que estão no topo da lista.

Os cometas que levam mais tempo para completar uma volta em torno do Sol são:


  • Cometa Hyakutake: período orbital de 70.000 anos
  • Cometa C/2006 P1: período orbital de 92.000 anos
  • Cometa West (C/1975 V1): período orbital de aproximadamente 250.000 anos (podendo chegar a 558.000 anos)


Regularmente estamos descobrindo novos cometas, e num futuro próximo, essa lista poderá ser alterada, ganhando novos líderes entre os cometas de longo período.


Para entender o período de um cometa, ou seja, o tempo que ele leva para completar uma volta em torno do Sol, os astrônomos precisam observá-lo pelo menos duas vezes, e medir o tempo entre as observações para determinar sua velocidade e trajetória. No entanto, apesar dos cometas serem observados por nós há milhares de anos, é muito difícil afirmar com certeza se um cometa de longo período que vemos hoje poderia ser um mesmo cometa observado há 800 anos, por exemplo.

Cometa West, descoberto por Richard West em 10 de agosto de 1975.
Créditos: J. Linder / ESO

Por conta disso, os astrônomos precisam mapear suas trajetórias para estimar o tempo que cada um leva para completar uma volta em torno do Sol. Este processo não é de forma alguma 100% confiável, já que as interações com outros corpos do Sistema Solar e a perda de massa devido à evaporação de materiais voláteis podem alterar significativamente o tempo e a trajetória de um cometa.




Curiosidade: os cometas podem ter períodos curtos, levando até 200 anos para completar uma volta em torno do Sol, como é o caso do Cometa Halley, que tem um período de 76 anos. Já os cometas de longo período, levam 200 anos ou mais (podendo chegar a milhões de anos) para totalizar uma volta em torno do Sol.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / J. Linder / ESO
17/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: