Vida em Encélado fica ainda mais promissora com nova descoberta

vida em encelado lua de saturno
O oceano de Encélado tem a idade certa para sustentar vida


Poderia haver vida na lua de Saturno, Encélado? Apesar de pequena, Encélado tem um oceano global sob a crosta de gelo superficial, e cientistas de todo o mundo sugerem a possibilidade de que formas de vida poderiam existir lá embaixo, escondidas nesse mar gelado e escuro.


A sonda Cassini descobriu que o oceano de Encélado é salgado, assim como os oceanos da Terra; também contém moléculas orgânicas abundantes, além da atividade hidrotermal ser uma grande possibilidade nas regiões mais profundas.

Se juntarmos tudo isso, as chances de vida são enormes. Mas agora, os cientistas encontraram outro indício de habitabilidade: o oceano de Encélado parece ter a idade certa para ótimas condições de suporte à vida.




A grande descoberta foi anunciada por Marc Neveu, pesquisador do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, durante uma palestra na Conferência de Ciência Astrobiológica. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.


O oceano de Encélado foi estimado em 1 bilhão de anos - tempo ideal para que a vida comece a evoluir. Se fosse mais novo, não teria tempo suficiente para que os diferentes tipos de elementos se misturassem... e se fosse muito mais antigo, esses processos químicos poderiam ter cessado.

Neveu e sua equipe chegaram a essa conclusão usando dados da missão Cassini (finalizada em 2017). Eles criaram 50 simulações diferentes, incluindo detalhes da órbita das luas de Saturno, radioatividade, bem como a idade estimada de Encélado.




Dentre todas as simulações, a que melhor recriou as condições conhecidas do oceano de Encélado, foi a que ele teria 1 bilhão de anos.

Gráfico - atividade hidrotermal em Encélado, lua de Saturno
Gráfico - a atividade hidrotermal em Encélado, lua de Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Southwest Research Institute

De acordo com Neveu, a idade de 1 bilhão de anos é apenas uma estimativa, já que nem todas as condições de Encélado foram recriadas nessa simulação. Agora, os pesquisadores querem melhorar os modelos de simulação para que a idade do oceano seja estimada com maior precisão. Como disse Neveu, "queremos saber isso antes de voltarmos para procurar por vida".

A sonda Cassini analisou a composição do vapor de água ejetado pelos geyseres do polo sul de Encélado. As plumas têm origem no oceano escondido abaixo da crosta de gelo, e Cassini detectou vapor de água, partículas de gelo, sais, metano e uma variedade de moléculas orgânicas complexas. Além disso, Cassini também encontrou evidências de atividade hidrotermal (fontes hidrotermais) no fundo do oceano - o mesmo que existe aqui na Terra.




Essas fontes hidrotermais seriam oásis de calor e energia para diversas formas de vida. Na Terra, esse tipo de fonte hidrotermal sustenta uma variedade de formas de vida. Será então que o mesmo está acontecendo em Encélado?

O Oceano de Encélado parece ser muito semelhante ao oceano de Europa, lua de Júpiter. A missão Europa Clipper, que está sendo projetada para ser lançada na década de 2020, irá estudar de perto Europa e seu oceano em busca de vida em suas águas escuras abaixo da crosta de gelo.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech / Southwest Research Institute
18/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

5 comentários:

  1. Meu pai diz que comete-se um grande erro, associar e condicionar a existência de vida em qualquer PLANETA ou ESTABILIZADOR que chamam de LUA: unicamente a existência de ÁGUA.

    Porque mesmo existindo um ÁTOMO de OXIGÊNIO na molécula de ÁGUA, peixes não sobrevivem se a ÁGUA: não for mais oxigenada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que, se tratando de Universo e não de planeta Terra, a vida pode ter evoluído de diferentes maneiras. O que deu certo aqui pode ser único. Talvez não sejam peixes. Talvez os peixes de lá não precisem de oxigênio.
      E os cientistas ainda estão muito céticos. A vida pode ser sem um corpo físico. Na Física quântica já se fala em energia.
      Não vejo a hora da revelação!

      Excluir
  2. Gus. são bons seus argumentos.

    Segundo meu pai, único entendido em ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, para que haja vida, faz-se necessário haver as 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS: FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC, propiciando recebimento do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, composto por 3 maravilhosas energias que são: EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO.

    MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que religiosos, chamam erradamente de ESPÍRITO.

    EV = ENERGIAS VITAIS, que quando sai do corpo de alguém: retorna a sua FONTE.

    E quando um corpo, encontra-se DESENERGIZADO DE EV, situação que chamam, primitivamente de MORTO:

    Médicos dizem para colegas ou familiares do MORTO: encontra-se sem ENERGIAS VITAIS.

    Perceba que na ordem, colocada por meu pai:

    Todo PLANTA e ESTABILIZADOR, que chamam de LUA: inicia com FOGO.

    Caso te interesse, passar-te-ei gratuitamente: ESTUDOS, PESQUISAS, E DESCOBERTAS do meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Alguns cientistas relatam que perfurar o gelo em qalquer corpo celeste fora da Terra seria o mesmo que perfurar uma placa de aço de dez centímetros de largura. Impossível naquele corpo celeste.

    ResponderExcluir
  4. Se naquele lua encontrarem vida será reforçada a teoria da evolução biológica e uma nova importante era nessa ciência vai começar, se não encontrem vida será a corrida para a busca no que eu errado. Penso eu assim.

    ResponderExcluir