Material extraterrestre desconhecido é descoberto em meteorito

material extraterrestre desconhecido - edscottite
Pela primeira vez, o mineral intitulado edscottite foi encontrado na natureza


Austrália - 1951: um rocha espacial cai ao lado de uma estrada remota de Wedderburn. O pequeno meteorito de 210 gramas foi armazenado e após quase sete décadas, cientistas descobrem que o objeto extraterrestre guardava um segredo jamais visto!



Cientistas da Califórnia, nos EUA, liderados pelo mineralogista Chi Ma, da Caltech, encontraram um mineral cristalino com a forma de um tipo de carboneto de ferro que nunca havia sido registrado na natureza. O material ganhou o nome de edscottite em homenagem ao cosmoquímico Edward Scott, da Universidade do Havaí. O material ganhou ainda o reconhecimento da Associação Internacional de Mineralogia.





Os pesquisadores acreditam que o "novo material" nunca antes visto na natureza, foi formado no início do Sistema Solar. O meteorito de cor preta e vermelha, provavelmente fazia parte do núcleo de algum planeta, e foi ejetado pela colisão catastrófica com outro objeto espacial gigantesco, como um asteroide, cometa ou até mesmo outro planeta.




Os destroços do impacto foram parar no Cinturão de Asteroides, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter, e posteriormente, acabou sendo arremessado em direção à Terra por conta de interações gravitacionais.


Diversos cientistas estudaram o bizarro Meteorito de Wedderburn, e hoje em dia, resta apenas 1/3 da rocha original, que fica armazenada na coleção da entidade de museus australiana, Museums Victoria. Os outros dois terços foram enviados à diversos laboratórios ao redor do mundo em fatias.

O meteorito é extremamente raro. De acordo com o cientista planetário Geoffrey Bonning, da Universidade Nacional da Austrália, além dele armazenar um mineral que nunca havia sido encontrado de forma natural (apenas por processos industriais), ele foi forjado no núcleo quente e pressurizado de um planeta antigo.



Imagens: (capa-Museums Victoria) / Museums Victoria / divulgação
05/09/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: