Maior Vulcão de Io lua de Júpiter deve entrar em erupção a qualquer momento

maior vulcão de io lua de jupiter
O maior vulcão na lua de Júpiter, Io, deve entrar em erupção a qualquer momento, segundo novo estudo


Loki Patera é um lago de lava em Io, lua de Júpiter, que por sua vez é o corpo mais vulcanicamente ativo de todo o Sistema Solar. Esse lago de lava tem 200 quilômetros de diâmetro, e recentemente tem mostrado uma atividade bastante irregular. Tudo indica que uma explosão pode acontecer a qualquer momento.


"Se esse comportamento permanecer, Loki Patera deve entrar em erupção em setembro de 2019, na mesma época da reunião do EPSC-DPS em Genebra", disse Julie Rathbun, cientista sênior do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, Arizona, EUA. "Previmos corretamente que a última erupção ocorreria em maio de 2018".

O EPSC-DPS é uma conferência conjunta realizada pelo Congresso Europeu de Ciência Planetária e pela Divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Astronômica Americana. Julie apresentou os novos resultados durante essa reunião.




Os cientistas não sabem ao certo o que impulsiona as explosões de Loki Patera, mas parece que a explicação é bem diferente daquelas que teríamos sobre os vulcões aqui da Terra. A camada superior de Loki Patera se solidifica, e depois se fragmenta caindo sobre as camadas líquidas abaixo.

Vulcão Loki Patera em Io
Imagem da Voyager 1 feita em 1979 mostra Loki Patera, o maior vulcão de Io
(característica escura em forma de U apontada pela flecha).
Créditos: NASA PhotoJournal

O intervalo médio de erupções do vulcão Loki Patera era de 540 dias terrestres na década de 90. Desde 2000, essa periodicidade parece ter cessado, mas reapareceu por volta de 2013, com erupções ocorrendo a cada 475 dias.




Mas de acordo com Julie, prever os vulcões é uma tarefa extremamente complicada. Muitas coisas podem influenciar erupções vulcânicas, como taxa de suprimento de magma, composição do magma, a presença de bolhas no magma, tipo de rocha, dentre outros fatores.


Plumas do vulcão Loki Patera em Io
Imagem feita pela Voyager 1 mostra plumas do vulcão Loki Patera (em azul).
Créditos: NASA / JPL / USGS

"Achamos que Loki poderia ser previsível porque é muito grande", disse Julie. "Devido ao seu tamanho, é provável que a física básica domine quando ele entrar em erupção, então as pequenas complicações que afetam vulcões menores provavelmente não afetarão tanto Loki. No entanto, você deve ter cuidado porque Loki é nomeado em homenagem a um deus trapaceiro (da mitologia nórdica)."

O ciclo de atividades de Loki Patera é muito longo para ser atrelado à órbita de Io em torno de Júpiter, que dura apenas 1,7 dias terrestres. Portanto, os pesquisadores pensam que as interações gravitacionais entre Io e algumas outras luas de Júpiter podem ser responsáveis pela sua atividade.




A poderosa gravidade de Júpiter, no entanto, é a principal causa do vulcanismo de Io. O puxão gravitacional constante do gigante Júpiter faz um efeito de estica / encolhe em Io, derretendo a rocha da lua transformando-a em magma através do efeito de maré.


Imagens: (capa-NASA/JHU-APL/SRI) / NASA PhotoJournal / NASA / JPL / USGS
18/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário