20 Novas luas foram Encontradas em Saturno - Novo Recorde para o Sistema Solar

novas luas de Saturno
Com isso, Saturno ultrapassou Júpiter como rei dos satélites do Sistema Solar


Os astrônomos descobriram 20 novas luas de Saturno, fazendo com que a contagem de satélites conhecidos do planeta suba pra 82 - três a mais que Júpiter.


Todas as 20 luas são pequenas, medindo cerca de 5 km de diâmetro cada. Dezessete delas têm órbitas retrógradas, o que significa que se movem em torno de Saturno na direção oposta à rotação do planeta. Todos esses 17 levam mais de três anos terrestres para completar uma volta em torno de Saturno, e um deles é o mais distante satélite de Saturno conhecido, disseram membros da equipe de descoberta.

Uma das três luas "não retrógradas" recém-descobertas tem um período orbital de mais de três anos terrestres, enquanto as outras duas completam uma volta a cada dois anos.


As novas luas de Saturno pertencem a grupos de satélites que evidenciam impactos antigos que destruíram luas maiores que orbitavam o planeta.




"Esse tipo de agrupamento de luas também é visto em torno de Júpiter, indicando colisões violentas ocorridas entre luas do sistema saturniano ou com objetos externos, como asteroides ou cometas", disse Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para Ciência, nos EUA.

20 novas luas de Saturno
Diagrama mostra a órbita das 20 novas luas de Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Scott Sheppard liderou a equipe que fez a descoberta. Ele e seus colegas, David Jewitt, da Universidade da California, Los Angeles, e Jan Kleyna, da Universidade do Havaí, encontraram as luas de Saturno usando o Telescópio Subaru, no Havaí.




A existência das novas luas sugere que os impactos que as criaram ocorreram após a formação completa de Saturno, disse Sheppard. O gigante de gás estava cercado por um disco de poeira e gás enquanto tomava forma. Se essas minúsculas luas estivessem por lá, o atrito teria diminuído sua velocidade e elas teriam sido engolidas pelo planeta.

As novas luas de Saturno pertencem aos grupos nórdico, gaulês e inuit. O público poderá participar de um concurso para ajudar a nomear as novas luas saturnianas com nomes ligados às mitologias nórdica, gaulesa e inuit.




Para participar, envie sua sugestão twittando @SaturnLunacy até o dia 6 de dezembro. Inclua a hashtag  #NameSaturnsMoons

Visite a página do concurso Saturn Moon Name do Instituo Carnegie para saber mais.



Imagens: (capa-divulgação) / NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute
10/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

11 comentários:

  1. Enquanto isso a Terra permanece com uma lua uma só.

    ResponderExcluir
  2. Eta PLANETINHA ANELADO e DESESTABILIZADO meu rei!

    Igual o juízo do tio Zé Do Hospício, estrupício tio Zé.

    O nosso tem apenas um ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, para ESTABILIZAR SUA ROTAÇÃO, e CICLOS DAS MARÉS.

    Tio Zé e Sr. Astro Intruso fabulático, chamam primitivamente de LUA.

    Seriam eles lunáticos?

    Tio Zé do Hospício tenho certeza, no ESTABILIZADOR CHEIO, quando ele ingere carne de porco: espuma pela boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, o doutor aqui do hospício falou que essa história da Lua influenciar o comportamento de loucos, como o Sr e eu, é pura lenda! E ele falou também que não importa se chama de Lua ou PAPAGAIADOR REVERSO DA BOBINA DE PEDREGULHO que PAPAGAIA A BOBINA DO PEDREGULHO, vai continuar sendo a mesma coisa!

      Excluir
    2. Filho de peixe doido peixinho doido é.

      Excluir
  3. Convida a namorada para contemplar lá em Saturno um luar de 82 luas....
    - Ohhh querida, que lindos 82 luares óia!
    - Peraí... essa erva é boa? Da Jamaica?
    - Ohhh que linda esta luaçeira do caramba!
    - Agora me beijaaaaaaa...
    - Não dá! Tem um saturnino com fome na sorrateira ali naquela moita e ele tá babando! Rápido, entra no Soyuz e liga a fubica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de uma coisa, Fora do Ar? Isso me lembra quando terminaram de tirar a TV Tupi do ar, ficou aquele ruido branco nada a ver, do tipo isso que você acabou de fazer.

      Excluir
  4. Sr. Astro Intruso; O Sr é bem novinho, TV Tupi? Foi a que transmitiu o casamento de Napoleão?

    O Sr. Assistiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro se a TV Tupi transmitiu isso, por que você não pergunta para o seu Zé do Hospício que convive com ele?

      Excluir
    2. Olha, eu também não lembro não, pq nesse dia eu tava participando de uma etapa do Campeonato Intermanicomial de Corrida de Minhoca.
      O Bé Zonifácio deve lembrar pq nessa época ele tava amarrado na camisa de força, então ele passava o dia vendo tv e delirando sobre renomear a Lua, Marte, Vênus, o Sol e tudo o resto e dizendo que por isso ele é o maior cientista da história.
      O Comandante Ashtar também não deve lembrar não pq...bom, o Ashtar Sheran tava bêbado nesse dia, sabe como é né :/

      Excluir
  5. Se a genial Rita Lee, devolvesse os anéis que ela roubou, não seriam necessários tantos ESTABILIZADORES, que chamam de LUAS.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe explicar porquê essas luas são retrógradas?

    ResponderExcluir